Algas ou outra coisa?


5t0rm

Recommended Posts

Boa noite a todos.
Preciso da vossa ajuda e das vossas opiniões sobre qual a melhor forma de dar a volta a este problema. Já não sei o que fazer.

Descrição do ecossistema:
Aquário 60x30x35
Termostato 150W Aqua One (regulado para 23ºC)
Sistema de CO2 caseiro (1 a 2 bolhas por segundo)
Substrato ADA Amazónia
Armadura DIY com Lampada Daylight 6500K (ligada 7h/dia) e Leds azuis (ligam apenas à noite por 2h)
Tratamento de água Equo Diamante
Filtro Ehiem 2213 com (por esta ordem):
· Lã Aqua Vital Azul
· Rocha Porosa Equo Stilla
· Esponja azul Eheim
· Eheim Mech
Plantas:
· Vallisneria
Fauna:
· 6x Cardinais
· 4x Rasbora
· 5x Caridina Japonica
· 3x NeoCaridina Sakura
· 2x Otocinclus
· 1x Neritina
Já não tenho rochas dentro do aquário como podem ver pelas fotos.

Em termos de manutenção tenho feito tudo dentro do normal com TPA de 20% a 30% todas as semanas, limpeza das mangueiras, vidros e acessórios todas as 2 semanas e todas as 4-6 semanas limpo o filtro também.

O que se passa é que tenho o fundo coberto de limo, os vidros também ganham bastante material verde, as plantas crescem muito pouco, e agora estão a ganhar esta “espuma” preta…

IMG_0410.jpg

Editado por 5t0rm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Há quanto tempo está o aquário montado?

 

Pela foto não dá para perceber grande coisa. A minha sugestão é tentares descobrir o que está em falta (ou excesso) no teu aquário, seja fertilização, luz ou CO2. E uma vez, que não tens Co2 pressurizado, usares a luz como fator limitante, em vez de qualquer um dos outros nutrientes.

 

Faz testes. De qualquer das maneiras, uma vez que só tens valisneias, podias retirar o Co2 caseiro (que tem muitas oscilações que não são boas) e provavelmente fertilizar só com micros é suficientes.

 

Aumenta nas TPA's para tentar remover a maior parte das algas. Aumenta a circulação no aquário e tenta plantar mais e mais denso.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola jacjac. Em primeiro lugar muito obrigado pela tua opinião.

 

O aqua esta montado desde fev2013.

 

Basicamente acho que sao algas filamentosas que comecaram a nascer nas plantas.

 

Hoje fiz uma manutencao mais seria. Basicamente mexi um pouco o substrato para dar alguma inclinação e reintroduzi as rochas. Tambem limpei as plantas de todas as folhas mortas e limpei as raizes, aproveitando para as separar e plantar mais.

 

Introduzi um filtro de cascata que tinha para criar mais movimento na agua e retirei o co2. E com isto uma tpa de 40%.

 

Vamos ver o que acontece. Eu nao faco fertilizacao alem do co2, acham necessário?

 

Sent from my GT-P5100 using Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais