Reformulação do meu aqua de americanos


Recommended Posts

Após alguns anos com os meus americanos, eis que estou novamente a repovoar o aquário. Primeiro passo: reorganizar o layout. Alterei a posição das pedras e dos troncos e prendi algumas plantas, na esperança que não seja arrancadas. Fauna: da fauna original restam 1 carpintis e 2 óscares . Ficam as fotos do novo layout e dos peixitos mais antigos.

 

 

fotografia-2.jpg?w=540 fotografia.jpg?w=540 fotografia-3.jpg?w=540 fotografia-4.jpg?w=540 fotografia-6.jpg?w=540 fotografia-5.jpg?w=540 fotografia-7.jpg?w=540

Cumps.

 

"The first one"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,
o setup do aqua é o seguinte:

Aquario: 120 x 60 x 40 (tenho este aqua desde 2008, na altura pouco sabia e cometi o erro de não comprar um com pelo menos 150 de frente!!!).

Agua:
Ph: 7
Kh: 3
GH: 5
NO3: 0
NO2: 0

Substrato:
Areia quartzítica branca (que ficou do primeiro setup, dedicado a tropheus e outros tanganyka)

Elemetos decorativos:
Troncos decorativos
rochas (ainda do set up dos africanos)

Flora:
Tive de escolher plantas duras e resistentes. Na altura em que tinha os peixes todos adultos, não conseguia manter nenhuma. Agora como são pequenos vou ver se os domestico:

1 anubia gigantea
3 fetos de java
1dracaena sanderiana white
2 dracaena sanderiana yellow
1 spathiphyllum

Filtro:
Fluval 305
Eheim 2217

Luz:
Calha GLO com 2 lâmpadas T5

Bomba de ar:
A comprar. Notei que preciso de agitar mais a água por causa da oxigenação (o aqua é muito alto e dificulta a entrada de O2)

CO2:
Não tem porque os meus meninos não me deixão fazer um plantado.

Temperatura:
26ºC.


Fauna:
- 2 óscares albinos juvenis
- 1 Herichthys carpintis

Conclusão:
Depois de iniciar o hobby com os viviparos (ver link para The first one). Passei pelos africanos e acabei nos centro americanos. Estes últimos são mesmo a minha paixão, dai querer recomeçar. O óscar é sem duvida o meu preferido. Tenho de arranjar tampa para o aqua porque o meu saltou durante a noite. Era super inteligente e o meu pet de estimação. Deixo um video do aqua em 2010 para que me possam dar dicas e melhorar relativamente ao primeiro.

http://youtu.be/xrGOGZTeNOo

Obrigada.

Editado por caterina

Cumps.

 

"The first one"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto à medida, os 40 é a profundidade e 60 a altura certo?

caso seja, tens de ter atenção, o aquário não é grande...

os oscares são peixes que crescem muito (35 cm) e chegam a pesar 1,5 kg, não vão ter uma boa vida nesse aquário.

 

essas pedras que aproveitas-te dos africanos são calcarias?

 

As dracaena sanderiana são plantas de vaso, não são plantas aquáticas.

dão-se parcialmente submersas e em terrários, mas em aquários podem ser perigosas.

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas dicas, desconhecia a dracraena. Já agora porque dizes que são perigosas?

As pedras não são calcárias. Na altura a água da torneira já era suficiente para ter pH mais elevado. Sei que preciso de pH mais ácido para os americanos e tenho conseguido baixar com os troncos e turfa de vez em quando.

Quanto ao tamanho, sei perfeitamente que o aqua deveria ser maior, mas se não houver sobrepopulação perece-me que um casal terá boas condições. O problema é ser aberto. O oscar que mantive durante 7 anos cresceu bastante (próximo dos 30cm)e estava saudável e ativo. Morreu porque saltou do aqua e eu não me apercebi a tempo. Era um peixe muito inteligente e interativo.

Mais uma vez obrigada.

Cumps.

 

"The first one"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

digo que são perigosas, pois apodrecem dentro de agua , e poluem a agua.

 

como já respondi a alguem à uns tempos atras...

tu tb vivias bem num quarto com 5 m2 , mas num de 50 m2 vives certamente muito melhor!

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela informação sobre as plantas. Desconhecia.

 

Quanto ao tamanho do dito quarto adoraria ter um de 50m2, mas se bem cuidado, um de 30m2 pode ser bem confortável.

O espaço é importante, mas não estamos a falar de 100l, as medidas que dei correspondem à litragem util. É obvio que quanto maior o aqua, melhor serão as condições, mas podemos ter peixes bem cuidados sem ter o aqua com o tamanho "dito ideal". Até porque o ideal é muito relativo. Tudo depende das medidas e do que se coloca lá dentro, bem como a manutenção que se faz.

Eu mantenho aquas em casa como passatempo, cheguei mesmo a fazer criação, mas no trabalho conseguimos ter um verdadeiro ecossistemas marinho, num aqua com 2m e se fizer as contas como "manda o manual", também seriamos acusados de não darmos "50m2" a cada peixe.

Não quero abrir uma discussão sobre o tamanho dos aquas. Sei bem que há quem coloque oscares em condições miseráveis. O que quero dizer é que devemos avaliar os casos individualmente e verificar se o animal terá condições para se desenvolver e crescer com qualidade de vida. Isso é que é realmente importante.

 

De qualquer forma, se os € chegassem, é obvio, que um upgrade seria a opção a tomar.

 

Obrigada e espero ter conseguido passar a mensagem que queria. A comunicação escrita pode ser "tramada"...

Cumps.

 

"The first one"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais