Ajuda com fertilização


webrangerpt

Recommended Posts

Boas,

Vinha por este meio pedir ajuda para um plano de fertilização para o meu aquário, visto tentar fazer um tapete e não conseguir que este se expanda e algumas plantas que parecem desfazer-se na pontas com algumas algas castanhas, ou um verde muito escuro. Não tenho muitos teste, mas aqui ficam o que tenho.

 

 

Testes:

PH - 7

Fosfatos - 2,5 mg/l

GH - 10????

KH - 5

NO2 - 0 mg/l

NO3 - 5 mg/l

Amonia - 0

 

Setup:

Aquario: 120x50x60 - 360 litros

Luz: 4x54w 7 horas diárias

CO2- Pressurizado 4 bolhas por segundo

Substrato fertil: tropica

Substrato: JBL Manadoo

Peixes: 5 discus adultos, 10 rasboras, 4 corydoras

Plantas:

Hygrophila polyspera

Monte carlo (tapete)

ALTERNANTHERA REINECKII MINI

ALTERNANTHERA ROSANERVIG

cryptocoryne wendty brown

Anubia Nana

 

Troca de água de cerca de 100 litros semanais.

 

Desde já o meu obrigado se puderem dar uma ajudinha.

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, epenas dou 10ml de flourish excell dia sim dia não.

Agora comprei

1 x Potassium Nitrate - 500g
1 x Monopotassium Phosphate - 500g
1 x Magnesium Sulphate - 500g
1 x TNC Trace Elements - 500g

 

para tentar implementar o método EI.

Editado por webrangerpt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Querias fazer um tapete sem fertilizar?...

 

O Excell ou se dá ou não se dá..., mas se for para dar convém ser dose diária e não de 2 em dias!

 

Podias ter comprado menos PO4 e devias arranjar uma outra fonte de potássio para além do Nitrato de Potássio, Cloreto ou Sulfato de Potássio, pois assim para teres bastante potássio vais ter de carregar nos Nitratos, isto, aliado ao facto de teres discos, vai fazer com que possas vir a ter os Nitratos demasiado altos, eu pensava seriamente em arranjar outra fonte para potássio...

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Querias fazer um tapete sem fertilizar?...

 

O Excell ou se dá ou não se dá..., mas se for para dar convém ser dose diária e não de 2 em dias!

 

Podias ter comprado menos PO4 e devias arranjar uma outra fonte de potássio para além do Nitrato de Potássio, Cloreto ou Sulfato de Potássio, pois assim para teres bastante potássio vais ter de carregar nos Nitratos, isto, aliado ao facto de teres discos, vai fazer com que possas vir a ter os Nitratos demasiado altos, eu pensava seriamente em arranjar outra fonte para potássio...

 

Cumps,

 

 

Pois, por acaso pensei que a Monte carlo fosse mais fácil de se expandir.

Já agora, entao quais seriam as dosagens a utilizar para 500ml?

É que a formula que encontrei era a seguinte:

Macro Solution

Mix, Shake & Leave to Dissolve Overnight:

4tsp Potassium Nitrate

1tsp Potassium Phosphate

6tsp Magnesium Sulphate

500ml Water

 

Obrigado desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bons valores para um plantado com boa luz e CO2:

 

Semanalmente

 

N -> 20 ppm's

P -> 4 ppm's

K -> 30 ppm's

Mg->10 ppm's

Fe-> 0,5 ppm's

 

Eu uso esta calculadora para preparar as minhas doses, e Mg apenas ponho 2 ppm's, pois uso água da torneira e esta já tem algum magnésio.

 

Aqui também há bastante informação sobre o assunto.

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bons valores para um plantado com boa luz e CO2:

 

Semanalmente

 

N -> 20 ppm's

P -> 4 ppm's

K -> 30 ppm's

Mg->10 ppm's

Fe-> 0,5 ppm's

 

Eu uso esta calculadora para preparar as minhas doses, e Mg apenas ponho 2 ppm's, pois uso água da torneira e esta já tem algum magnésio.

 

Aqui também há bastante informação sobre o assunto.

 

Cumps,

 

 

Boas, peço desculpa estar a ser chato mas estou com alguma dificuldade em fazer uma solução para 1000ml. O aquário tem 360 litros. A solução seria por exemplo para 50ml semanais? NO3 e o PO4 corresponde ao N e ao P?

 

Mesmo muito obrigado pela ajuda. Vou compar o cloreto ou sulfato de potássio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podias fazer uma solução deste género:

 

SemTiacutetulo1.jpg

 

Fertilizavas 20 ml dia sim dia não, num total de 60 ml por semana. No dia "não" fertilizavas com os micros biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Para não estares a mandar vir o Sulfato de potássio de UK, presumo que compraste lá os pós, e como os portes são puxados, podes comprar KCL (cloreto de potássio) aqui.

 

Cumps,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podias fazer uma solução deste género:

 

SemTiacutetulo1.jpg

 

Fertilizavas 20 ml dia sim dia não, num total de 60 ml por semana. No dia "não" fertilizavas com os micros biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Para não estares a mandar vir o Sulfato de potássio de UK, presumo que compraste lá os pós, e como os portes são puxados, podes comprar KCL (cloreto de potássio) aqui.

 

Cumps,

 

 

Ok, muito obrigado. É mesmo isso que vou fazer..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Podias fazer uma solução deste género:

 

SemTiacutetulo1.jpg

 

Fertilizavas 20 ml dia sim dia não, num total de 60 ml por semana. No dia "não" fertilizavas com os micros biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Para não estares a mandar vir o Sulfato de potássio de UK, presumo que compraste lá os pós, e como os portes são puxados, podes comprar KCL (cloreto de potássio) aqui.

 

Cumps,

Boas, Sr. Ferreira, Não querendo abusar, e como já tenho todos os fertilizantes, qual seria a quantidade de micros para 1000ml de água e qual a dose a dar no dia não?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não respondo!!!

 

Amuei! :tapfoot:

Peço desculpa então, Ferreira. Sei que estou a abusar mas já encontrei 2 ou tres maneira e fiquei na duvida. E o Sr. era só por uma questão de respeito por quem sabe disto muito mais do que eu que ainda à pouco me iniciei nestas andanças.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Assim está melhor... biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Então aqui vai, o meu conselho é que já que não tens os conservantes, diluires os micros de modo a que a solução não dure mais de 2/3 meses, para não "enferrujar"... :smile2:

 

Depois de muitas contas feitas :tongue: , aconselho para essa litragem (360 l) no dia "não" dos macros, doseares 10 ml de uma solução de 500 ml de água destilada que contenha 35 gr de micros devidamente dissolvidos. Isto é 30 ml desaa solução por semana. A solução de micros irá acabar na mesma altura que os macros.

 

Qualquer dúvida dispõe.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então como está a correr o uso desse preparado de sais?

As plantas estão a dar se bem?

Não foi necessario usar Sorbato de potássio como conservante para a quantidade que fizeste?

Será que ao fazer 500ml de solução, o que vai durar para alguns meses, não será necessário?

Estou tentado a mandar vir esse Ei Starter Kit. Parece me bastante em conta olhando à quantidade de fertilizante que se pode fazer com isso...

 

Cump.

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...devias arranjar uma outra fonte de potássio para além do Nitrato de Potássio, Cloreto ou Sulfato de Potássio, pois assim para teres bastante potássio vais ter de carregar nos Nitratos, isto, aliado ao facto de teres discos, vai fazer com que possas vir a ter os Nitratos demasiado altos, eu pensava seriamente em arranjar outra fonte para potássio...

Boas Ferreira

 

Em relação à possivel falta de Potássio, ter como fonte Nitrato de potássio e Fosfato monopotássico não será suficiente?

 

Cumps.

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Usando apenas esses 2 para teres bons níveis de potássio vais ter também um elevado nível de nitratos, se tiveres um áqua com bastante fauna, ou peixes cag&es, vai fazer com que o nível de nitratos seja ainda maior...

 

Se tiveres outra fonte de potássio tudo fica mais simples e controlável, apenas isso.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Usando apenas esses 2 para teres bons níveis de potássio vais ter também um elevado nível de nitratos, se tiveres um áqua com bastante fauna, ou peixes cag&es, vai fazer com que o nível de nitratos seja ainda maior...

 

Se tiveres outra fonte de potássio tudo fica mais simples e controlável, apenas isso.

 

Abraço,

Tem logica. Para reforçar o potássio usando Nitrato de Potassio vai se acabar por carregar demais nos Nitratos... Talvez seja melhor optar então por Sulfato de potássio...

Não tenho peixes muito grandes em tamanho mas começam a ser numerosos... Talvez seja melhor não arriscar com os Nitratos...

Fiquei curioso com isto de Estimative Index e PMDD - Poor Man's Dosing Drops...

Com tantos pós em casa, ainda vou levar com a PJ :naughty:

 

Obrigado Ferreira

 

grande abraço

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não sei se sou eu a ver coisas, ou se pelo menos o tepete de Montecarlo parece estar a alastrar. Mas tb só começei no domingo com estes sais, mas na semana passada tinha dado tropica plant + e seachem potassium. Não comprei o EI starter Kit, mas comprei os pós e fiz a mistura tal como o Ferreira tinha indicado.

 

Quanto ao conservante, não faço a minima ideia se não se estraga. Mas a confiar no que o Ferreira diz, esses 500ml dão para 2 ou 3 meses e assim não "enferruja".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Tou tentado a experimentar isto dos sais a ver se o tapete de marsilea se chega a fazer.

Tambem uso o tropica mas o premium, sem NPK já que tenho uns bons cagões... Se é suficiente para fornecer o NP ou não, é que não sei...

Tenho andado a investigar e ao que parece a mistura dura uns 5 ou 6 meses sem necessitar de qualquer conservante.

Depois de comprar o regulador de C02 será o proximo investimento...

Já agora mandas te vir isso de Inglaterra não foi ou encontras te por cá? É que só de portes são à volta de 20 aerios,,,

 

Cumps

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com gh 10 não precisas de Mg ou pelo menos deverias fazer como o Antonio sugere.

Tens luz e agora nutrientes, não baixes o CO2 e num mês tens quase um tapete de montecarlo fechado.

Boa sorte.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais