Aumentar o gH


Recommended Posts

boas,

 

li que o carbonato de calcio aumenta o gH e respectivamente o kH.

A minha pergunta é a seguinte:

Como é aplicado o Carbonato de Calcio?

Directamente no aqua?

Qual a dosagem?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Primeiro de tudo, bem vindo ao Fórum.

 

Segundo: Para que queres aumentar o GH e o KH? Tens a certeza que leste bem? Geralmente adiciona-se, ou Bicarbonato de Sódio (NaHCO3) ou Hidróxido de Cálcio (Ca(OH)2). Para aquários em que tanto o GH, o KH e o pH têm de ser altos, costumam-se é usar areões e rochas calcárias.

Sem falar que o CaCO3, Carbonato de Cálcio, é um sal muito insolúvel (senão coitadinhos de nós, quando chovesse não havias passeios que resistissem :wink:)

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

entao a informaçao esta errada olha ve no link
Por exemplo, as fontes calcárias fornecem normalmente água "dura". O calcário contem carbonato de cálcio, que quando dissolvido na água aumenta o GH (do cálcio) e o KH (dos carbonatos)

É esta a frase que consideras falsa? Essa frase está correctíssima. Podes é ter percebido que nós, seres humanos, dissolvemos CaCO3 na água. Mas não! Essa frase tem de ser lida da seguinte maneira: "Uma água que contenha CaCO3 dissolvido nela, ou seja, em solução, tem um KH e GH altos".

Por isso te disse:"Para aquários em que tanto o GH, o KH e o pH têm de ser altos, costumam-se é usar areões e rochas calcárias." Que obviamente, contêm CaCO3 na sua composição química.

E por já esperar uma resposta deste tipo, também disse que: "CaCO3, Carbonato de Cálcio, é um sal muito insolúvel ", e não, que não se dissolvia. Dando só um cheirinho de química, todas as coisas se dissociam, umas mais que as outras. Por exemplo, o Ferro dissocia-se mal em água (tem um Produto de Solubilidade, Kps, da ordem de 10^-56, para teres uma ideia, quer dizer que em cada 10^56 moléculas de água, só uma de Ferro é que se encontra dissociada em água). No entanto, o NaCl (sal de cozinha) já se dissocia muito bem, podemos até atingir soluções saturadas de NaCl de 3M (3 Molar), salvo erro (quer dizer que em cada 18 moléculas de água, há uma de NaCl que está dissociada em Na+ e outra em Cl-).

Fazendo assim umas contas depressa e mal, quer dizer que o NaCl se dissocia 3*10^56 vezes melhor que o Ferro em água.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Há uma grande diferença entre dissolvido e dissociado. Dissolvido é uma molécula conseguir estar rodeada por moléculas de solvente facilmente. Dissociar é, em contacto com a água, uma molécula formar iões. Por exemplo, o Hélio e o O2 podem-se dissolver em água, mas não se podem dissociar (ou pelo menos os valores não se conseguem determinar). No entanto o NaCl já se consegue dissociar, visto originar os iões Na+ e Cl-, estáveis em água.

  • Votar + 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao era essa frase. Era esta:

 

Para subir ambos o GH e o KH simultaneamente, junte carbonato de cálcio (CaCO3). 1/2 colher de chá por cada 50 litros de água aumentará ambos o KH e o GH em cerca de 3-4 dH.

 

Ja agora eu costumo utilizar agua da torneira para as mudas semanais, acontece que ca em casa existe um poço, sera que posso utilizar a agua do mesmo?

 

Cumprimentos

Miguel Machado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

 

Nao tenho a certeza mas acho que assim vais ter um problema com a água turva, eu utilizo carbonato de cálcio em granulado que depois de bem lavado coloquei no filtro.

 

Penso que se for colocado em pó irá tornar a água tipo leite

 

 

cumps.

ZéNéo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Ja agora eu costumo utilizar agua da torneira para as mudas semanais, acontece que ca em casa existe um poço, sera que posso utilizar a agua do mesmo?

Depende de vários factores... pH, Durezas, nitratos, fosfatos, etc... E como é óbvio, também depende dos parâmetros do teu aquário.

 

Relativamente à questão do CaCO3, concordo plenamente com o zeneo. Se vais adicionar CaCO3 em pó no aquário, de certeza que te vai deixar a água branca, visto ele dissolver-se/dissociar-se mal... :shock:

O melhor que tens a fazer, é colocar umas conchas ou bocados de rocha calcária dentro do filtro, e não adicionares CaCO3 sobre a forma de pó. Tudo bem que o pó dissolve-se/dissocia-se melhor que um calhau, mas vai-te deixar a água turva durante uns dias... É questão de experimentares. Eu preferiria colocar umas conchas/rocha calcária dentro do filtro...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

 

sim, das mais calcárias.

 

é bastante fácil fazeres um teste.

 

lascas/partes uma pedra e na face nova colocas umas gotas de vinagre, se aparecer uma efervescência então a pedra é calcária

 

 

 

Cumps.

ZéNeo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tal como foi dito aqui ao adicionarmos rochas calcareas, areão de coral moido e conchas no filtro exterior de certo que subimos o ph, kh e gh , mas e se não subir o necessário para manter os nossos peixes em condições apropriadas, porque a água da zona onde moramos tens todos esses valores baixos? pois é ... é o que me acontece a mim que tenho ciclideos africanos dos lagos. O uso de bicarbonato de sódio é imprescidivel , porque sem ele (como a água me chega a sair da torneira a 6.6 e com um tampão tão baixo que quando em tempos tive amazónicos a água chegou a ter valores muito abaixo de 6 sem uso de quimicos e sem turfa) mesmo com rochas e areão de coral, isto não passa dos 7.6...

Já li que alguns membros, para alem do bicarbonato de sódio utilizam o sulfato de magnésio , visto que nos lagos africanos os sais predominantes são os de magnésio sobre os de sódio e que tem a vatagem de ser soluveis ao contrário do carbonato de calcio. O pior é que já fui a 2 farmácias e eles não arranjam e se arranjassem era só ao kilo e nem me sabem dizer o preço, se por acaso alguem souber onde arranjo(sulfato de magnésio), que diga :)

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O pior é que já fui a 2 farmácias e eles não arranjam e se arranjassem era só ao kilo e nem me sabem dizer o preço, se por acaso alguem souber onde arranjo(sulfato de magnésio), que diga

Se quiseres posso-te arranjar um bocado. Quanto achas que precisas? Valor em gramas. Não sei se o pessoal dos plantados também arranja isso facilmente, mas eu acho que sim. No caso de não conseguires, pede-me que eu consigo arranjar-te. Não te garanto quantidades industriais, mas consigo arranjar.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu gasto em média 400 gramas de bicarbonato de sódio por mês nos meus

460 litros de água. Mas em principio para a semana vão passar a ser 680 litros de água só com ciclideos dos lagos :) .

Estou a pensar em passar a fazer 1 mistura de 50% de bicarbonato de sódio e 50% de sulfato de magnésio , que achas? Assim sendo 200 gramas dava para 1 mes , se conseguires arranjar era optimo, entretanto vou por a questão na conversa aquática pode ser que alguem saiba onde comprar em maiores quantidades.

Agradeço a tua disponibilidade :)

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Quanto às dosagens, não posso falar muito. Mas tens a certeza que o Magnésio não aparece a níveis mais baixos do que o Cálcio? É que eu estou a achar um bocado de Magnésio a mais :shock: Como tu já disseste e bem, o Cálcio e o Magnésio contribuem muito mais para a dureza de uma água que o Sódio. Nisso não há dúvida nenhuma.

Agora não sei se o Magnésio desaparece facilmente dum aquário. Não sei se percebeste o que eu quero dizer. Estou a pensar em colocares só o Magnésio em grande quantidade só no início. Depois é só ires adicionando, tipo umas 10 gramas por mês para manter os valores estáveis. Ou o Magnésio, tal como o KH desaparece facilmente dos aquários? É que senão, isso vai-se tornar num "sugador" de Magnésio :)

 

No entanto, tenta falar com o João Cotter. Apesar de ele ser mais batido em água salgada, deve conhecer muito bem os biotopos com durezas altas (coisas que eu sou um zero à esquerda :lol:). Ele concerteza que te deve dizer quais as maneiras melhores de dosear Magnésio num aquário.

 

Quanto à mistura de 50-50%, não te esqueças que as duas moléculas não têm o mesmo peso molecular, por isso estares a adicionar, por exemplo, 50 gramas de NaHCO3 com 50 gramas de MgSO4, o KH e o GH não sobem em iguais valores (mas isto também já devias saber :))

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Estive aqui a ver num catálogo da Fluka (fornecedor de produtos químicos), que MgSO4 heptahidratado (é só fazer mais umas continhas), a 99% de pureza, 6x1 kilo (6 embalagens de 1 kilo) custavam à volta de 3000 pesetas em 1999/2000. Por isso, agora deve custar à volta de 18-20 euros os 6 kilos. Mesmo que os tipos do armazém lhe metam uma percentagem em cima, não deves pagar muito mais do que isto, digo eu.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tenho acesso à maior parte desses quimicos todos. Só nao sei usa-los.

 

ja agora qual é a dosagem do bicarbonato de sodio? É aplicado directamente no aquario ou é no filtro?

 

Cumprimentos,

Miguel Machado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Eu tenho acesso à maior parte desses quimicos todos. Só não (palavra corrigida) sei usa-los.

ja agora qual é a dosagem do bicarbonato de sodio? É aplicado directamente no aquario ou é no filtro?

Mais uma vez, volto a perguntar... Para que queres tu aumentar o GH e o KH (e consequentemente o pH)?

Se não sabes como usar estes productos, talvez seja melhor pesquisares primeiro e leres muito sobre o assunto. Se no final, ainda não conseguires solucionar o teu problema, aí talvez possas usar productos químicos. Deves usa-los apenas em último recurso.

A dosagem destes productos, como é óbvio, depende sempre das condições que queiras manter. Da litragem do aquário, dos peixes que tens, dos valores iniciais de pH, KH e GH, etc...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também estou com problemas de kH e, consequentemente, de pH. Montei o aquário há pouco mais de uma semana. o kH está a 2. Ontem fiz uma TPA de 50% e durante umas horas esteve mais alto, mas hoje de manhã estava novamente a 2.

O aquário ainda não tem peixes. Só tens algumas plantas e dois troncos. Sei que os troncos podem provocar descidas de pH, mas não sei se podem alterar a kH :? .

 

Ontem tentei comprar o Sera kH Plus na loja mais próxima de minha casa, mas não tinham. Então fiz a TPA ao início da noite. Hoje estou a pensar em comprar os produtos para controlar o kH da JBL, mas são mas caros que os da Sera... A minha pergunta é: alguém utilizou o produto da JBL? Resultou? Ou sugerem-me outro procedimento... Quero subir o pH, mas enquanto não resolver o problema do kH, não vale a pena... O pH tem andado nos 6 / 6,5. Ontem à noite, após a TPA, ficou em 7,5. Hoje de manhã estava novamente a 6,5.

Receio que com estas oscilações tão grandes, as plantas acabem por morrer...

:D

 

Cumprimentos,

 

Nelson Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Também estou com problemas de kH e, consequentemente, de pH. Montei o aquário há pouco mais de uma semana. o kH está a 2. Ontem fiz uma TPA de 50% e durante umas horas esteve mais alto, mas hoje de manhã estava novamente a 2.  

O aquário ainda não tem peixes. Só tens algumas plantas e dois troncos. Sei que os troncos podem provocar descidas de pH, mas não sei se podem alterar a kH

Bem... primeiro de tudo, teres o aquário montado há uma semana, não significa que os parâmetros estabilizem logo, nesse curto espaço de tempo.

Sim. Os troncos baixam o pH (e deixam a água amarelada) porque libertam ácidos húmicos e taninos para a água. Também baixam as durezas, porque:

Como deves saber, o KH está relacionado com o equilíbrio HCO3-/CO3(2-), iões Bicarbonato e Carbonato, respectivamente. E como tal, são bases (captam protões, iões H+). Então se tens alguns iões HCO3-/CO3(2-) em solução, ao introduzires iões H+ no aquário (provenientes dos ácidos húmicos) estás a protonar os iões HCO3-/CO3(2-) a H2CO3 (ácido carbónico). E como deves saber, o ácido carbónico é muito instável (nem e consegue obter... 8)) e forma H2O e CO2, este último que se escapa sobre a forma gasosa para a atmosfera:

 

CO3(2-) + H+ -> HCO3- + H+ -> H2CO3 -> H2O + CO2

 

Relativamente à Dureza Carbonatada (KH) já estamos esclarecidos. Vamos agora ver o caso da Dureza Geral.

 

A Dureza Geral (GH, General Hardness) é, basicamente, a soma e todas as concentrações dos iões metálicos em solução. Ou seja, os iões Ca2+, Mg2+, Na+, Li+, Fe3+, etc... Mas como já aqui foi dito, e bem, pelo antonio silva, os iões Ca2+ e Mg2+ são os que contribuem mais para a GH. Mas então o que é que os faz desaparecer? Pelos vistos, só podem ser iões de carga negativa (aniões), tipo os Carbonato/Bicarbonatos. Mas esses, já vimos que por adição de ácidos desaparecem... Estranho não é? :D

A resposta está nos iões resultantes da dissociação dos ácidos húmicos. Se os ácidos húmicos libertam iões H+ para a solução (por isso é que se chamam ácidos :?), algo negativo, fica em solução, que estava a contrabalançar a carga do H+. Esse algo são as bases conjugadas (termo técnico usado pelos químicos) dos ácidos húmicos. Para te explicar melhor o que são estas bases conjugadas: Imagina a dissociação do HCl (ácido Clorídrico) em água:

 

HCl -> H+ + Cl- Neste caso, a bases conjugada do ácido Clorídrico é o ião Cloreto. Para simplificar, damos o nome HA, aos nossos ácidos húmicos:

 

HA -> H+ + A- (aqui simplifiquei, libertando apenas um protão, geralmente estas moléculas conseguem libertar mais do que um protão, H+, para a água)

 

Se as bases conjugadas dos ácidos húmicos têm carga negativa, então que melhor do que os iões Ca2+ e Mg2+ (e todos os outros) para os contrabalançar.

Espero que assim, consigas entender porque é que a adição de ácidos num aquário, baixam as durezas Geral e Carbonatada. E daqui também se percebe porque é que, geralmente (há casos específicos em que não, ver caso do injector de CO2), o pH KH e GH, andam todos de bibe e mãos dadas (estou a plagiar o Vlad :?)

 

Deixando a parte secante de lado, e falando sobre o teu aquário.

Primeiro de tudo, tens que dar tempo para os parâmetros do teu aquário estabilizarem. Isso não acontece da noite para o dia :arrow:

Se tens uma água (do aquário) com dureza baixa e pH=6.5, porque não apostares em peixes que se dão bem nessas condições? Tipo discus (se tiveres grande litragem), apistogramas, ciclídeos sul-americanos, Loricarídeos, Corydoras, neons, tetras, etc... Enfim, uma quantidade variadíssima de peixes.

Quanto às plantas se ressentirem, acho que não é tão grave como os peixes, além do mais, que as plantas se dão melhor a pH's baixops do que altos.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Desculpem o testamento... Quando os químicos embalam, nunca mais se calam :arrow: Ehehe

  • Votar + 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os troncos que coloquei no aquário (na 4ª feira) não deixaram a água amarelada. A água permaneceu limpa como estava.

Obrigado pela lição de química :? . Estudo Geologia e também tenho umas noções (muito básicas, devo dizer) de Química. Não foi seca nenhuma. Como disse anteriormente, entrei neste fórum para aprender.

Vou tentar modificar as características da água. Se não conseguir, vou optar por peixes que prefiram as condições que o aquário me impuser :D .

 

Cumprimentos e obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Tenho uma dúvida relativamente ao carvão activado. Ele adsorve os sais que se utilizam para fazer subir o kH?

Tanto quanto sei, o carvão Activado é mais específico para moléculas orgânicas, de certa forma, mais complexas que os simples carbonatos e bicarbonatos. Podia passar aqui umas belas horas a explicar porquê, mas acho que não necessário :?:

Se não estou enganado, o Carvão Activado não varia o KH, mas como em tudo, pode-se sempre testar. Mas que eu saiba não.

 

Já agora, deves saber que o Carvão Activado apenas se deve utilizar em caso de teres administrado um remédio no aquário. Ou então se puseste coisas recentes (decoração) e te estejam a modificar a côr da água. Deves também saber que, passado algum tempo, o Carvão fica saturado e deixa de conseguir adsorver mais moléculas, ou o que quer que seja, por isso deve ser mudado (em caso de utilização contínua) periodicamente.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 12 anos depois...
On 2005-5-3 at 03:27, FMRM disse:

Nao era essa frase. Era esta:

Ja agora eu costumo utilizar agua da torneira para as mudas semanais, acontece que ca em casa existe um poço, sera que posso utilizar a agua do mesmo?

Cumprimentos

Miguel Machado

Eu também tenho poço,e pessoalmente não utilizo para cozinhar pois não sei como estão as análises da água... Se tu tiveres acesso a essas análises e estiver tudo ok, penso que não haja problema... mas eu sou apenas uma iniciante portanto, espera que alguém com mais conhecimento da matéria te informe melhor....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais