aqua mais low-tech possível


João Cunha

Recommended Posts

Boa tarde. Sou novato nisto dos aquários. Chamo-me João Cunha e queria renovar o meu aqua de 60L plantado, sem substrato fértil, com red cherry(uma fornada nasceu hoje :dance: ). Não uso luz artificial nenhuma, apenas o filtro e o termostato.O areão é preto. A fauna são só mesmo os red cherries ( e os indesejados caracóis :unsure:) .

 

A flora actual: sagitaria subulata, um pouco de musgo de java, bacopa monieri, hygrophila polysperma, ceratophylum submersum e echinodorus bleheri.No entanto, queria alterar o aqua.

 

 

Gostava de ter um aqua com musgos variados ( flame moss, weeping moss, java moss) e riccia flutuans ou Utricularia Graminifolia, como tapete e talvez fazer uma "árvore".

Qual seria para vocês, aficionados experientes aqua-aficionados, o aquário para red cherries mais indicado e mais low-tech?

 

 

Ou seja, dentro daquelas características, é possível ter algumas daquelas plantas?

 

Cumprimentos,

João Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

0.5w/l é o suficiente, João. Vou contrariar o Fábio e dizer que a Riccia se aguenta bastante bem com os 0.5w/l, principalmente se estiver a funcionar como flutuante. Por isso, no teu caso, uma calha de cerca de 30w é o suficiente. Se não tens substrato fértil, os musgos são das tuas melhores opções! Fazem efeitos lindos e cada um tem um crescimento peculiar (sou apaixonado por musgos :gameboy:). Uma coisa que aprendi foi que musgos e watts a mais, principalmente sem fertilização, não dá bom resultado... Começam a aparecer as bem-ditas algas filamentosas, que nos arruínam o musgo todo. Como tal, tendo eu um aquário exclusivamente dedicado a musgos, aconselho somente 0.5watts/l, ou pouco mais (isto, se não quiseres plantas mais exigentes, claro, mas tendo em conta que nem fértil tens, acho que ficas bem). Mas é claro que o musgo demora um pouco a crescer, e é questão de paciência até estar tudo como ambicionas inicialmente.

 

P.S.: Vi o teu comentário, e já tentei entrar em contacto contigo. Aparentemente, um outro membro tem o username exactamante igual ao teu (nem sei como é possível) e todas as minhas MP's vão parar a ele. Até já com os moderadores entrei em contacto para ver se resolviam a situação, mas até agora não tive mais novidades. Tenta enviar-me MP novamente (estava fora e não me apercebi que tinha a caixa de entrada cheia, quando tentaste contactar-me), agora já conseguirás enviar. Caso alguma coisa corra novamente mal, podemos sempre trocar e-mails e falar por aí. Tenho Flame, Erect, Java, Fissidens, Christmas, Weeping, Riccia (esta última não é musgo, atenção), etc.. Fico à espera.

 

Um abraço,

João

Editado por Caciones
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu aqua tenho musgo de java e realmente tenho la as algas filamentosas. Não há nada que eu possa fazer?
Eu estava a pensar em comprar uma calha de LED, mas como sei qual a indicada?aquilo não vem em lumens?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.