Novo aquário 120L Escalares e Discus


memphis4

Recommended Posts

Boa tarde, tenho acompanhado o fórum, retirado dele muita informação e conhecimentos partilhados; com os mesmos montei há 1 ano um aquário de 54 litros e agora decidi evoluir para um de 120L.

 

Nesse sentido há cerca de 3 semanas adquiri um aquário de dimensões 80x40x40 de vidro de 8mm sem tampas, coloquei umas calhas laterais e mandei cortar 2 vidros de 4 mm para fazer tampas deslizantes.

 

Reforcei um móvel Expedit do IKEA com umas placas laterais e interior para garantir que suporta o peso.

 

Coloquei substracto de trufa em esferas (não me recordo a marca), areão, plantas naturais, sobretudo anúbias, a maioria que já tinha do anterior aquário e um tronco também do anterior aquário, mas que coloquei na vertical em vez de deitado como o tinha dantes.

 

Substitui o aquecedor por um Boyu 150W dado de o anterior de 50W não aquecia a agua mais do que 26º.

A calha de iluminação é uma lampada de tubo LED T8 DE 8W 6500 KELVIN (não sei se é luz suficiente), controlada por temporizador.

 

Tem um filtro interno biobox 1, cujas cujos compartimentos das materias filtrantes no interior substituí por espumas de diferentes densidades, bio-balls. Tenho carvão activado mas ainda não coloquei - não sei se deva.

 

Como peixes tenho para já:

- 2 Guppies macho

- 8 Neons

- 2 escalares

- 2 comedores de algas siameses

- 2 coridoras

- 1 Molly negro

- 1 caracol Neritina

 

DSC_0342.jpg

 

DSC_0347.jpg

 

DSC_0351.jpg

 

DSC_0345.jpg

 

DSC_0352.jpg

 

 

Sei que o filtro fica áquem daquilo que seria desejável, no entanto para já não posso investir noutro.

Tenho procurado compensar com TPAs regulares de 4/4 dias de cercad e 15% mantendo um PH na ordem dos 6,6 a 7,0.

No entanto noto um tom discretamento esverdeado na água.

 

Tenho o objectivo de acrescentar 2 ou 3 discus, dado que são os meus peixes favoritos, mas não sei se tenho set-up e conhecimentos necessários para tal.

Agradeço opiniões, sugestões, formas de melhorar.

 

Grato pela atenção

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de dizer que tem, como é obvio, pedra difusora com bomba de ar a oxigenar a água continuamente.

Mantenho a água a 28º

Alimento os peixes 1xdia, procurando variar a alimentação - os escalares comem tudo que vem à rede, e se lhes faço jejum um dia, começam a perseguir desenfreadamente os outros peixes como se fossem cup-cakes.. :drool3: , o que me causa alguns problemas quando passo o fim de semana fora ou caso vá de férias...

 

DSC_0354.jpg

 

DSC_0350.jpg

 

DSC_0353.jpg

 

DSC_0355.jpg

 

 

Algumas plantas apresentam filamentos pretos de algas, e por vezes algumas algas acastanhadas gelatinosas que teimam em não desaparecer e que os peixes não comem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

os Discus são peixes caros e sensíveis. Julgo ser mais prudente ganhares mais experiência antes de te meteres em sarilhos, até porque esse aquário para Discos já se torna pequeno.

 

Cumptos.

Maurício

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sê bem vindo :) Obrigado por partilhares o teu aquário.
Em relação ao que colocaste deixo umas ressalvas:
- Escalares e neons num mesmo aquário é muito perigoso para os mais pequenos. Na natureza uns são comida dos outros! Podias ter escolhido cardinais que sendo parecidos com os neons além de mais resistentes não são tão apetecíveis aos olhos dos escalares.
- O filtro interno/biobox não é a melhor escolha e deve ser o teu próximo investimento, num aquário a filtragem é o equipamento mais importante!

- o carvão activado só deve ser utilizado temporária após utilização de remédios na agua e para limpar restos.
- Esquece os discos nesse aquário,40 cms de altura é muito curto para que eles se desenvolvam correctamente. Isto para não falar da pouca litragem para eles.

-Para a fauna que tens de momento não necessitas de temperaturas tão altas, algo entre os 22 e os 26 é suficiente. Aliás, chegando o calor do verão a maior parte de nós pode desligar os termostatos dos nossos aquários :)

-Bombas de ar são desnecessárias caso haja movimentação de agua à superfície seja por acção dos filtros ou por bombas de circulação ;)

-Que tipo de reforço fizeste no móvel? Pelo que percebi colocaste umas tábua no topo e nas laterais, é isso? Esses móveis sendo muito comuns para base de aquários devem ser reforçados com travamentos para evitar que desabem por acção de um toque lateral acidental.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sê bem vindo :) Obrigado por partilhares o teu aquário.

Em relação ao que colocaste deixo umas ressalvas:

- Escalares e neons num mesmo aquário é muito perigoso para os mais pequenos. Na natureza uns são comida dos outros! Podias ter escolhido cardinais que sendo parecidos com os neons além de mais resistentes não são tão apetecíveis aos olhos dos escalares.

- O filtro interno/biobox não é a melhor escolha e deve ser o teu próximo investimento, num aquário a filtragem é o equipamento mais importante!

- o carvão activado só deve ser utilizado temporária após utilização de remédios na agua e para limpar restos.

- Esquece os discos nesse aquário,40 cms de altura é muito curto para que eles se desenvolvam correctamente. Isto para não falar da pouca litragem para eles.

-Para a fauna que tens de momento não necessitas de temperaturas tão altas, algo entre os 22 e os 26 é suficiente. Aliás, chegando o calor do verão a maior parte de nós pode desligar os termostatos dos nossos aquários :)

-Bombas de ar são desnecessárias caso haja movimentação de agua à superfície seja por acção dos filtros ou por bombas de circulação ;)

-Que tipo de reforço fizeste no móvel? Pelo que percebi colocaste umas tábua no topo e nas laterais, é isso? Esses móveis sendo muito comuns para base de aquários devem ser reforçados com travamentos para evitar que desabem por acção de um toque lateral acidental.

 

 

 

Obrigado pela resposta concisa e prática; de facto é isto que quem inicia procura de forma a não ficar ainda mais confundido.

Relativamente ao descrito posso dizer o seguinte:

--- neons vs cardinais - nunca entendi muito bem a diferença, as cores são as mesmas, os escalares não perseguem tanto os cardinais então? Vou tentar até porque é um peixe que gosto por andar em cardume e pela cor que acrescenta ao aquário.

 

--- tenho noção que o filtro biobox 1 é limitado, por enquanto não tenho grande orçamento para investir, mas caso o faça, o que me recomendam como filtro externo em termos de qualidade preço?

 

--- acho que vou seguir o conselho de não colocar discus, com muita pena; conheço no entanto local que os albergam em aquários até mais pequenos que este, mas não deve claro ser aconselhável.

 

--- a questão da temperatura confunde-me: tenho lido outros posts em que pessoal tem os aquários com 30º com peixes similares e ninguém se manifesta contra; na loja dizem-me para manter 28º. Entre 22-26 não é pouco?

 

--- O móvel já o tinha em casa sem reforço, no entanto considerei arriscado colocar-lhe o aquário em cima, pensei objectivamente: um aquario de 120L + o peso do próprio aquario, tampas, areão, rochas se as colocar - isto mais pra perto de 200Kg em cima de um móvel feito à base de cartão prensado... não me parece. O que fiz foi reforçar na vertical com 3 tábuas nas laterais e no centro e usei as anteriores divisórias do centro para fazer de prateleiras horizontais. Coloquei ainda 3 pés e uma base no topo. A ainda aparafusei uns cantos de ferro para tentar não impenar lateralmente.

 

DSC_0341.jpg

 

DSC_0342.jpg

 

 

Acho que foi suficiente fiz tudo em casa sem gastar muito €.

 

--- Queria só questionar como acham que posso eliminar estes filamentos de algas das plantas que continuam a desenvolver-se e que nem os CAC nem a neritina dá conta.

 

 

DSC_0344.jpg

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda e desculpem a maçada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

--- neons vs cardinais - nunca entendi muito bem a diferença, as cores são as mesmas, os escalares não perseguem tanto os cardinais então? Vou tentar até porque é um peixe que gosto por andar em cardume e pela cor que acrescenta ao aquário.

images-ef02ec66c1773110cb25b56a8c0156af.

 

--- tenho noção que o filtro biobox 1 é limitado, por enquanto não tenho grande orçamento para investir, mas caso o faça, o que me recomendam como filtro externo em termos de qualidade preço?

 

Eu sou fã da linha classic da eheim, também ouço falar muito bem dos jbl cristalprofi, vai estando atento aos classificados ;)

 

 

--- acho que vou seguir o conselho de não colocar discus, com muita pena; conheço no entanto local que os albergam em aquários até mais pequenos que este, mas não deve claro ser aconselhável.

 

:thumbup3:

 

 

--- a questão da temperatura confunde-me: tenho lido outros posts em que pessoal tem os aquários com 30º com peixes similares e ninguém se manifesta contra; na loja dizem-me para manter 28º. Entre 22-26 não é pouco?

 

30º somente em aquários com discos, eu em comunitários sempre mantive os termostatos regulados para 24/26º e chegando os meses mais quentes pura e simplesmente desligo os termostatos e a agua mantém-se entre os 22º (noite) e os 24º (com as luzes acesas). Claro que depende do local onde estão os aquários. As plantas naturais com certeza que irão preferir temperaturas mais baixas.

 

Obrigado pela explicação sobre o reforço do móvel. De certeza que dormes melhor :) sabendo que melhoraste a resistência do móvel. :thumbup3:

 

 

--- Queria só questionar como acham que posso eliminar estes filamentos de algas das plantas que continuam a desenvolver-se e que nem os CAC nem a neritina dá conta.

 

Filamentosas são normais em aquários recém montados, com o amadurecimento das aguas tem tendência a desaparecer.

Na foto que colocaste os rizomas das anúbias estão enterrados?

Em relação ao alojamento das fotos agradecia que usasses outro site que este que usas além de colocar as fotos muito pequenas clicando nas fotos mostra coisas que não queremos que apareçam por cá ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Filamentosas são normais em aquários recém montados, com o amadurecimento das aguas tem tendência a desaparecer.
Na foto que colocaste os rizomas das anúbias estão enterrados?
Em relação ao alojamento das fotos agradecia que usasses outro site que este que usas além de colocar as fotos muito pequenas clicando nas fotos mostra coisas que não queremos que apareçam por cá ;)

 

 

Peço desculpa pela questão das imagens, já corrigi.

 

Relativamente aos rizomas, referes-te a quê? Às raízes? Mas é suposto estarem enterrados em contacto com o substracto, certo?

Confesso que estas mais pequenas são algo curvas e tenho dificuldade em mantê-las enterradas, porque em algumas zonas ficam enterradas demais com folhas e tudo.

 

DSC_0350_zps27989db4.jpg

DSC_0346_zpsb6ab79ff.jpg

 

DSC_0344_zps91c8c462.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora aproveito para mostrar com melhores fotos.

 

DSC_0347_zps4b75cf40.jpg

 

DSC_0351_zps39dfad46.jpg

 

DSC_0355_zpsccebe3e1.jpg

 

DSC_0348_zpsf3b960df.jpg

 

 

DSC_0352_zpsf5ed73bd.jpg

 

memphis4, on 21 May 2014 - 6:05 PM, said:snapback.png

--- a questão da temperatura confunde-me: tenho lido outros posts em que pessoal tem os aquários com 30º com peixes similares e ninguém se manifesta contra; na loja dizem-me para manter 28º. Entre 22-26 não é pouco?


30º somente em aquários com discos, eu em comunitários sempre mantive os termostatos regulados para 24/26º e chegando os meses mais quentes pura e simplesmente desligo os termostatos e a agua mantém-se entre os 22º (noite) e os 24º (com as luzes acesas). Claro que depende do local onde estão os aquários. As plantas naturais com certeza que irão preferir temperaturas mais baixas.

Já baixei a temperatura para 26º para ser gradual.

Mudando de estratégia, estou a pensar adquirir alguns cardinais um outro peixe de porte equiparado aos escalares, cuja manutenção esteja mais ao meu alcance: ramirezi ou até mais 1 ou 2 escalares; aconselham-me algum especial?

 

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Sim, claro apenas o rizoma deve ficar de fora. Foi do adiantado da hora :coffee:

 

Só para esclarecer a minha ignorância:

- o rizoma é aquela parte mais grossa mais ou menos horizontal de onde sai o caule e/ou as folhas e não deve estar enterrado

- as raízes são finas e espalham-se, podendo então estar enterradas para entrarem em contacto com o substracto.

 

No meu aquário só tenho anúbias, algumas anãs e outras das grandes e se não as tiver enterradas de que me serve o substracto? Onde é que elas vão buscar os nutrientes para subsistir?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Só para esclarecer a minha ignorância:

- o rizoma é aquela parte mais grossa mais ou menos horizontal de onde sai o caule e/ou as folhas e não deve estar enterrado

- as raízes são finas e espalham-se, podendo então estar enterradas para entrarem em contacto com o substracto.

 

No meu aquário só tenho anúbias, algumas anãs e outras das grandes e se não as tiver enterradas de que me serve o substracto? Onde é que elas vão buscar os nutrientes para subsistir?

 

O rizoma é a parte mais grossa de onde saem as raízes. As raízes são os fios mais finos e esses podem estar enterrados. As anúbias vão buscar nutrientes na coluna de água. Não necessitam de substrato. A maior parte do pessoal usa-as agarradas a troncos ou pedras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

O rizoma é a parte mais grossa de onde saem as raízes. As raízes são os fios mais finos e esses podem estar enterrados. As anúbias vão buscar nutrientes na coluna de água. Não necessitam de substrato. A maior parte do pessoal usa-as agarradas a troncos ou pedras

 

Entretanto verifiquei que de facto tinha as plantas demasiado enterradas porque julgava que deviam estar em contacto com o substracto. Coloquei os rizomas todos de fora e apenas as raízes enterradas, as mais curtas não consegui.

 

Noto que uma das plantas tem as folhas mais claras e mais frágeis; não lhe identifico um rizoma como nas outras, porque a seguir aos longos caules vêm logo raízes - parece-me ter pouca vitalidade e alguns buracos nas folhas...

 

 

E convém usar daqueles compostos de nutrientes para adicionar periodicamente à água, ou não é necessário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Desliguei o termostato do aquário, dado que temos tido uns dias de calor e, apesar de já o ter programado para os 26º, o termometro marcava sempre 29º.

Agora anda ali constante nos 25,5º.

 

Será pouco ou devo voltar a ligá-lo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Aquiri uma Elódea (Egeria Densa).

Devo enterrá-la no substracto ou mantê-la solta na água?

 

Gostaria também de adicionar mais 2 ou 3 peixes:

- pensei num limpa vidros, para reforçar a equipa de limpeza

- vi na loja uns ciclideos amarelos muito bonitos (não sei o nome da espécie); disseram-me que serão um pouco territoriais; será errado colocar 1 ou 2 no set-up que já tenho?

 

Agradeço os vossos esclarecimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

A fertilização liquida depende do produto que comprares, só depois é que estipulas um plano de fertilização.

A Elodea deve ser enterrada no substrato.

Que ciclideos ? Dava jeito o nome ou uma foto, procura no google.

 

Cumps

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

A fertilização liquida depende do produto que comprares, só depois é que estipulas um plano de fertilização.

A Elodea deve ser enterrada no substrato.

Que ciclideos ? Dava jeito o nome ou uma foto, procura no google.

 

Cumps

 

O ciclideo era um Labidochromis caeruleus.

Mas abandonei essa ideia, porque me explicaram qoe os ciclideos do malawi tendem a ser muito territoriais e portanto não adequados para aquários comunitários.

 

A Elodea enterrei-a, estranhei o facto de não ter raízes, retirei o chumbo que tinha no pé e basicamente os ramos são iguais de cima a baixo, sem qualquer espécie de raíz...

 

Neste momento os meus residentes são:

- 1 casal de escalares ( 1 preto e 1 prata)

- 1 Molly negro macho

- 7 neons

- 2 guppys macho

- 2 comedores de algas ciameses

- 1 otocinclus affinis (não consigo encontrar mais em lado nenhum)

- 2 colisa lalia

- 1 limpa vidros Comedor de algas indiano

- 2 coridora (1 albino e 1 paleatus)

- 2 buzios helena

- 1 caracol neritina zebra ( que faz as delicias da minha filha que adora andar à procura dele e vê-lo mover-se)

 

 

Não quero ficar com o aquário sobre-lotado, já fiz isso uma vez e não correu bem.

 

Gostava mesmo era de me dedicar a discus, são os favoritos da minha esposa e também gosto muito, mas não me acho capaz até porque é um peixe caro e pelo que vejo complicado de manter - embora nas lojas me digam o contrário... é claro querem vender..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.