Anentome Helena e compatibilidades


J. Pedro

Recommended Posts

Boas sabem se existe algum tipo de caracóis que seja possível ter no aquário em conjunto com Helenas? Ou tudo o que seja caracol vai a vida com elas? E se tivermos por exemplo um certo número de caracóis é possível eles irem se reproduzindo de forma a se manter a espécie no aquário e a servir de comida às Helenas?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tudo o que é caracol acaba por marchar, mesmo os que são bem maiores que as helenas.

 

Se só tiveres uma helena e uma colónia muito grande de caracois que se reproduza em grande número... talvez consigas manter ambas as espécies. Se tiveres mais helenas, acabam por se reproduzir e dão cabo dos outros mais cedo ou mais tarde. Alias, é por isso mesmo que são populares. :naughty:

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim, as helenas não são hermafroditas, precisas de um casal para que reproduzam.

 

E respondendo à pregunta que provavelmente irias fazer a seguir... não, não dá para distinguir os sexos. :sorry:

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

e como é o metodo de reprodução das helenas??? é que tenho 2 enroscadas uma na outra desde ontem e ainda la tão. ontem coloquei pela primeira vez no aqua 3 corydoras e hoje reparei que um deles não tem um olho, será que foi uma das helenas que lhe fez isso???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

As helenas são bichos interessantes... :)

 

Para responder à pergunta de 'como ter uma quantidade de caracóis suficiente para se reproduzirem e serem alimento de helenas ao mesmo tempo': Se tal for possível, creio que não será um aquário para mais nada que não caracóis... E depois isto levará a um incremento de colónia de helenas... E mais caracóis terás que ter (ciclo infinito)...

 

Os peixes, camarões, etc... não irão aguentar as condições necessárias para que os caracóis estejam sempre a reproduzir. Eu tenho 5 helenas num aquário de 50lt que limpam em média 20 planorbis juvenis/adultos por semana, e mesmo assim vejo-os a comer um pouco de pastilha de spirulina sempre que possam.

 

Outra coisa importante. Helenas + camarões = asneira, mais tarde ou mais cedo!!

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais