Aquario 100l como fazer ciclo?


campinh0

Recommended Posts

Olá Amigos.

 

Desde já peço desculpa se estou abrir um tópico que já existe mas como sou novo aqui não sei bem.

 

Eu tenho um aquário de 100l (+/-) e já tenho alguns peixes, só que já morreram-me alguns e pelo que tive a pesquisar foi por não ter feito o ciclo porque eu não sabia nada disso.

 

Eu simplesmente comprei o aquário e coloquei logo os peixes na água porque não sabia dos procedimentos a fazer num aquário para peixes de água quente e apenas tenho um termostato, um filtro interno (não sei o nome), um termômetro e luz que já vinha incluído com o aquário.

 

O meu problema agora é como faço o ciclo já que tenho peixes no aquário.

 

Os peixes são estes:

2 Escalares

1 Botia Palhaço

2 Ancistrus

2 Gouramis

 

Depois de fazer o ciclo o que tenho de fazer para tornar o meu aquário "Bom"? E que material comprar?

 

Já tive a pesquisar e estou a pensar em comprar um novo filtro " JBL Cristalprofi e401 greenline"

 

E não sei o que comprar mais =(

 

Peço a vossa ajuda se for possível.

Editado por campinh0
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um bom filtro externo!

Depois de fazer o ciclo o que tenho de fazer para tornar o meu aquário "Bom"? E que material comprar?

Já tive a pesquisar e estou a pensar em comprar um novo termostato " JBL Cristalprofi e401 greenline"


Edit: só depois de escrever é que reparei que aquilo que chamas de termostato é na realidade um filtro externo :)

 

Para te podermos aconselhar sobre o restante material precisamos de saber o quem tens em concreto.

 

Faz uma descrição tipo isto:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=197192

Editado por António Nunes
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Material

Aquário 80 *30* 40
Filtro: Elite Jet Flo 100
Termostato Ecotherm 150w
Iluminação

Hardscape


Já tive mas como ganhava muito sujidade retirei tudo.

Parâmetros

Não sei nada disto

Plantas

Nada

Peixes

2 Escalares

1 Botia Palhaço

2 Ancistrus

2 Gouramis

Editado por campinh0
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro amigo,

Antes de mais, tens de levar na cabeça ! Primeiro tens de ler muito muito muito! Vais poupar dinheiro e dores de cabeça.

Neste momento tens de trocar muitas vezes a água, talvez diariamente 20% para descer os valores ( sabes fazer trocas de água? Usar o anticloro, ter atenção ao choque térmico, etc?)

Para começar compra um filtro externo, quanto maior capacidade de matérias filtrantes, melhor ( ex. Cristal profi e701 acho que é umas das melhores opções, consome pouco, super silencioso e boa qualidade), compra um produto de cultura de bactérias para acelarar o ciclo.

Depois de com o filtro montado segue as instruções para acelarares o ciclo com a cultura de bactérias.

Depois lê mais ainda, vai ser útil.

Outra coisa, tens bomba de ar para oxigenar a água? Caso não tenhas podes fazer tipo cascata com o tubo do filtro externo.

Convém mesmo leres para teres noção de como funciona o aquários, pois não se resume á estrutura água e peixes.

..:: Carlos Amorim ::..

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já muito obrigado por me estares ajudar blakjak.

 

Pois eu sei que devo levar na cabeça lool

 

Então sendo assim tenho de mudar a agua todos os dias certo ? Por quanto tempo +\-?

 

E quando é que sei que a agua esta boa?

 

E primeiro compro o filtro e depois é que muda a agua todos os dias?

 

E não tenho a tal bomba de ar que falas te. Como faço isso ?

 

Peço desculpa por serem tantas tantas perguntas mas sou mesmo um zero a esquerda e podes não acreditar mas já tive a ler muita coisa mas não sai do sitio =(

Editado por campinh0
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lê um pouco mais para compreenderes os valores essenciais da água. Este parâmetros poderão ser medidos com testes que vendem nas lojas.

Neste momento os teus peixes estão a morrer intoxicados com os parâmetros irregulares.Para tal corrigir tens de inicialmente trocar muita água, eu diria cerca de 30 ou mesmo 40% hoje e amanhã 30 e depois 20 durante uma semana para teres tempo de corrigir os valores e pores o filtro a funcionar e a cultura de baterias a acelarar o ciclo.

Editado por blakjak
  • Votar + 1

..:: Carlos Amorim ::..

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A oxigenação da água é muito benéfica para os peixes e não só. Podes comprar uma bomba de ar ligada a uma pedra difusora, ou deixar a boca do filtro, por onde sai a água, acima da superfície de maneira a fazer o impacto na água, e está desta forma a oxigenar.

Na internet e aqui no fórum tens explicações muito boas para quem está a entrar neste hobby. São explicações muito simples e de fácil compreensão. Tens de te esforçar mais a procurar e a ler.

Ah! E corta na comida, para 1 ou 2 vezes ao dia, e em quantidades mesmo muito pequenas. Não te preocupes com o passarem fome. Neste momento enfrentam perigos muito mais complicados. Um peixe saudável aguenta muito tempo sem comer

Ah! E corta na comida, para 1 ou 2 vezes ao dia, e em quantidades mesmo muito pequenas. Não te preocupes com o passarem fome. Neste momento enfrentam perigos muito mais complicados. Um peixe saudável aguenta muito tempo sem comer

Editado por blakjak
  • Votar + 1

..:: Carlos Amorim ::..

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente tudo o que o blakjak disse acima. Filtro externo é o melhor a fazer para essa capacidade.

Em relação aos valores da água, eu dava urgência ao teste de ph. Falo por mim, que é dos únicos testes que tenho (tenho outro de co2).

Para ti, ph a 7 deve ser o ideal, corrijam-me se tiver enganado. Quanto ao resto, é tpas de 30% todos os dias durante 1 semana e depois podes reduzir para 20% na 2 semana se houverem melhorias. Não esquecer que é uma montagem nova, portanto é dar tempo ao tempo.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok amigos eu vou fazer já isso a partir de amanha depois entro em contacto com vocês pra vos dizer algo sobre como ta o meu aquário.

 

Vamos por etapas.

 

1º comprar os tais testes que estão a venda

2º mudar a agua como vocês falaram

3º colocar o novo filtro

 

ta certo assim?

 

Só mais uma pergunta como é que consigo decora-lo. Já "ouvi" falar do substrato "acho que é assim" como tenho peixes la dentro não vai fazer muita sujidade?

Editado por campinh0
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro,

Primeiro de tudo, trocar a água, para "diluir" as asneiras.

Depois continuar com as trocas.

Comprar filtro e produto com as colônias de bactérias,

Depois compras os testes.

Compra daqueles de fita, são pouco precisos nos valores mas para começar é mais fácil, pois cada fita analisa os parâmetros mais importantes e tem uma escala simplificada para te facilitar o trabalho.

O substrato é outro erro que estás a cometer. Isto era antes e não agora. Mas lê mais e vê o que pretendes fazer do aquário. Podes optar por um substrato inerte e será mais simples adicionar em qualquer altura. O substrato tem um papel importante no aquário. Não apenas estético

..:: Carlos Amorim ::..

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar não era melhor eu colocar os peixes noutro sitio e começar de novo?

 

Ou estou a fazer "mal" aos peixes assim?

 

Caso não de para fazer a troca de peixes para outro sitio a agua ia ser da torneia podia colocar logo no aquário ou tinha de estar a repousar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... Eu alteraria a ordem das etapas...

 

Primeiro, se tiveres alguém com um aquário ciclado e já com peixes, pede para ficar com os peixes durante um tempo.

 

Segundo, se queres decorar o aquário faz tudo antes, porque há substratos que ajudam também ao ciclo mas que no inicio aumentam os parâmetros maus para os peixes.

 

terceiro, compra mesmo esse filtro, coloca boas matérias filtrantes, Biomax ou parecidos, se puderes compra um activador biológico (com bactérias próprias para iniciar a cultura biológica para o filtro).

 

Quarto, comprar os testes;

 

Quinto, mudar a água com regularidade, como não tens peixes, não tens grandes problemas com o choque térmico,

 

Sexto, quando os parâmetros estabilizarem, adiciona uma equipa de limpeza, Camarões por exemplo, se bem que com Gouramis, podem servir de refeição...

 

Durante este processo todo, IMPORTANTE NÃO TERES PRESSA NEM FICARES FRUSTRADO POR NÃO TERES RESULTADOS DE HOJE PARA AMANHÃ, PODE DEMORAR MAIS DE UM MÊS A ESTABILIZAR....

 

Mas não te esqueças, primeiro de tudo para não matares os peixes, pede a alguém para os manter (pergunta na loja de animais por exemplo)

 

 

Vai a lojas da especialidade e faz-lhes as perguntas "mais parvas" que vierem à cabeça, não vale a pena perguntares naquelas lojas que "também vendem coisas para peixes e uns peixinhos" a maioria não sabe nada do assunto e só quer vender... ;)

 

Abraço e boa sorte

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Daniel

 

Muito obrigado pela a tua explicação.

 

Mas há um senão, não tenho ninguém como um aquário assim.

 

Eu estive a pensar se comprar um aquário de 20l e colocar la os peixes com a agua do meu aquário será que fazia mal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de ser novo nisto já andei a ler algumas coisas e agradeço que me corrijam se eu estiver errado.

Se tiveres um aquário já ciclado, o que eu duvido pois estas a dizer que estas a começar na aquariofilia como eu XD, mas se arranjares alguém que perceba de aquariofilia que te guarde os peixes num aquário já ciclado até o teu estar pronto penso que será melhor (atenção que demora cerca de 1 mês, menos se comprares um activador biológico como te foi referido na resposta do daniel7781).

De seguida penso que será melhor começares tudo de novo e leres este tópico que ajuda muito:

http://www.aquariofilia.net/forum/?showtopic=36380

http://faq.thekrib.com/pt/ <---Este Website também tem muitas informações importantes

incluindo tudo sobre o ciclo de Azoto --->http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html

Que foi o que falhou contigo talvez por culpa de quem te vendeu o aquário, já eu tive a sorte de ter sido informado pelo vendedor antes de fazer asneira pois eu pensava como tu e não te critico.

Perde umas boas horas a lê-los e a consultar alguns tópicos já respondidos tal como eu e vai te poupar muitas dores de cabeça.

Como referi no inicio se estiver errado agradeço que me corrijam XD.

E para acabar Boa Sorte XD.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que se os fores meter no aquário de 20L "que não sei se será o ideal", transfere também a agua e o filtro para o mesmo para que a colónia de bactérias que se esteja a formar possa passar para o outro aquário e então ai começas o aquário principal de novo e aconselho a usar um activador biológico para ser mais rápido.

"Muito importante:" Compra um kit de testes ou até mesmo testes individuais que incluam pelo menos o de PH - Este teste mede o nivel de acidez/alcalinidade, NH3/NH4 - Este teste mede a amónia no aquário e o NO3 - Teste de nitratos, também podes comprar os testes: NO2 - Teste de nitrito, GH - Mede a dureza da água e o KH - Mede a dureza carbonatada.

Com eles podes seguir o ciclo de azoto, mas para mais informações consulta os links que te referi em cima sff.

Volto a referir que se alguém detectar que eu estou errado (o que é possível devido a ser novo nisto) em alguma coisa por favor corrijam, estou sempre aberto a criticas desde que sejam construtivas XD.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou rezar a todos os santos que me ajudem x'D

 

Vou tentar meter os peixes noutro aquário com a agua que tinham para ver se aguentam seja o que deus quiser

 

E muito obrigado por todos vos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CampinhO, lamento que a falta de conhecimento te tenha colocado nesta situação desastrada e acredita que igual à tua situação existem em todo o país muitos mais casos alicerçados na ignorância de quem infelizmente ainda está no mercado sem perceber que existe toda uma diferença entre vender peixes ou pássaros.

Felizmente que existe hoje muito mais partilha de informação que permite corrigir esses erros.

 

No teu caso o melhor que deves fazer é ir renovando parcialmente a agua aspirando a porcaria que os desgraçados peixes vão fazendo. Deves comprar o mais rápido possível um bom filtro que te permita melhorar a qualidade da agua. Podes e deves colocar a saída de agua do filtro existente o mais junto à superfície para que haja maior oxigenação da agua. Como depreendo que no aquário não tens nenhum tipo de areão ou substrato que permita manter plantas com raízes aconselho-te a colocar plantas de rizoma tipo anúbias, fetos de java, etc, etc que ficam presas a pedras ou troncos próprios para colocar dentro de agua e que vão ajudar a melhorar a qualidade da agua. São plantas perfeitas para quem não tem muita luz e de fácil manutenção.

 

Evita dar muita comida de cada vez aos peixes, não ligues aos escalares, por eles estavam sempre a comer, já os tive e sei da sofreguidão que demonstram quando te aproximas do aquário :)

 

Não percas a esperança e vai colocando aqui todas as dúvidas que tenhas, no que for possível haverá certamente ajuda de todos nós.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então o melhor é não comprar um aquário mais pequeno para meter la os peixes.

 

Simplesmente vou trocando a agua durante estas semanas com o novo filtro certo??

 

E posso colocar logo as tais plantas de rizoma?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não gastes dinheiro num aquário menor, investe antes num bom filtro.

Vais fazendo as mudanças parciais de agua enquanto não tiveres o filtro. Depois de o colocares já não haverá necessidade de ,muitas mudanças de agua. Podes e deves comprar também, como já te foi dito, um produto que te acelere a colonização de bactérias tipo o JBL Denitrol ou o Sera Biostart mais o Nitrivec.

As plantas podes colocar já sem problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu estive a procurar informações sobre os produtos que me dizeram e encontrei isto

 

"Uma mistura especial de diferentes bactérias purificadoras de alta qualidade para a água de aquário. SERA Bio nitrivec evita a proliferação de nitrito e amoníaco. Com SERA Bio nitrivec os peixes já podem ser introduzidos ao cabo de 24 horas"

 

mas eu já tenho os peixes la pode adicionar na mesma esse produto?

 

E quantas vezes ? Coloco os produtos em simultâneo durante uma semana?

 

Existe outra duvida.......

 

Sei que existe vários tipos de comida para peixes, a que eu tenho diz algo assim " comida para peixes tropicais" será esta a comida certa para eles? Ou tenho de lhe dar outra, ou cada peixe tem o seu comer?

Editado por campinh0
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Uma mistura especial de diferentes bactérias purificadoras de alta qualidade para a água de aquário. SERA Bio nitrivec evita a proliferação de nitrito e amoníaco. Com SERA Bio nitrivec os peixes já podem ser introduzidos ao cabo de 24 horas"

 

mas eu já tenho os peixes la pode adicionar na mesma esse produto?

 

E quantas vezes ? Coloco os produtos em simultâneo durante uma semana?

 

Supostamente devias ter colocado antes dos peixes! O problema é que já os tens lá por isso não os vais tirar agora, deves colocar seguindo as instruções que estejam na embalagem.

 

 

Existe outra duvida.......

 

Sei que existe vários tipos de comida para peixes, a que eu tenho diz algo assim " comida para peixes tropicais" será esta a comida certa para eles? Ou tenho de lhe dar outra, ou cada peixe tem o seu comer?

 

Depende do tipo de peixes que tens. Peixes que vem comer à superfície gostam de flocos ou granulados, os peixes de fundo necessitam de comida que vai ao fundo. Aos poucos podes ir comprando diversas marcas e avaliares o que eles gostam mais. Mais uma vez não abuses nas doses sobretudo nesta altura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apenas te aconselhei a comprar outro aquário para que pudesses meter substrato e as plantas a tua maneira e depois meter o peixes, podes sempre usar então o sera bio nitrivec para fazer o ciclo e o aquário poderá servir de maternidade mais tarde, mas aguarda mais opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.