Aquário ~100l low-tech (Comunitário)


Recommended Posts

Boas biggrin.png' alt=':biggn:'>

Finalmente venho aqui apresentar a minha aventura após algum tempo de estudo, ver vários tópicos interessantes e desejar iniciar o mundo da aquariofilia devagarinho. Como não quero entrar logo numa coisa muito difícil, pois não tenho muita experiencia daí criar este tópico para quem puder dê a sua opinião, pois é bem vinda, e não haver financiamento para a coisa, a configuração do meu sistema não tem feito dispensar muito dinheiro, e é de baixa manutenção pelo menos por enquanto, escolhi um comunitário por gostar de ver combinadas várias espécies.

Chega de blá blá e vamos ao que interessa.

 

SETUP:

 

Aquário: 80x30x40 (96l)

 

Iluminação: Calha Led 14w (DIY)

 

Filtro: Sera Fil 120 (700l/h)

 

Termostato: Ehiem jager 100w (100/150L)

Temperatura: ~28º

PH: 7

 

Substracto: Tetra Plant complete Substracte

 

Fertilização: sera florena (semanalmente 20ml)

 

Hardscape:

  • 20kg Areão Rio branco
  • 2 rochas
  • 1 tronco

Flora:

  • 4 fitas java ( Não sei nome correcto, está localizada à direita na esquina)
  • 1 Cabomba
  • 1 Cryptocoryne wendtii 'Tropica'

Fauna:

  • 3 tetra cardinal (Paracheirodon axelrodi)
  • 2 tetra neon black (Hyphessobrycon herbertaxelrodi )
  • 1 pleco (Hypostomus plecostomus)
  • em breve alguns ramirezis

 

Fotos do estado actual:

DSC_0262_zpsd6e8a65a.jpg

DSC_0300_zps43115233.jpg

DSC_0311_zps29a07182.jpg

DSC_0330_zpsc4906296.jpg

 

 

Agradeço sugestões para melhorar o aquário, como disse criei este tópico mesmo para isso.

Atenção: As canas de bamboo irei retirar apenas as coloquei lá p/ experiência.

 

Cumps :thumbup3:

Editado por Alexandreabreu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Olha acho que está muito bem conseguido o layout... Quanto tempo tens isso montado? Leste sobre o ciclo? E as TPA's?

 

Quanto à iluminação led não sei se será a melhor para as plantas, mas se dizes que tem crescido melhor...

 

Agora sugestões, acho que devias colocar o filtro do lado direito do aquário, e tapares o mesmo com as cabombas, para que ficasse mais discreto.

 

A rocha vulcanica mais a esquerda, podias juntar mais proxima da outra lá pra trás e talvez mudares a posição da rocha da direita, não gosto muito do bico que faz, mas isso é como tudo e o que interessa é que tu gostes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu tenho isto montado já desde o ano passado só que entretanto fiz a mudança do areão, coloquei substracto , comprei termostato novo... e sim deixei a ciclar perto de 1 mês e também não tinha muito tempo... TPAs faço cerca de 10-20 l por semana...

 

o filtro eu estou pensando comprar um externo... por agora ficará este. Estava a pensar no ehiem 2213 ou 2215.

 

Eu idealizei este layout devido à disposição do tronco.. como está um pouco mais à direita... mas vou pensar em relação a isso biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Agradeco imenso as sugestões Andre Correia :smile2: como disse são bem vindas por parte de todos, tou aqui para aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alexandre,

 

O aquário está bom para quem está a começar.

Já que estás a usar bambu podes colocar o termóstato atrás dele na vertical e com o crescimento das valisnérias acabara por ficar tapado, é só uma sugestão. O lado esquerdo está um pouco vazio, podias colocar mais umas valisnérias de outras espécies, tipo gigante.

Em relação ao filtro talvez o 2213, o 2215 talvez fosse demasiado forte, e visto que não tens uma fauna muito exigente acho que é suficiente.

Ou então um cristalprofi 401, é mais prático porque tem cestos e não perde em termos de desempenho comparando com os Eheim.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por falar em valisnérias as que tenho no canto direito não estão crescendo muito depressa já as tenho há umas 2 semanas e contiuam quase com mesmo tamanho.

Creio que sejam as Vallisnérias sp. Natans certo?

 

Alguem que possa ajudar a identificar?

Editado por Alexandreabreu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a começar bem! :thumbup3:

 

Assim a 1ª vista acho que a Cryptocoryne está muito a frente, parece colada ao vidro.

 

Thanks biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Pois esta crescendo e como as folhas ate são grandes está a esbarrar no vidro... tou a ponderar muda-la para a direita e um pouco mais atrás...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A vallisnéria acho que é spiralis, não sei se é só da foto mas parece que ela está numa zona um pouco mais escura.. deve apanhar pouca luz.

A cabomba pode servir de comparação visto que está numa zona mais iluminada, tem crescido?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei muito do aquário.

Simples e elegante.

 

Fiquei curioso em relação ao bambu, como se deu ele?

Continua a crescer?

 

Obrigado pelo comentário, neste momento tenho plantas maiores, tenho que postar novas fotos.

O Bambu deu-se bem ta enorme mesmo por fora do aqua.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A vallisnéria acho que é spiralis, não sei se é só da foto mas parece que ela está numa zona um pouco mais escura.. deve apanhar pouca luz.

A cabomba pode servir de comparação visto que está numa zona mais iluminada, tem crescido?

 

A cabomba tem crescido imenso, alias ja vou postar algumas fotos...

a vallisnéria pelo contrário esta mais dificil o seu crescimento :(

Como prometido aqui vai as fotos do estado actual.. tiradas com telemovel como não tinha a máquina comigo, desculpem a fraca qualidade ...

 

10294302_10203543137758007_9497802134370

 

E aqui vai outra....

 

10290705_10203543138558027_5325129801921

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado pela informação ;)

Então irei deixar se ver que está a atrapalhar muito irei tentar dar a alguem..

A vallisneria é que para crescer está mesmo muito lenta, a cabomba não pára está ja demasiado grande

Em breve irei por fotos do estado actual...

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva! Cuidado se os planorbis não se tornam praga!! caso exista comida a mais no aqua, eles reproduzem-se facilmente..

 

Vou então acrescentar 1 ou 2 corydora á fauna, e tentar por botia palhaço que penso que devem fazer o seu dever quanto a isso não ?

 

Cá vai umas fotos do estado actual:

2014-06-10133533_zps769ef563.jpg

2014-06-10133548_zpsa55abdff.jpg

 

PS: Desculpem a qualidade das fotos tiradas pelo telemovel.

 

Próximas mudanças será a entrada de elementos equipa limpeza, adicionar musgo java ao tronco e alguns tetra neon a mais..

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Cá vai uma pequena actualização:

  • Retirei cryptocoryne que estava colada ao vidro e pus mais atrás como sugerido;
  • Podei a cabomba e estendi na traseira para a esquerda e objectivo é tapar o filtro;
  • Comprei anubias var.petite e as coloquei na parte da frente;

Próximo objectivo:

  1. Comprar musgo e atar ao tronco nas pontas;
  2. Comprar mais anubias petite e atar algumas no tronco
  3. Comprar uns corydoras para ajudar na limpeza do aqua;

Chega de bla bla e bora às fotos:

(Desculpem a qualidade foi tirada com um S3)

 

 

20140618_101725_zps762ac7ec.jpg

 

20140624_181015_zpsa3543484.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Deixo-vos aqui alguma das actualizações:

-» Colocação das anubias barteri petite a frente

-» Poda e colocaçao de novas cabombas para tapar o filtro;

-» Tou a fertilizar agora com Tropica plant growth Specialized deixei o sera florena (Este creio ser melhor pelo que tenho visto)

 

  • Irei colocar anubias petite no tronco e musgo também
  • introduzir mais tetra neon e algumas corydoras

 

Tenho mesmo que arranjar solução para limpeza do areão do fundo está já bastante sujo mas creio ser do tronco, como não o fervi a 100% na altura da introdução.

Chega de conversa e ...

 

Cá vai as fotos:

20140712_152505_zps22428bc5.jpg

 

Lado esquerdo:

20140712_152522_zps585a0c48.jpg

 

Lado direito:

 

20140712_152528_zpsa0227736.jpg

 

Se repararem esta vallisneria é a unica que não noto evolução resto está ok.

E já se nota um ou outro planorbis no aqua, até agora está pacifico se piorar irei ter mesmo que tomar alguma medida.

Desculpem a qualidade das fotos foi com o telemovel.

Editado por Alexandreabreu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.