Horizon Blue Dream


alvarenga

Recommended Posts

Vou partilhar um vídeo, do meu primeiro nano e da equipa de limpeza a comer, juntamente com um ser estranho

 

Ser estranho = termómetro? :P

 

Esses caracóis andam nas horas :scarerun:

 

Vais colocar algum fundo atrás?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então? Já não basta um reef? biggrin.png' alt=':biggn:'>

É outro, certo?

 

Sim mas este, esta parado. Foi o primeiro nano, depois achei pequeno ainda esta meio em funcionamento mas deve ir virar outra coisa.

 

Ser estranho = termómetro? :P

 

Esses caracóis andam nas horas :scarerun:

 

Vais colocar algum fundo atrás?

 

Não os tentáculos a saírem debaixo da rocha no fim :)

 

Os caracois são do caraças, cheira a comida e aparecem num ritmo doido.

 

Não tenho fundo porque vou tentar trabalhar com duas frentes, ver se o mantenho bonito assim. Pois agora de verão estou a jantar ou a beber o digestivo na varanda com vista para o aquário :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

 

Um video do meu reef, após um azar luz ligada 24h por dia nas férias. Vamos ver como corre a recuperação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito bom depois de 8 dias como esta agora Hugo

 

Esta a recuperar muito bem, só hoje vou limpar os vidros. O escumador tem estado a fazer muito trabalho, mas penso que o que esta ajudar a recuperação é usar agua de osmose com sal em vez de água do mar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e então como está agora?

Esta a ficar impecavel, até estou admirado com a evolução, amanhã meto umas fotos. Mas algas já são raras e os corais não se resentiram com a mudança de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

Está a ficar muito bom!! Parabéns

Os palhacinhos ainda andam por ai? Nunca os vejo nas fotos :confused4:

 

Cumps.

Obrigado, eles andam cá.

Quando me aproximo para fotografar ficam doidos a superfície a espera de comida, nunca os consigo fotografar em baixo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Apreciem, tudo estável sem variações de nada e a desenvolver. Agora falta decidir qual o rumo que vou dar ao aquário.

DSC01780_zpscceaef4d.jpg

DSC01779_zpsda03333b.jpg

DSC01778_zps298d9561.jpg

DSC01777_zps00c59cbf.jpg

DSC01782_zps89deab5d.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Nova versão ainda não terminado tenho de partir algumas pedras e verificar correntes

DSC01804_zps927624f2.jpg


PS: Estou apaixonado pela Wave RW-4

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Gosto muito do teu projeto.

 

Apenas duas opiniões breves.

 

1 - Penso que tens alguma Valonia (alga em forma de bolha que se vê à frente do green star polyp). Como está numa pedra pequena eu tirava-a do tanque por uns minutos e procurava eliminar manualmente a que conseguisse. Se isso pega a outras pedras pode ser um caso sério. Não fazem mal mas ocupam espaço na rocha e competem com os corais na sua colonização. Na eliminação evita rebentá-las que largam esporos na rocha.

 

2 - Eu até gostava da configuração anterior mas, como vais mudá-la, sugiro que, com base na experiência que foste tendo relativamente aos crescimentos, faças o exercício de imaginar como ficará o aquário daqui a por exemplo 6 meses se cada coral crescer ao mesmo ritmo. Na minha opinião quanto menos se andar a mexer na rocha melhor por isso opto por fazer a organização dela não em função do que lá tem agarrado agora mas do que terá no futuro de forma a que, sem comprometer a estética, não me obrigue depois a novos ajustamentos. Tens aí corais que a prazo te vão colonizar tudo o que possam. Alguns deles facilmente se irão agarrar ao vidro se tiverem oportunidade. Vão também guerrear-se quimicamente na sua natural competição por espaço e luz.

 

Uma nota final. O caracol que aparecia numa foto mais anterior do tópico é uma Euplica sp. e são considerados benéficos. Quanto às asterinas espero que tenham ido embora já que não é raro tornarem-se numa valente praga.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Nuno, relativamente a Valonia só tem aparecido naquela rocha tenho retirado manualmente e a situação tem estado controlada. Ainda não retirei a rocha porque tenho anémona a viver lá desde sempre e tenho optado pela remoção manual.

 

Relativamente aos corais já entendi que as xenias crescem feito doidas e vão querer colonizar tudo, adoro vê-las e por isso a ideia foi limitar a rocha para ocuparem e cortar todas as que apareçam fora dali, quando tiver outros corais vou tentar limita-la mais. Problemas também me parece que vai dar a green star, que tenho de experimentar cortar a ver se funciona bem. Não sei se tenho mais algum coral que possa virar praga?

 

A mudança de layout envolveu a limitação que tinha para corais, e para mudar tentei em forma de montanha. Mas tenho algumas rochas que não gosto delas e tenho receio em cortar os corais para poder mexer melhor nas pedras.

 

Estou a precisar de ver alguém a dar uma "poda" em corais para aprender como separar eles das rochas sem matar os mesmos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os corais moles normalmente voltam a crescer sem problemas depois das podas. Eu usava uma lâmina de x-ato.

 

Relativamente a corais mais stressantes do ponto de vista de quererem conquistar tudo, as Xenia, os actinodiscus e o GSP são, dos que consigo ver nas fotos os mais problemáticos.

 

Parece-me que tens um Sarcophyton na rocha central. Esse, se dá de querer crescer a valer, vai ser um cogumelo valente a dominar-te o tanque e a tapar a luz ao que está por baixo...

 

Mas esse coral, apesar de reputado de "fácil", é meio manhoso. Há aquários em que se dá à grande e cresce imparavelmente chegando a dominar extensões enormes se o deixarem. Noutros limitam-se a sobreviver e nunca passam dum projeto de coral que pouco evolui de ano para ano apesar de tudo à sua volta (incluíndo corais moles) se desenvolver à grande.

 

Já vi isso acontecer demasiadas vezes para ser apenas uma coincidência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais