[DIY] Filtro interno potente


Recommended Posts

Boas pessoal, nao consegui meter o topico nos diy nao sei mt bem porquê no entanto penso que aqui tb nao faz mal.

 

Bem eu tenho um aquario de 54l e comprei um filtro interno que fazia 300l/h e com muito pouco material biologico o que acabou ao fim de dois dias ver a agua na mesma esbranquiçada e as coisas do costume, portanto fui aproveitar material que tinha a bastante tempo guardado.

 

 

 

Material:

Lã de vidro - 4,34€

Ceramica Biomax - 9,69€

X-acto

União de Redução M/F x 2unidades - 1,80€

Mangueira - 0,18€

Embalagem de comer.

Motor Filtro esponja Sera Precision P700 650l/h

eu tive de comprar as materias filtrantes pk senao seria so o preço das uniões e mangueira. (p.s: desculpem lá os morangos ficaram na foto loool)

 

2mmzf38.jpg

 

 

1º Passo

Corta se a tampa do comer a medida da rosca da união pra caber na tampa.

 

2h5mq9s.jpg

 

11l1qis.jpg

 

2º Passo

 

Tira se os autocolantes da embalagem do comer limpa se tudo muito bem e começa-se a cortar a esponja a medida da embalagem.

 

Podem ver que na segunda imagem usei um pouco de linha de pesca agarrada a esponja pra quando tiver de a limpar nao andar aflito a tentar puxa-la

 

mhglcz.jpg

 

10dz1xk.jpg

 

3º Passo

 

Ensaia-se a quantidade de la de vidro que vai ser necessaria.

 

214zcl2.jpg

 

4º Passo

 

Por cima da la faz se um pequeno tapete de esponja pra tapar a lã de modo a que esta nao va pra dentro do motor do filtro.

e o resto do espaço é enchido com cerâmicas.

k3ll4z.jpg

 

5º Passo

 

Um parafuso quente e faz se umas furações em baixo da embalagem.

De seguida montamos tudo de novo.

 

bg5hz6.jpg

 

Resultado?

 

116jkg7.jpg

 

Como podem ver a agua do aquario que montei ontem ainda se encontra muito má o que me levou a fazer este "home made", agora gostava de saber se cometi algum erro. :idea2:

 

Posso dizer que bombear 650l/h num aqua de 34l aquilo até remoinhos faz. :shocked028:

Acabei por ficar com um filtro um bocado melhor do meu ponto de vista visto este ter cerâmicas e lâ de vidro.

 

O meu primeiro DIY feito neste hobby :pompomgirl:

Editado por Hugo Fernandes_70061
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo, tá um bom filtro feito á medida do que pretendes e sem duvida ao sermos nós próprios a fazer dá-nos uma certa alegria :drool3: . Bom (DIY)...

 

Em questão á água turva, penso que o mais certo é ainda não estar a ciclagem do aquário feita. Aguardas mais uns dias e verás que isso desapareçe,

mantem tudo a funcionar e vais ver que corre tudo bem e não esqueças de ir fazendo testes á água. (amónia, ph,etc)

 

Dá uma vista por aqui no forum e vais encontrar muita coisa interessante... :coffee:

 

:animal_fish: :animal_fish: :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais