JBL e901, pouco caudal de saida


Recommended Posts

Boa noite.

 

Ha ja algum tempo que navego neste forum, e permitiu-me, tirar varias duvidas, no entanto, a situação de que me deparo no momento, tenho mesmo que vir pedir umas dicas.

 

 

Já procurei e tudo no forum, mas não achei, informação especifica sobre o que procuro, sendo assim aqui estou.

 

 

Ha ja algum tempo que as fezes dos meus peixes tem sido muito compridas e escuras e finas (mais do que o habitual), mas apercebi-me, de que elas ficavam no fundo e iam-se degradando aos pouco, e faziam as pedras do fundo ficarem esverdiadas, andei a pesquisar e até pensei que fosse alguma doença, mas fui ver melhor e o filtro que tinha (Tetra 800 plus) ja tinha as esponjas do interior completamente entupidas, o que poderia ser esse motivo (não filtrava bem, provavelmente)

 

Mas em vez de trocar, optei por adquirir um JBL e901 Cristal Profi Greenline (neste forum, falam muito bem dele, em forma geral), quando abri a caixa, lavei todos os tabuleiros, os de 'esponja' e o das pedras brancas, montei o sistema tipo flauta, o topo do filtro ficou pelo menos a 25cm abaixo da parte de baixo do aquario, apertei as 'porcas' em relação a tubagem, para ficarem a vedar.

 

 

Comecei a dar a bomba até encher de agua, ligeu a energia, e tive que continuar a dar a bomba mais um bom bocado até comecar realmente a bombear agua (apanhou muito ar)

 

Mas agora, 4 horas depois, ele ainda maten um caudal muito limitado (nem vejo nada a sair da flauta quando ela esta submersa), apenas vejo movimento na agua a nivel superficie, e o filtro a trabalhar, fica 2-3 minuts em silencio, e uns 10-15 segundos a fazer barulho de compressao, depois silencioso, barulho a comprimir, silencio, e repete-se

 

 

Andei a ver na internet, e todos os testes, dizem que faz bom caudal de saida e tudo mais, mas o meu não ..., por isso, o que estou a fazer de errado?

 

Tenho as mangueiras sem dobras nenhuma, e de momento sem nenhuma bolha de ar, no entanto no manual (alinha 6), vi algo que dizia como reduzir/aumentar o caudal de saida, vou citar "Quando maior a alavanca for afastada da marca 'OPEN ' menor será o caudal", mas alavanca só la vejo 2, as pequeninas e a central grande, e já mexei para baixo e para cima nelas, e não notei nem melhor nem pior, será algo que não configurei bem?

 

 

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite,

 

Não sei se te vai ajudar, mas tens aqui um video com o teste real da quantidade de litros que o JBL e901 faz por minuto,

 

 

Eu tenho um, e o caudal não é forte mas como o meu aquário não é grande e com a quantidade de areão que têm ficou só com 64 litros, de inicio até funcionou bem mas como as plantas começaram a crescer e a quantidade também aumentou senti necessidade de colocar 2 pequenas bombas para ajudar a circulação da água em todo o aquário. Uma junto ao Outflow no sentido do mesmo e outra no lado contrario no fundo ( no sentido inverso ). o que sei é que melhorou bastante, água mais cristalina e sem depósitos de detritos no fundo!

 

Agora parece me que o filtro esta longe de ter o desempenho que a marca diz que faz!

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta.

 

No entanto, já tinha visto esse video, foi o que me levou a ficar suspeito da performance do meu, e até vi um outro video de uma pessoa com um aquario de 180 litros, que utiliza a outra saida (tipo um bico de pato) em vez da flauta, e fazia um caudal bem grande, comparado com o meu ue com a flauta submersa nem se ve agua (nem bolhas), so uma agitação ligeira na água ...

 

O meu problema agora é mesmo, só os detritos que ficam no fundo, que a água até que fica limpa, e desde que comecei a usar uma meia com carvão ativo, por baixo da aspiração dos filtros (mas não bloqueando a aspiração), a água melhorou bastante, mas os detritos ..., e houve uma pessoa que me disse, que eu teria era de arranjar um filtro externo com flauta que tivesse força suficieinte para que a água que sai, chegue ate ao fundo do aquario, para criar pequenos turbilhões que acabaria com todos os detritos no fundo.

 

Mas este filtro, está bem longe de tal efeito

 

 

nota: pelo lapso, não cheguei a mencionar, mas o meu aquário é de 100 litros, tenho 1 termpostato em cada ponta, a aspiração do filtro numa das pontas, e a flauta a meio do aquário

Editado por johnnyboy75
Link to comment
Partilhar nas redes sociais