Iniciante em Aquariofilia


Recommended Posts

Como o próprio nome do tópico diz sou iniciante na aquariofilia, já li vários tópicos os quais referiram este Tópico e este Website

O aquário que eu adquiri foi um AquaDream 80 referência "08873" da Aquatlantis com as medidas 80x30x45cm, de 90L com iluminação de led com 80 leds e um total de 7.7W que ilumina bem todos os cantos do aquário, com uma biobox 2 com bomba easyflux 600 e Termostato easyklim 100.

Também comprei um saco de areao de rio de 10k, um quick test da sera, ainda me falta comprar o do teste de amónio que não vem incluido neste e um Termómetro, como não tinha quase plantas de jeito o vendedor aconcelhou-me a voltar passado uma semana, isto no domingo passado, dia 28 de Abril.

Depois de ler melhor alguns tópicos vi que era melhor colocar substrato de plantas e deparei-me com uma questão, como ja coloquei o areão de rio e a água, é possivel colocar substrato para plantas com a agua lá dentro e apenas levantado o areão e deixar a água? coloco esta questão pois como o aquario ja se encontra a começar o ciclo de azoto não pretendia começar o ciclo de novo.

Outras das perguntas que tenho são que tipo de substrato e espécie de plantas e peixes aconcelham para principiante? Ja andei a ver alguns Guppys e Corydoras Pygmaeus, também pensei nuns caracois Planorbis e possivelmente uns camarões mas gostava de saber sobre a compatibilidade entre eles e os peixes. Desde já o meu obrigado a todos os que me poderem ajudar.

Aqui em baixo estão algumas das fotos que tirei.

kfol0.jpg

47ep.jpg

7mnf.jpg

Editado por Abílio Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres colocar substrato fertil por baixo desse que já tens a melhor opção é esvaziar o aquario, tirar o areão meteres o substrato depois o areão e água novamente.

Tendo em conta o tempo de operação e se reutilizares a àgua não te vai afectar em nada o ciclo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres colocar substrato fertil por baixo desse que já tens a melhor opção é esvaziar o aquario, tirar o areão meteres o substrato depois o areão e água novamente.

Tendo em conta o tempo de operação e se reutilizares a àgua não te vai afectar em nada o ciclo.

Obrigado pela dica, vou juntar uns garrafões de água para guardar a água do aquário enquanto adiciono o substrato.

 

Alguém tem ideia de que tipo/marca de substrato fértil devo utilizar? e que tipo de flora?

Quanto a fauna quem me dizem de Guppys, Mollys, Platys ,Corydoras Pygmaeus, Planorbis e possivelmente então uns camarões?

Possivelmente plantas a pensar neste tipo de habitantes...

Todas as ideias e opiniões são bem vindas.

Editado por Abílio Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Substrato fertil tens o JBL aquabasis. Também há mais caros mas penso que no teu caso não faça muito sentido.

Em relação à flora é amis complicado pela luz que tens que mesmo para plantas fáceis é pouquinha. Podes sempre por umas anubias, musgo de java, etc.

A fauna vai ao gosto de cada um e dos parametros do aquario, deves adequar a fauna ao PH, temperatura entre eles etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes tentar meter aí camarões, mas por experiência própria, aconselhava-te a não o fazeres. Não é nada bonito ver os peixes a comer um camarão adulto vivo. Se bem que os meus eram bettas fêmeas, mas o aquário tinha mais ou menos a mesma litragem.

 

Cumps

Projeto principal - ainda sem nome



Em constante aprendizagem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de ouvir mais opiniões tanto quanto ao substrato fértil como para a fauna e flora que acham ser a mais adquada.

Os valores que tenho são os seguintes:

Dia 28-04-14, NO3=+-8 NO2=+-1, GH6, KH=5, PH=+-7

Dia 02-05-14, NO3=+-8 NO2=0, GH6, KH=5, PH=+-7.5

Só ainda não tenho os valores do amónio porque ainda não consegui comprar o teste.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de ouvir mais opiniões tanto quanto ao substrato fértil como para a fauna e flora que acham ser a mais adquada.

Os valores que tenho são os seguintes:

Dia 28-04-14, NO3=+-8 NO2=+-1, GH6, KH=5, PH=+-7

Dia 02-05-14, NO3=+-8 NO2=0, GH6, KH=5, PH=+-7.5

Só ainda não tenho os valores do amónio porque ainda não consegui comprar o teste.

 

Continuo a aguardar mais opiniões...

Quanto ao alimento aconselham também a criação de alguma espécie de alimento vivo?Se sim qual o mais fácil para começar e onde poderei arranjar?Sou da zona São João da madeira/Oliveira de Azeméis(Aveiro).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Abalio Costa tou a pensar comprar esse aquario mas tenho uma duvida que te queria colocar, essa biobox faz muito barulho?? É que eu queria por o aquario no quarto e nao queria passar mal as noites xD ...

 

CUMPS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu penso que se meteres ai uns camarões red cherry, caracolada e uns guppies e afins que nao vais ter muito stress, nao podes meter é botias que ja vi falar que pra eles os camaroes e caracois são um petisco.


Mas para camarões tbm tens de ter bastantes esconderijos que os gajos gostam, musgo e afins. Penso até que é uma especie que reproduz bem portanto mesmo que um ou outro sirva de petisco sempre se procriam desde que tenham esconderijos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Bem-vindo ao fórum e a aquariofilia.

Como já foi dito em comentários anteriores, as melhores plantas para o teu aquário (apesar da luz ser um pouco fraquinho) são as anubias, musgo de Java (muito importante se quiseres ter camarões), Echinodoras, fetos, valisnerias.

Quanto a fauna tens os guppys, mollys, platys, corydoras, tetras... Mas como já foi referido, vai vendo os peixes que mais gostas e vê se são compatíveis uns com os outros. Um site óptimo é o www.aqadvisor.com , lá podes por as características todas do teu Aqua incluindo a fauna que queres e ele diz-te logo qual os requisitos recomendados e se as espécies são compatíveis.

Acima de tudo não tenhas pressa, faz as coisas bem e com calma e vais ver que te vai dar um gozo tremendo ao veres o progresso que o teu Aqua vai ter.

Qualquer coisa, a malta ta aqui pa ajudar.

 

Cumps

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao acho que vou vou fazer a compra xD

A unica desvantagem da biobox é que ocupa um bocadinho de espaço, mas como filtro que é acho que faz um exelente trabalho :)

Por agora tambem só vi isso como desvantagem.

 

eu penso que se meteres ai uns camarões red cherry, caracolada e uns guppies e afins que nao vais ter muito stress, nao podes meter é botias que ja vi falar que pra eles os camaroes e caracois são um petisco.

Mas para camarões tbm tens de ter bastantes esconderijos que os gajos gostam, musgo e afins. Penso até que é uma especie que reproduz bem portanto mesmo que um ou outro sirva de petisco sempre se procriam desde que tenham esconderijos.

Como disseste espero bem que sejam apenas "alguns" a servir de petisco XD

 

Boas

Bem-vindo ao fórum e a aquariofilia.

Como já foi dito em comentários anteriores, as melhores plantas para o teu aquário (apesar da luz ser um pouco fraquinho) são as anubias, musgo de Java (muito importante se quiseres ter camarões), Echinodoras, fetos, valisnerias.

Quanto a fauna tens os guppys, mollys, platys, corydoras, tetras... Mas como já foi referido, vai vendo os peixes que mais gostas e vê se são compatíveis uns com os outros. Um site óptimo é o www.aqadvisor.com , lá podes por as características todas do teu Aqua incluindo a fauna que queres e ele diz-te logo qual os requisitos recomendados e se as espécies são compatíveis.

Acima de tudo não tenhas pressa, faz as coisas bem e com calma e vais ver que te vai dar um gozo tremendo ao veres o progresso que o teu Aqua vai ter.

Qualquer coisa, a malta ta aqui pa ajudar.

 

Cumps

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Já começo a ficar com vontade de meter lá peixes e só de pensar que vou ter de esperar + 3 semanas, ui ui... mas há que aguardar para não fazer asneiras...

quanto a luz não acho que seja muito fraquinha mas se tu o dizes vou me acreditar pois como sou novo nisto provavelmente posso estar errado, o maior problema é onde meter a água do aquário toda para poder meter o substrato fértil... já estou a juntar garrafões de agua mas parece que vai demorar pelo menos 1 a 2 semanas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tive a ler o tópico e para a luz que tens, sinceramente não vais conseguir ter plantas muito exigentes e a maior parte das que te indicaram são plantas com rizoma ou musgos que não se plantam na areia, talvez as Echinodoras e as valisnerias sejam, mas no caso das valisnerias por exemplo são tão pouco exigentes que até nesse areão elas vão vingar.

Eu no meu aquário tenho subtrato fértil e neste momento só tenho uma planta que necessita dele, são opções é claro mas em termos de limpeza ou alguma alteração no layout é o melhor.

Em relação ao aquário é muito semelhante ao meu mas de outra marca, a diferença é que a minha biobox está atrás do lado direito e posso te dizer que estou satisfeito com ela, fiz uma alteração que foi usar 2 bombas para aumentar a circulação.

A fauna se queres meter camarões deves ter em conta muitos esconderijos e musgo, se meteres peixes tem atenção ao que metes, se têm a boca grande ficas sem camarões, os guppys, platys, corydoras, neos, rasboras, etc, tenho ou já tive com camarões e não lhes fazem mal, aos adultos é evidente porque os camarões pequenos são petisco.

 

Cumps.

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém conhece lojas na zona de Oliveira de Azeméis/São João da Madeira/Santa Maria da Feira que não sejam "desmazeladas", visto que o zoofeira do 8ª Avenida já la fui 3 vezes e encontrei peixes mortos e hoje vi outro totalmente branco que se notava que já estava morto a alguns dias...

De plantas também não me parecem ter grandes variedades, mas depois do que vi com os peixes não penso comprar nem peixes nem plantas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu moro na zona de Sintra e aqui há uma Ornimundo. Uma coisa que já reparei em relação as lojas de aquariofilia é que os preços são consideravelmente mais altos. De resto quanto à qualidade não tenho nenhuma razão de queixa e a malta que lá está (geralmente há um que está mais especificamente na zona dos aquários) até percebe do assunto, mas isso é uma questão de ver por si proprio

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tinha falado em colocar o substrato fertil aproveitei e modifiquei por completo o aquario, aqui vai a foto:

IMG_20140514_211209_zps5175b228.jpg

Eu comprei o sera floredepot e estes 3 produtos da Sera e no primeiro dia a agua ficou um bocado turva mas o que acho estranho é que 2 dias depois a agua ficou com uma cor ligeiramente esverdeada e com um cheiro esquisito, não cheira mal é apenas esquisito.

Isto é normal?

 

IMG_20140514_211242_zps24db957e.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu também usei um produto semelhante a esse mas esperei uma semana e meia para pôr peixes, mais vale prevenir. Quanto a água esverdeada isso é normal. No início também fiquei com a água turva, depois meio esverdeada, mas com o tempo e as tpa's ela acaba por ficar cristalina

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os teste que fiz hoje da NO3=0 NO2=0, GH6, KH=5, PH=entre 6.8 e 7.2 +-7, o de amónia esta difícil de arranjar pois nas lojas daqui da zona nenhuma tem...

Alguém tem Christmas moss e Camarôes cristal red ou black baratos que venda e envie ou entregue na minha zona?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o bio nitrivec funciona bem, de qualquer forma podes iniciar com 1 peixe (após as 24horas do nitrivec) e passado uns dias adicionas mais.

Ou então, arranjas uns garrafões e o pessoal arranja-te agua de aquário ciclado que ainda é melhor (Sou dos teus arredores, é uma questão de combinarmos).

Quanto aos peixes, lojas de shopping na zona é como dizes, sem comentários.

 

Tens uma na tua terra que é a Flor´Ave, o stock de peixes de agua quente é reduzido mas se tiveres tempo passas lá e solicitas se é possível encomendar.

Normalmente o Srº Eduardo está lá da parte da manhã ou ao sábado.

 

Depois tens a Aquoporto, não é nada perto mas é material de qualidade.

 

Christmas moss e Camarôes cristal red ou black... aqui na zona de qualidade e baratos não tens ninguém.

Tens a loja mini zoo em Oliveira de Azeméis mas pagas 4 ou 5 euros por um simples red cherry, por isso imagina por um cristal red.

 

Depois também tens a Petplanet (Ovar), tem algumas plantas a bons preços mas os peixes nem por isso...depende das alturas, devem ser cotados conforme o preço do petróleo :)

 

Para finalizar tens os classificados aqui no fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario já tem 3 semanas a fazer o ciclo eu apesar de mudar o areão mantive a mesma agua, agora vou ver se compro uns umas coridoras para limpar o fundo e depois uns guppys, uns camarões e uns caracóis ou uns limpa-vidros.

Quanto a essa loja Flor'Ave em que sitio é que fica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, acho que é a rua manuel ferreira da silva Brandão.

Vindo de sao joao pela rua do brasil, ao cimo viras a esquerda em direcção

a cucujaes, passas uma drogaria e continuas sempre, ate passares a marisqueira. A flor ave fica uns metros a frente da marisqueira do lado direito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.