Discus a 1ª experiência


RuiMFJ

Recommended Posts

A minha referencia no mundo da aquariofilia sempre foram os plantados...depois de um longo interregno...regressei de novo ao mundo dos aquários com um plantado. Agora ao fim de dois anos...de sucesso com o plantado...resolvi lançar-me na experiência com os Discus. Sempre admirei os bichos mas sempre tive a ideia que seria algo muito complicado...

 

A ideia foi amadurecendo...embora por vezes fosse colocada na gaveta....e chegou o dia em que todo o aqua foi reformulado.

 

Faz hoje 1 mês que coloquei os 4 Discus juvenis...dois azul turquesa e dois vermelho turquesa (informação dada na loja).

Optei por comprar 4 porque sinceramente dado a minha inexperiencia com esta espécie...dava-me por contente conseguir ter sucesso com dois.

 

A introdução dos Discus no aqua foi feita com todas as cautelas e a adaptação deles para minha surpresa foi imediata. Ao fim de duas horas...dei-lhes de comer e mais pareciam piranhas...

Hoje...faz um mês que eles estão no meu aqua...e confesso que estou rendido aos bichos. Sempre vivaços e sempre com apetite...é um prazer dar-lhes de comer. Passam a vida sempre juntos a circular pelo aqua...e pelo menos ainda não me apercebi de conflitos entre eles.

 

O aqua tem 200 litros...80x50x50...(sei que é curto para 4 mas como já referi a ideia é dos 4 conseguir ficar com 2)...

A temperatura da agua está nos 30º...o PH está nos 6.9...e tenho dois filtros externos um que faz 500l/h e o outro 700l/h, sendo que um dos filtros tem turfa...(confesso que me está a custar a habituar ao chá)...

 

Em relação à comida...estou a dar-lhes apenas congelados...Discufood + 30% artémia ) o prato preferido deles...e Discufood + 30% krill...tentei dar-lhe também granulado da Sera...mas eles até lhes viram as costas...nem sequer se dão ao trabalho de provar aquilo Tento dar-lhes de comer várias vezes ao dia...e no que diz respeito a quantidades...tenho estado a dar-lhes um cubo por dia...desconheço se é muito ou pouco

 

Para além dos Discus...tenho também 4 corydoras...para apanharem os restos que chegam ao fundo,

De momento estou a fazer uma TPA semanal de 30l...e a meio da semana coloco mais 6l para compensar a evaporação...

 

Aqui ficam umas fotos da rapaziada...

 

P1010795.jpgP1010796.jpgP1010798.jpg

Editado por RuiMFJ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelos discos e votos de sucesso. Não sei se já tens ou ainda não, mas deixo a sugestão de colocares um UV no sistema de filtragem. Será mais uma defesa para a rapaziada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Parabéns pelos Discus verá que são sem dúvida peixes FANTÀSTICOS...

4 discus não sei demais pra esse aq. embora seja pena não ter um pouco mais de cumpr. com o tempo desejará não ter um aq. um pouco maior.

 

"...Em relação à comida...estou a dar-lhes apenas congelados...Discufood + 30% artémia ) o prato preferido deles...e Discufood + 30% krill...tentei dar-lhe também granulado da Sera...mas eles até lhes viram as costas...nem sequer se dão ao trabalho de provar aquilo Tento dar-lhes de comer várias vezes ao dia...e no que diz respeito a quantidades...tenho estado a dar-lhes um cubo por dia...desconheço se é muito ou pouco..."

 

Um cubo por dia é pouco se apenas comem comida congelada. Tente colocar o granulado com a papa a descongelar e um pouco de alho ;)

e dê granulado 1/2 vezes ao dia e a comida congelada 1x ao dia, eu se estiver por casa o dia inteiro tento dar mais x e menos quantidade de cada x

 

Faltou uma foto panoramica, mas parece que essas pedras vulcânicas estão a mais.

 

Boa sorte com eles...cumpr. Sérgio Vale

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas dicas....realmente a questão da comida é importante, visto não ter nenhuma experiencia com Discus (os plantados sempre reinaram e ali os habitantes eram pequenos).

Tenho reparado que a rapaziada anda sempre cheia de fome...e mal me vêem a aproximar do aqua...ficam eufóricos...por outro lado tinha receio de lhes estar a dar de comer a mais...

Vou tentar então misturar o granulado com a comida congelada. E sobre o alho...realmente tinha reparado que eles adoram isso...pois tinha aqui krill com alho (dado por um amigo) e eles quase que saltavam fora de agua para o apanhar...pensando que eles gostavam de krill comprei mais...mas fiquei intrigado por não os ver tão entusiasmados....fui ver as embalagens e reparei que um tinha alho e o outro não.

 

Sobre o filtro UV...vou ter isso em consideração...até hoje não me preocupei muito com a utilização deste tipo de filtro...mas se ele é util para os Discus...tratarei de adquirir um.

 

Confesso que as pedras vulcanicas também não me tem agradado muito mas ainda me estou a habituar a este novo layout....para quem estava habituado a ver o aqua cheio de plantas...isto parece vazio, mas por outro lado...dá gozo ver os rapazes a passearem de um lado para o outro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Em 1º lugar...bem vindo ao mundo dos discus!

O aquário efectivamente não é grande, e os discus são peixes de cardume , principalmente em juvenis.

Em adultos poderás manter aí um casal em óptimas condições, mas para crescerem convém serem mais.

Pelo comportamento que descreves-te e pelo que aparenta nas fotos , os 4 foi boa aposta.

Agora é muita comidinha , muita agua nova e paciência!

Permite-me só um comentário ao teu areão...parece-me de grão grande, e esse areão é mais difícil de aspirar.

Com o passar do tempo, e acumulação de matéria orgânica vai dar problemas.

 

Ps:se não gostas da agua castanha , porque tens a turfa no filtro?

Editado por Rui Cardoso

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação ao areao e à sua aspiração, tem sido algo a que tenho dado especial atenção e é aspirado com frequencia...inclusive mudei de aspirador para se adaptar melhor a este tipo de areao...

 

quanto à turfa...foi um conselho de um amigo para evitar o PH acima dos 7...no anterior (plantado)...tinha tendencia para um ph acima dos 7.2...espero ir-me habituando ao chá...

 

De resto os rapazes por agora cá andam...um deles tem-se destacado um pouco mais no que concerne ao crescimento...mas o mais pequeno parece que começa a dar sinais de querer mandar no gang...

 

A parte da comida é a que me tem criado mais duvidas...pois sempre tive peixes pequenos e com estes ainda não sei bem se lhes estou a dar muito ou pouco...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Já passaram 4 meses e os 4 ainda por aqui andam. Como já referi no inicio do post...não tenho qualquer experiencia com discus...e confesso que por esta altura já contava com algumas fatalidades, felizmente tal não ocorreu.

 

Até agora...ainda não houve sinais de doenças...eles andam sempre com energia e sempre prontos a comer...coisa que fazem com prazer. Um deles tem crescido mais que os restantes e no que diz respeito a hierarquias...parece-me que o maior começa agora a usar o tamanho para se impor...pois até agora um dos mais pequenos é que mandava nos restantes. Não tem havido lutas...apenas uns chega para lá de vez em quando...de resto tem o habito de estar sempre agrupados.

 

A alimentação continua a ser congelados...granulado já desisti pois eles mandava-me comer aquilo...por motivos profissionais...muitas vezes comem só uma refeição por dia...sempre que posso dou-lhes duas ou três refeições diárias.

A impressão que tenho...é que estão a crescer pouco.

Estou a pensar desinfesta-los pois até agora isso ainda não foi feito...

MpPpGA.jpg

 

YA21wU.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Também tenho discus relativamente a pouco tempo.

Um dos discus que adquirir "foi-se", devido a estar muito magro e não consegui fazer um tratamento a tempo.

Mas se os teus estão roliços, não devem precisar só se constatares sintomas. .

Os meus também mandavam-me comer o granulado, nunca o fiz :P

Mas aprendi uma forma para eles comerem.

2 refeições por dia. De manha dou-lhe comida congelada, eles empanturram-se. Depois de eles comerem ficam meios "observadores", nessa altura coloco uma parcela de granulado para eles se irem entretendo ate a próxima refeição. No inicio era uma estragação de granulado, mas aumentei o tempo entre refeições e hoje posso dizer que já toleram muito bem o granulado. Por vezes vejo os gajos a limparem o chão de restos de granulado, ovos de caracol.

Andei a ver que tipo de comida viva podia dar, então comecei a dar larvas de mosquito e alguns bloodworms que apanhava num recipiente, eles adoravam tornavam-se outros peixes (totalmente malucos cheios de energia atrás dos bichos), mas coçavam-se muito. Algum tempo encontrei um usuário do fórum que tinha uma forma dos tratar, ainda não experimentei.

Agora ando a testar ver como reagem a larvas de besouros de amendoim. No inicio estranharam, mas agora viram assassinos para comer uma. Vai ser um processo de aprendizagem ver ate que ponto é benéfico. Na carteira está a ser, mas tenho de ver a saúde primeiro.

 

Nunca dei kill, apenas artêmia com misturas(alho, aloe vera,...) e bloodworms.

Xi foi extenso desculpa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os meus em relação à alimentação...até agora tem sido apenas congelados da marca Ocean Nutrition:

Discusfood - contem legumes misturados

Discusfood + 30% de artémia

Discusfood + 30% krill

Discusfood Quintet (uma mistura que engloba os que estão acima descritos e outros ingredientes)

 

Os rapazes até se babam...devoram tudo e ainda ficam a olhar para mim com cara de quem está à espera de mais...e vou ter de lhes trocar o local onde coloco a comida...pois os chico-espertos passam a maior parte do tempo no canto onde cai a paparoca...

 

Em relação aos bloodworms depois de ler algumas opiniões que tal alimentação potencia o aparecimento de parasitas internos (sei que isto é controverso)...optei por não lhes dar.

Até hoje não me apercebi de sinais de poderem estar com parasitas internas...nunca os vi a coçar-se e as fezes parecem-me normais...por isso fico sempre na duvida se devo ou não fazer a desparasitação...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais