Cliff of Spirits


João Marujo

Recommended Posts

Boas malta!

 

Não é que esteja a pensar fazer alterações para já mas tenho andado a ver a Utricularia grammifolia e estou curioso em experimentá-la pois tem um aspecto bem denso e muito apelativo! :)

 

Tendo em conta que não quero fazer alterações no hardscape, será que esta planta ficaria aqui bem, substituindo a sp mini ou até a sp mini e as blyxas?

 

Tenho lido alguns relatos que é uma planta muito complicada e outros a dizer precisamente o contrário! Alguém que já a tenha experimentado me pode dar uma opinião?

 

Abraço

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, parece que ninguem experimentou a UG para me poder dar feedback! :)

 

De qualquer maneira, aqui ficam umas fotos dos antigos e dos novos habitantes (5 Sakuras)! Algumas das fotos, estão um pouco desfocadas mas não deu pra mais...

 

14149255569_1ce62fd072_c.jpg

 

14149302160_6dc76721c0_c.jpg

 

14334234042_238f4133cc_c.jpg

 

14312789696_29620f8576_c.jpg

 

14312789646_28763df38d_c.jpg

 

14312789606_646dfc8bfa_c.jpg

 

14332590601_7497df7597_c.jpg

 

14332590551_346ce61f72_c.jpg

 

Abraço

  • Votar + 3

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espetacular João... muito boas fotos e exemplares.

A primeira do camarão está mesmo fantástica.

 

Pq queres exprimentar a UG agora? Não achas que podias deixar isso andar mais um pouco?

Algo que não gostas?

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grandes fotos macros João. O camarão está fantástico.

Nunca tive ug, o gmartins que eu saiba era o único que as usava nas montagens dele.

Enviaste foto para o ialpc?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto há UG, já usei há uns belos anos. Todos diziam e ainda dizem que é uma planta causadora de problemas e que precisa de muita atenção no seu alimento.

Fiz um tapete sem problema algum e digo já que a usarei novamente muito em breve. Não a achei mais complicada de a manter em comparação com qualquer outra.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Obrigado pelas palavras malta! :)

 

Sim Pedro, também acho que a primeira é a que está melhor.

 

Relativamente à UG, é mera curiosidade. Quando fui buscar os Sakuras à do Rui, vi a dita cuja em 1-2-Grow e fiquei mesmo curioso! De qualquer maneira, como referi anteriormente, não estou a pensar fazer qualquer alteração para já (a montagem é de finais de Março! lol)...ou melhor, vou ter de fazer uma "poda" nas blyxas pois já estão a começar a ficar fora do substrato, estando apenas presas pelas raizes!

 

António, sim, enviei! É a minha primeira participação num concurso, ainda pra mais logo neste! :P

 

Zé e Miguel, as vossas opiniões vão de encontro com muitas das opinões que tenho lido em alguns foruns embora tb ja lido precisamente o contrário. No UKAPS, houve dois membros que comentaram no meu tópico que ambos já tinham tentado duas vezes e sem sucesso!

 

Bom, de qualquer maneira, esta possibilidade será estudada muito devagar e, quem sabe, nem será neste aquário!

 

A ver vamos! :)

 

Abraço

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas!

 

Andei a fazer umas experiências com a fertilização que não correram muito bem...

 

Como andava sempre com nitratos sempre perto dos 50ppm, fosfatos a 1ppm e a GSA não me largava, decidi alterar a fertilização de macros (1 vez por semana) com uma solução de PO4+K (2 vezes por semana). Ao inicio, as coisas pareciam estar a correr bem: os nitratos desceram para os 25ppm e os fosfatos subiram para 2.5ppm. Em termos de crescimento das plantas, não notei qualquer diferença. No que toca a algas...a GSA diminui mas em compensação começou a aparecer BBA nas blyxas que estavam mais perto da luz e depressa se alastrou à sp mini. Também tive dois pequenos focos de BGA nos musgos...

 

Com estes resultados, ontem fui obrigado a fazer uma mega manutenção! A sp mini levou uma poda das grandes, joguei uns 20/25 pés de blyxas para o lixo, o weeping moss foi tudo retirado e substituído christmas moss e a marsilea foi toda replantada. Para terminar, as pedras levaram uma escovadela à bruta e ficaram "parecidas" (not) como era no inicio! lol

 

Como também aproveitei para dar uma limpeza na areia, fiz uma tpa de +/- 70% e voltei a fertilizar segundo o EI puro.

 

Vamos la ver como é que isto corre daqui para a frente...

 

Vá uma fotozinha tirada com o tlm.

 

1yafi9.jpg

 

Abraço

  • Votar + 1

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendo que quisesses fazer algo quanto à GSA, mas mexidas dessa dimensão são sempre arriscadas quando a coisa não vai assim tão mal.

Durante essas mexidas todas como estava e está o GH?

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas!

 

Isto ainda está complicado com algas...a sp mini não aguentou a poda extrema e já foi toda retirada. Nas blyxas, pensava que so tinha deixado os pés sem algas mas já andam algumas com BBA. A unica que parece que desapareceu foi a BGA.

 

Entretanto, para substituir a sp mini, coloquei UG que durou uma semana!!! Fez melt completo e simplesmente desapareceu! Acho que vou optar por colocar a montecarlo nesta zona...pelo menos já sei com o que posso contar!

 

Para ajudar à festa, na manutenção de ontem aconteceu o que nunca me tinha acontecido:

 

33ktcvt.jpg
Quando se pensa que nada mais pode correr mal...enfim, há dias que mais vale estar quieto... :(

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Livra, que isso dá uma dor no coração. Consegues limar isso e colocar o tubo? Ainda por cima foi muito em baixo :(

 

Quanto ao estado do aquário, algo de muito estranho se passa... não percebo pq razão isso te acontece.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente, não dá Pedro! Como referiste, é muito em baixo e não consigo fazer nada disto! :( Ainda me dói a mão dos murros que espetei na parede! Tinha de descarregar a frustração em algum sitio...

 

Relativamente às algas, comecei um esquema de fertilização na 5ª feira com fertilizantes feitos pelo Alvarenga. Foram feitos +/- à minha medida...vamos la ver como isto corre! Nos ultimos testes que fiz (antes dos fertilizantes serem feitos), os valores eram os seguintes:

 

pH - 6.8

NO3 - 30 ppm

gH - 5 dgH

kH - 7 dkH

 

Ontem tive a aspirar uma boa parte da areia que já tinha lá BBAs e estava bem escura! Não percebo muito bem a razão disto pois não tenho tido flutuações de CO2 (acho eu!) e também tenho tido cuidado com as manutenções ao filtro para não ter quebras na circulação. Relativamente ao fotoperiodo, continuo com 6 horas diárias, o que não me parece ser excessivo!

 

Tendo em conta que ja voltei ao EI normal, não era suposto as coisas estarem a estabilizar?

 

Como apenas comecei a usar os novos fertilizantes na 5ª feira passada, resta-me aguardar para ver se há alterações.

Editado por João Marujo

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falta teste de PO4 mas os valores estão ótimos. Até pelas contas PH / KH (falíveis, mas dá uma indicação) o CO2 está nos 33ppm.

Mas o que têm os "novos" fertilizantes de diferente em relação ao EI tradicional? Tens a receita?

O que usas de micros?

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Miguel, é um aperto no coração e na carteira! :( Cada vez que olho para a foto...

 

Antes estava a fazer micros e nas macros, alternava um dia macros normais e dois dias "macros" sem N, ou seja só PO+K.

 

A receita tem alguns ajustes em relação à fórmula base do EI. Foi adicionado um pouco menos de Mg (no outro aquário tenho gH a 8 e kH a 10) e como costumava ter os nitratos sempre nos 50 ppm, também se reduziu um pouco na fonte de azoto.

 

A 100%, os valores são os seguintes (12 ml/semana de micros e macros):

NO3 - 22 ppm

PO4 - 5 ppm

k - 29 ppm

Mg - 2 ppm

 

No entanto, o Hugo recomenda começar a 75% (9ml/semana de micros e macros):

NO3 - 16.6 ppm

PO4 - 3.8 ppm

k - 21.4 ppm

Mg - 1.5 ppm

 

A fórmula das micros é a normal da aquariumplantfood em dobro da concentração para ficar igual com a mesma dosagem das macros com um reforço de ferro.

 

Penso que é isto! :)

Editado por João Marujo

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, mas tanto eu como o Miguel perguntávamos que diferença existe nisso em relação à anterior?

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concretamente, não vos consigo responder pois os fertilizantes que usei antes são "comerciais" (Ecoarium) e como tal, não sei ao certo a sua composição.

 

Relativamente aos que usei qd fiz isto descambar, foi o que referi antes: macros normais uma vez por semana e a solução PO4+K duas vezes por semana.

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas que grande azar João, é por isso que sou adepto de difusores de plástico, já parti uns quantos de vidro!

 

Agora não percebo é porque não colocas fotos do que realmente interessa ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!
Hoje meti a mão na massa e acho que resolvi o problema! :)
Material necessário:

- Luvas anti-corte

- Conjunto de limas

- Difusor partido lol

 

152gr3p.jpg
Com muito cuidado, limei bastante bem a zona onde o difusor se partiu de maneira a não ter arestas vivas. Este conjunto de limas que comprei é bastante prático pois são de várias formas e assim foi possível limar por dentro e por fora. Depois de confirmar que não havia mais arestas, foi altura de o testar. Estava com receio que o tubo, com a pressão, saltasse mas ao fim de 5 horas, continua tudo na mesma. Espero que assim continue...
beh3xy.jpg
Agora umas fotos tiradas com o tlm só para não dizerem que só meto aqui as desgraças! :P
2uiknyt.jpg
2rw6q9t.jpg
2aj9ncm.jpg
  • Votar + 3

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aí esta João, era isso mesmo que te tinha sugerido. Não custava nada tentar :)

Ótimo!!!

  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não querendo ser de mau agoiro :( mas cuidado com essa ligação, se por acaso o tubo se solta do difusor matas a fauna em pouco tempo!

 

Já essas pedras precisavam de uma esfrega ;)

 

Reparei que o termostato estava ligado. Com que temperatura estás neste momento? Nos meus aquários sem aquecimento durante este verão? a agua mantém-se nos 24º.

 

Fico pasmado com a qualidade das fotos tiradas com telemóveis hoje em dia :thumbup3:

 

Ah, já não arranjavas um termómetro mais bonitinho :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Pedro, colá-lo, ia dar muito mais trabalho e muito provavelmente, não ficaria em condições. :)

 

António, como referi, ja esteve 5 horas ligado e o tubo nao saltou. Espero que nao aconteça. Se se soltar, não sei se matará a fauna pois a bolha de CO2 irá automaticamente para a superficie não havendo praticamente nenhum dissolução do gás na água. De qq maneira, vou estar atento.

 

A GSA tem andado por aqui em força mas tenho de dar outra escovadela nas pedras.

 

O termostato está regulado para os 24º. Já tive para o tirar mas às vezes arrefece à noite e tenho receio de afectar a fauna.

 

Aquele termómetro é uma reliquia! Ja cá está vai pra 5 anos! lol Para ja vai desenrascando mas quando comprar o 60P ou o watercube, logo mudo! :P

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não querendo ser de mau agoiro :( mas cuidado com essa ligação, se por acaso o tubo se solta do difusor matas a fauna em pouco tempo!

 

 

António, responder na hora da caminha dá nisto :tongue:

Se aquilo se soltar fica sem CO2 no aquário, tal como o João explicou.

  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.