Informaçoes sobre Diamond killifish


tiagoPires

Recommended Posts

boas pessoal...

 

como o topico indica, gostaria de saber informaçoes sobre este killie ( tb conhecido como ADINIA XENICA) pois na net , pouco ou nada fala se sobre ele!!!!

 

k tipo d killie se trata, se é ou não anual 8) é que pouco ou nada percebo de killies mas fiquei fascinado com o aspecto desta especie e gostaria de adquirir alguns exmplares, mas primeiro queria tar informado para não fazer asneira!!!!

 

aliás... nem sei se os consigo encontrar :cry: sabem se costumam aparecer a venda?

 

aki vai uma foto:

Pic_3358_13.jpg

 

Abraço

 

Tiago Pires

cumprimentos

Tiago Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago

 

 

Estás com pouca sorte. A Adinia xenica, a especie que mencionas, é originaria das zonas de agua salobra do sul dos Estados Unidos alem da zona do Yucatan no Mexico onde a descobriram recentemente, é não anual. A pouca sorte vem do facto que pouquissimos Killiofilos a têm, mesmo no Pais de onde é originaria. E claro menciono Killiofilos porque fora das associações de Killis esta e 99% das especies de Killis são impossiveis de encontrar.Dentro da Europa talvez na Alemanha alguem a tenha. Não a vejo há uns quatro ou cinco anos, e a ultima vez foi no Norte da Europa.

Inscreve-te na APK, as possibilidades de obteres os Killis que queres aumentam exponicialmente.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

 

entao isso ker dizer k é quase impossivel adquirir exemplares desta especie aqui em portugal!!!

 

será que não há nenhum killiofilo aqui em portugal que possua exemplares de ADINIA XENICA?

 

Eu ja pensei em inscrever-m na APK, mas como o meu interesse por killies fica-se apenas por esta especie ( pelo menos por agora), so me é benefico inscrever-m se a conseguir arranjar!!! tou errado? :arrow:

 

desde ja agradeço as informações dadas :D , apesar de não serem muito animadoras :arrow:

 

Abraço

 

Tiago Pires

cumprimentos

Tiago Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

será que nem consigo encomendar ovos vindos do estrangeiro?

 

e ja agora teem conhecimento de algum site (de um criador ou apenas informativo) que tenha boas informaçoes sobre a ADINIA?

 

reproduçao

paremetros de agua

alimentaçao

etc...

 

Ja tive no site do Vasco Gomes a ver os Aphanius, mas sinceramente nao me despertaram grande interesse e infelizmente tambem não tem nada sobre a ADINIA, ou pelo menos nao encontrei :wink:

 

Abraço

 

Tiago Pires

cumprimentos

Tiago Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, os Adinia xenica (é um género mono-específico, não há outras "Adinias") não aparecem pela peninsula ibérica pelo menos nos últimos anos. Nunca ninguém os declarou nos censos da APK nem foram expostos em nenhuma convenção de Portugal ou Espanha pelo menos desde 2001. Pessoalmente nunca ví nenhum exemplar, razão pela qual não tenho fotos da espécie. No meu site só há referências ao género na parte de sistemática. Apenas dá para perceber que pertencem à mesma família dos Fundulus, Leptolucania e Lucania.

 

Que azar, foste logo interessar-te por uma das espécies mais raras no hobby :D

 

Podes tentar inscrever-te na mailing list da AKA (Associação americana) e colocar lá perguntas sobre a espécie ou quem a mantenha. Talvez seja a melhor hipótese que tens.

 

Abraços e boa sorte.

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal...

 

será k ninguem sabe mais nada sobre a ADINIA?

 

bom, visto esta especie ser tao rara, parece k pelos vistos vou ter que optar por outro killie!!! :D

 

Abraço

 

Tiago Pires

cumprimentos

Tiago Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais