225L - Sem nome temporariamente


jacjac

Recommended Posts

Boas,

 

Venho apresentar o meu primeiro aquário plantado, montado à dois dias.

 

Setup:

 

  • Aquário
100x50x45 cm
  • Filtro
DIY com Tunze Silence 2400L/h (fotos mais à frente)
  • Aquecimento
Eheim Jager 300 w
  • CO2
Pressurizado
  • Luzes
4x 39 w
T5 39w 4200k
T5 39w 6500k
T5 39w 6500k
T5 39w 10000k
  • Substrato
AquaGrow
Elos Terra e Elos Bottom Mineral
Pastilhas Fertilizantes em algumas zonas.
  • Plantas
Micranthemum 'Monte Carlo'
Taxiphyllum sp. Spiky
Marsilea hirsuta
Marsilea quadrifolia
Pogostemon helferi
Hemianthus micranthemoides
Hygrophila pinnatifida
Rotala rotundifolia
Myriophyllum tuberculatum
Plantas a entrar no futuro/não estavam disponíveis:
Didiplis diandra
Anubias sp. Petite
Fissidens fontanus

 

 

Fotos:

 

Aquário:

 

2jfxhub.png

 

Tentem ignorar a bomba, o tronco flutuante e a localização do difusor de Co2. A entrega dos lily pipes do filtro atrasou-se e não deu para montar...

 

Filtro, a bomba fica a funcionar em modo externo.

 

Filtro/Estrutura:

 

90nih5.jpg

 

 

Aguardo criticas!

Editado por jacjac
  • Votar + 1

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado!

 

Agora vem aí a parte mais dificil... manter as plantas todas saudáveis, livres de algas. Qualquer conselho que tenham agradeço... Neste momento tenho 2*39W 7h ligadas e estou a contar manter assim durante uns 10 dias. Fertilização é EI (inicialmente estou a roubar um bocado nas doses) e o CO2 está com 1.5bps.

 

Um dos troncos que usei tem uma tendência fora do normal para formar algas e parece-me que vai precisar de mais atenção. Estou com uns fios agarrados a algumas plantas (parecem teias de aranha) que penso que seja alguma sujidade que tenha vindo nos troncos/pedras/subtratos. Ou pela falta de uma filtragem... neste momento só tenho circulação.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito porreiro :)

Com uma manutenção regular, as algas não aparecem facilmente.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Essa montagem promete, estou a gostar. Apenas um reparo, nesta fase, enquanto não tens fauna, podias e devias abusar no CO2.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado! Aumentei ligeiramente o Co2 (se aumentar muito mais, a maior parte acaba por não se dissolver). Estou também a usar EasyCarbo, para ver se dá um boost. As "teias de aranha" diminuiram bastante desde ontem, estou com uma película gordurosa na superfície, amanha na TPA deve dar para remover a maior parte.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Boa sorte com o projecto.

Dizes que não tens filtragem neste momento? (Apesar daquela foto que mostraste antes).

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dizes que não tens filtragem neste momento? (Apesar daquela foto que mostraste antes).

 

Pedro.

 

Não tenho o filtro ligado porque me faltam os lily pipes para dar a volta ao vidro. Tentei fazer a volta só com as mangueiras mas não fica com jeito nenhum... é temporário.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não tenho o filtro ligado porque me faltam os lily pipes para dar a volta ao vidro. Tentei fazer a volta só com as mangueiras mas não fica com jeito nenhum... é temporário.

 

É pena pq vais atrasar o desenvolvimento do aquário e a entrada da fauna.

Muito boa sorte ;)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Afonso,

 

Gosto da montagem, o hardscape está bem conseguido, só um reparo essa montagem pela imponência dos troncos quanto a mim pede umas plantas mais robustas , do tipo echinodorus o que lhe iria atribuir uma relação de escala mais real, e se ficar com um ar mais selvagem quanto melhor ...

 

Boa continuação :tongue:

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duas semanas depois está assim:

 

qzqlcm.png

 

Está a ficar com algumas algas, mas as plantas parecem estar todas a crescer.

  • Votar + 1

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Gosto da montagem, o hardscape está bem conseguido, só um reparo essa montagem pela imponência dos troncos quanto a mim pede umas plantas mais robustas , do tipo echinodorus o que lhe iria atribuir uma relação de escala mais real, e se ficar com um ar mais selvagem quanto melhor ...

 

 

Boas,

 

Inicialmente a minha ideia era fazer algo mais selvagens.. mas como não tenho muita experiência no que toca a plantas resolvi optar para algo mais "tradicional" e um layout com mais cor. Mas já tenho ideias para uma futura mudança (futura porque agora quero ver como isto desenvolve). Echinodorus talvez só as que têm folha mais pequena.. porque as outras são muito grandes para o tamanho do aquário.

 

A zona que gosto menos no aquário é o lado direito, na zona atrás do tronco.. a transição com a Hemianthus micranthemoides acho que não é a melhor. E a Myriophyllum tuberculatum ocupa muito espaço para a zona que é. Não dá para ter mais que 3-4 pés.

Editado por jacjac

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

Não haverá por aí uma atualização?

Para quem está a "fazer formação" antes de iniciar um projeto, que é o meu caso, era bom para ir vendo como rolam as coisas e tirando dicas, etc...

 

Continuação de bom projeto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aqui vai uma actualização:

 

nclb12.png

 

Mudei ligeiramente o lado direito... rodasaquarium, a ideia é mesmo por uma planta mais robusta, mas ainda não sei qual. Por enquanto está com hemianthus micrathemoides à frente, e rotala rotundifolia atrás. Ambas podadas esta semana. A unida que não foi podada foi a myriophilum tuberculatum e está do tamanho que se vê. Continua a faltar acrescentar as anubias nana/petit, mas em época de exames, todo o tempo é pouco.

 

Aguardo críticas!

  • Votar + 4

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E o aquecedor, que também parece ter mudado de lugar! :dance:

 

Eu nem devia comentar, porque não tenho nada construído (pelo menos que seja digno de ser visto) e porque não percebo nada de aquariofilia e aquascaping e estou muito longe de começar a perceber, mas vou dizer o que me parece, até porque é uma forma de aos poucos ir começando a participar mais ativamente no fórum!

Quando olho para as fotos, apesar de gostar da montagem e de como se está a desenvolver, os meus olhos, não sei porquê, esbarram nesses troncos cruzados ai na zona central!

 

Mas deve ser de mim, porque nenhum pro da coisa se pronunciou sobre o assunto... :D

Editado por pjfesteves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E o aquecedor, que também parece ter mudado de lugar! :dance:

 

Eu nem devia comentar, porque não tenho nada construído (pelo menos que seja digno de ser visto) e porque não percebo nada de aquariofilia e aquascaping e estou muito longe de começar a perceber, mas vou dizer o que me parece, até porque é uma forma de aos poucos ir começando a participar mais ativamente no fórum!

Quando olho para as fotos, apesar de gostar da montagem e de como se está a desenvolver, os meus olhos, não sei porquê, esbarram nesses troncos cruzados ai na zona central!

 

Mas deve ser de mim, porque nenhum pro da coisa se pronunciou sobre o assunto... :D

 

Boas,

 

O aquecedor está atrás do tronco.

 

Eu também não percebo nada de aquascaping... é o meu primeiro aquário plantado. Quanto aos troncos... é possível que chamem demasiado atenção.Mas eu gosto de hardscape que se veja. Como ja disse, se este não fosse o meu primeiro aquário provavelmente teria optado por algo mais wild, o que iria enconder mais os troncos. Mudanças para o futuro... Agora é ver como este desenvolve biggrin.png' alt=':biggn:'>

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Muito bom aspecto.

Parece uma selva "controlada". Os troncos sobressaem "quanto-baste"... Se era esse efeito de um plantado meio selvagem que querias, conseguiste muito bem.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena, como cresceram as plantas!

Já não noto tanto aquele efeito que falei ali para trás acerca do tronco no centro

O crescimento das plantas deve ter disfarçado

 

Gosto

Editado por pjfesteves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa selva está muito fixe, esses musgos estão com muito bom aspecto! Parece um pouco confuso em algumas partes talvez seja da foto que não tenha muito qualidade, mesmo confuso dá um aspecto de selva fantástico acho é que se vai acomular muita sujidade no meio dessa floresta :D

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários.

 

Se fosse hoje a montagem, fazia umas alterações ao hardscape... Aliás, estou na dúvida se não faço esta alteração ou monto um aquário novo, daqui a uns tempos. É que ainda é uma alteração considerável e acho que é mais fácil montar tudo de raiz do que andar a alterar.

 

Realmente está uma selva, e difícil de controlar... ando sempre a podar.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.