Os ocellaris vão por outra vez...


José Pedro

Recommended Posts

Os meus ocellaris estão novamente a limpar o mesmo sítio onde desovaram da ultima vez, mas o zebrassoma está lá constantemente a meter-se com eles.

Estava a pensar em quando fizer a mudança de água mudar a água para um outro aquario vazio que ali tenho e por só os ocellaris a desovarem e depois ir fazendo umas mudanças.

O cubo tem cerca de 50L.

Precisava de ajuda para me esclarecerem aqui umas duvidas...

 

Precisarei de escumador?

Bombas de corrente tenho aqui umas 3 de 400L/h. serão suficientes?

Estava a pensar em não por nada no tanque de desova, apenas os peixes e deixar tudo sem areão ou rocha. Bom ou nem por isso?

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zé, normalmente quando os peixes que estão a desovar no aquario mudam de instalações param (pelo menos temporariamnete) de desovar.

Talvez se deva precisamente por mudarem de "ambiente" e se vais coloca-los numa caixa de vidro sem esconderijos, filtração, etc, é normal sentirem-se ainda + nervosos e claro, pararem de desovar. Mas vale sempre a pena tentar ja que no aquario comunitario nao têm sossego e os ovos acabam por não eclodir..

 

A minha opinião é a de colocar os ocelaris no tal aqua de 50L mas com escumador, rocha (pelo menos metade deve ser viva para o equilibrio biológico não se perder..), termostato, luz (pode ser T8 só para os peixes s sentirem melhor). Se não tiveres $$$ para montar tudo hoje, espera para o mês que vem mas só troques os peixes quando tiveres tudo pronto!!

 

Depois conta o que resolveste fazer e como correu..

 

Força nisso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já arranjei uma solução que pode não ser a melhor, mas de momento é a mais viavel...

Arranjei uma placa de acrilico, perfurada e vou dividir o comunitario em duas partes para ver se eles desovam sem serem incomodados.

Para já, é o melhor que posso arranjar.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zé,

 

Os meus Premnas como sabes também fazem posturas num aquário de recife com outros peixes (incluindo um Zebrassoma amarelo). Durante a última postura consegui retirar cerca de 100 larvas com o auxílio de um aquário maternidade que estava em comunicação com o aq. do casal. Desta forma a perturbação do casal foi mínima.

 

Toma nota das datas de postura e eclosão. Já começaste a cultivar plâncton?

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bolas, qualquer dia vou vender daquilo...

Já, já tenho cerca de 5 litros dele e pelos vistos aquilo vai de vento em popa.

 

Ricardo eu não tenho aquario nenhum em comunicação com aquele, por isso para mim é complicado. Como já disse no post anterior vou dividir o aquario em 2, deixar a postura com os pais de um lado e do outro os outros todos.

Vamos ver se assim dará alguma coisa.

Depois gostava de saber é como é que eu retiro as larvas do aquario, para um aquario de criação que será cheio com água do comunitário.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, novidades...

Desta vez estive a observar tudo muito bem observado durante a postura.

Cheguei à comclusão que a inexperiência do casal é notoria. Ele (macho), ao limpar os ovos acaba por com^-los, ou então ainda não aprendeu como se faz rsrsrsrs

 

Vou esperar que façam mais umas posturas e deixar que as coisas corram o ritmo normal, portanto se as larvas vingarem será por cuidados dos pais.

Mais uma vez não há nada...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zé,

 

É estranho o macho comer os ovos! Estavas a observar o casal enquanto a fêmea fazia a postura? Quando os meus se encontram nessas actividades reprodutoras deixo-os à vontade...

 

Tens de alimentá-los muito bem para produzirem ovos de qualidade!

 

Vai registando os acontecimentos.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

Estava a observar, porque o aquario está mesmo aqui atrás.

Mas em breve devo ter uma nova postura aí já os deixo em paz

Vou registando.

A colonia de alimento para as larvas cresce a olhos vistos

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Hoje os meus ocelaris, fizeram a 3ª postura e pela primeira vez, estão a defender os ovos e a tratar deles.

Desde a hora de almoço que a postura foi feita e que têm passado o tempo a arejar os ovos e a defender os mesmo acerrimamente.

O zebrassoma bem tenta mas tem levado umas dentadas valentes.

Mesmo assim vou ver no que dá esta postura...

Não creio que se safem algumas larvas, mas mesmo assim vamos esperar para ver...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais