Escalar de cabeça para baixo - problema na bexiga natatória? AJUDEM-ME!!


Recommended Posts

Olá a todos,

 

tenho um casal de escalares e ha 2 dias a fêmea anda sempre com a cabeça para baixo, com dificuldades em nadar e em manter-se equilibrada. No entanto come normalmente. No mesmo aquário está apenas o seu parceiro, um macho da mesma espécie que está de perfeita saúde.

 

Posto isto pesquisei na net e pelo que li suponho que seja algo relacionado com a bexiga natatória, mas não sei o que possa ser!

 

Isto aconteceu praticamente da noite para o dia, após uma tpa de 30% (que faço diariamente). Tenho receio que a agua tenha ido fria demais... Mas isso nao afectaria também o macho?!

os parâmetros da agua estão estáveis e como sempre estiveram.

 

Ela apresenta um inchaço no lado direito do abdómen. Será que é a bexiga natatória aumentada??

 

Li também que pode ser causa alimentar, excesso de gases ou prisão de ventre. mas já a vi defecar sem difuldades... Tenho-os alimentado com granulado sera discus, artémia congelada, papa de coração de boi caseira, artémia seca e por vezes tubifex ou minhocas "normais" da terra partidas em pedacinhos.

 

O que devo fazer?? ela já é velhinha, tem cerca de 5 anos, tenho medo que possa ser algum problema relacionado com a idade.

 

Mas custa-me muito ve-la assim, pois não parece nada confortável.

 

 

O que devo fazer??

 

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais