Filtro Externo - Função secreta


Recommended Posts

Boas!

 

Eis a situação: Não quero furar o aquário e não tenho jeito nenhum para bricolage.

 

Ora, estou a começar a planear todos os pormenores para montar o meu primeiro aquário de recife (EXCITAÇÃO TOTAL! :pompomgirl: ), e como tal, a sump é uma opção bastante viável, devido a todas as vantagens que acarreta (mais volume, esconder equipamento, etc etc), no entanto, o que me anda a chingar a cabeça é levar a água do aquário para a sump.

 

O overflow é uma opção bastante apelativa, mas pelo que andei a ver, comprar um é ligeiramente caro, e para fazer um, vai sair asneira, se bem me conheço....

 

Então pensei "Porque não usar o meu filtro externo do aquário que passará a ser de água salgada (por enquanto é de água doce), para levar a água do aquário para a sump?"

 

Em termos de vantagens, teria mais um espaço de filtração, já tenho o equipamento, portanto não teria de comprar e não tenho medo de fazer asneira quando necessitar de manutenção, pois sei funcionar com aquilo.

 

Por outro lado, seria mais um gasto e teria de arranjar espaço no móvel para o colocar.

 

Que me dizem, é viável?

 

Cumps,

 

João Figueiras.

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O conceito na teoria é viável, mas depois precisas de um meio de levar a água da sump para o aquário exactamente na mesma medida.

A queda em gravidade só deixa cair a água que é elevada pela bomba. Se tiveres um meio mecânico a tirar a água do aquário, tens de ter um 100% igual que faça a elevação.

E isso nem com 2 bombas da mesma marca e modelo é certo.

 

Arriscas a ficar com a sump vazia, ou a transbordar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Sê bem-vindo.

 

Isso até parece boa ideia, mas como é que trazes a água para cima? E como é que garantes que a água que o filtro leva para baixo, é a que uma eventual bomba trás para cima?

 

Penso que não estás a ver bem a coisa.

 

Há overflows usados à venda e talvez até arranjes um barato; procura neste e noutros fóruns.

 

Os aquários de recife, não devem ter filtros com matérias filtrantes que produzam nitratos, como é o caso das massas normalmente usadas nesse filtros externos.

 

Abraço e documenta-te melhor antes de arrancares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O grande problema será se falta a electricidade como voltas a ferrar o filtro sem nenhuma intervenção?

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Obrigado a todos pelas sugestões. O retorno da água seria mesmo com uma bomba de retorno, mas pelos vossos comentários, o mais seguro será mesmo optar pelo overflow, já que furar o aquário está fora de questão.

 

Vou ver o que consigo arranjar e quando tiver todo o equipamento necessário e a montagem iniciada, logo faço uma publicação para mostrar como estão a correr as coisas,

 

Obrigado pela vossa ajuda :cool2: .

 

Cumps, João Figueiras.

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

E assim...sempre podes ter 2 boias uma no aquario e outra no sump...mas para isso ou compras ja feito que e só ligar as bombas ou fazes tu se preceberes de eletricidade(ou teres um amigo)...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voces ainda nao entenderam que o problema das opcoes apresentadas, tirando o overflow (sistema para manter sempre um tubo p a sump com agua para este nao desferrar) ou furar o aqua, é quando falta a electricidade o tubo de descarga desferra e quando volta a electricidade a bomba envia a agua toda da sump p cima pois , ou o aqua transborda ou a sump seca, porque existe ar no tubo e a água nao vai descer.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...