duvida


Recommended Posts

Boas malta. Ha uns meses deram-me uns troncos naturais.. os quais eu agradeci bastante pois substituiram todas as dec. artificiais. Mas a partir dai noto que a agua ao fim de uns dias fica com um tom meio amarelado ou acastanhado. É normal?

Nao noto cheiro nenhum e os troncos sao proprios p aquario.

 

Tpas 1x por semana, parametros normais ( ph.7 /NO.25mg/ NH3.0/ temp.26°C)? Plantas todas naturais (cabombas, vallisnerias e anubias)

 

Retiro regularmente todas as folhas mortas ou a desfazer para nao haver decomposicao que altere a agua.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Palavra chave aqui: taninos.

 

Dou-te o resumo, porque existe imensa literatura por aí.

 

Os troncos largam taninos, é o que dá à agua o tom de chá.

É perfeitamente inócuo, aliás, até é benéfico.

Se o largar de taninos for muito, ferver os troncos umas quantas vezes, até deixar de largar tantos taninos.

Ter em atenção que os troncos baixam o PH, não é nada de mais, apenas uma décima ou pouco mais.

 

De resto, google nisso. :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O warmode disse tudo, podes deixar ficar se não te importares de ver o aquario assim e se tiveres peixes como néons, otocinclus, etc. que simula os seus habitats naturais, sendo bastante benéfico, dando uma melhor qualidade de vida e estimulando a reprodução, embora nestes peixes seja extremamente difícil um reprodução com sucesso por os ovos morrerem em contacto com luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Muito obrigado a todos :)

A duvida era se seria normal e/ou prejudicial a fauna. Eu sabia que troncos libertavam taninos so nao estava a par que isso causava alteracao na cor da agua.

Assim sendo viva o tom cha na agua lololol.

Obrigada malta.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais