Ajuda - rebordo das plantas a ficar negro


PedroM

Recommended Posts

Boas,

 

O meu setup:

120*40*50 - 240Lt

25ºc

Substrato Fertil Dennerle DeponitMix

Fertilização semanal alternada entre Dennerle V30 Complete e Dennerle E15 FerActive (metade da dose, conforme instruções porque faço mudanças água semanais)

CO2 pressurizado durante as 10h iluminação 2x30W (4500Lm)

PH - 7.0

NO3 - 0

CO2 - 20

KH - 70

 

 

O que está a acontecer:

Desde há cerca de 10 dias que as plantas estão a ficar cheias de um rebordo negro. Não sei se será alguma alga, falta de nutrientes ou ambos e preciso de ajuda.

O que tenho feito desde então são mudanças de água à razão de 20% 2 vezes por semana e reduzi 1h de iluminação.

Já plantei novas plantas depois disso e ao fim de 3 dias estão cheias deste rebordo negro.

 

Segue um link para identificação:

 

Obrigado

Pedro Mendes

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro tambem estou com o mesmo problema no meu aqua só que no meu é só na hydrocotyle verticillata tambem nao sei o que será o resto das plantas estao bem, contudo se encontrar alguma justificação partilho contigo. Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois nao sei.

Eu faço a fertilização todos os dias

 

2ml ada green brighty step 2

2ml flourish excel

1ml ada green brighty special lights

 

Tpa a quarta 10% e ao domingo 20%

Nao tenho é substrato fertil nem adiciono co2, é provavel que o problema venha dai mas só uma planta é que é afetada nao percebo porqué. Vamos esperar pelos mestres na matéria :)


Aqui fica o meu aqua. Espero que nao te importes Pedro.A9_zps9f4abf39.jpg


Está a precisar de tesoura :rolleyes: mas no domingo já vai levar poda depois coloco foto para verem como ficou. abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exacto, é melhor esperar pelos verdadeiros intendidos :)

 

O facto de fazeres fertilização não quer dizer que não faltem nutrientes, podes estas a usar menos do que devias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ter razao mas entao porque que as outras plantas estao a crescer bem e so na hydrocotyle verticillata é que que acontece isso? Será competiçao entre elas? Será que absorvem os nutrintes mais rapidamente? Sei que a glosso e a eleocaris nao formam tapete muito rapido devido a falta de substrato fertil e injecçao de co2 mas tambem nao estao a morrer ate estao a ir bem.

Editado por Nelson Santos 1988
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem não ter enraizado bem ...( eu tenho umas hemianthus micranthemoides á mais de 15 dias e elas teimam em não pegar e no entanto todas as outras já agarraram )

 

Também podem ter necessidades nutricionais diferentes ...

 

Isto é claro são apenas suposições minhas XD

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas sao uma alegria é quase todas as semanas tesoura em cima delas. tenta ao plantar retirar a folhas da parte que vai ficar enterrada no substrato para estimular o crescimento da raiz. :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo sim pelo nao amanha vou adquirir mais uns sae

 

Enviado do meu GT-P3110 através de Tapatalk

 

 

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas sao uma alegria é quase todas as semanas tesoura em cima delas. tenta ao plantar retirar a folhas da parte que vai ficar enterrada no substrato para estimular o crescimento da raiz. :thumbup3:

 

Na minha montagem anterior também era assim, aquilo crescia disparates, em menos de um mês fiz um "matagal" XD

Nesta montagem ainda não arrancou :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva pedro.

Pelos testes de mostras tens os nitratos a 0. E pelo que sei se os nitratos tiverem a 0 limitam as plantas o consumo dos outros nutrientes.

Essas folhas com esses pontos pretos tb pode ser de pouco co2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais