Novo projeto - Aqua malawi - ajuda


Recommended Posts

Amigos

Sou um Brasileiro, com raízes em Braga, porem não tive oportunidade ainda de ir até essas terras conhecê-las… porem irei em breve!

Mas voltando ao assunto do fórum e tema do tópico por eu criado, gostaria de contar com a ajuda dos amigos experientes na montagem do meu primeiro tanque de ciclideos (de preferência do malawi, pois aqui pelo Brasil, o valor $$$ dos peixes esta por demais alto, sendo os malawi´s mais acessíveis).

Vamos aos dados do meu tanque por montar

Tanque: 80X30X40 (C x L x A) – sim, entendo ser um tanque pequenino para o porte necessário dos malawi´s, mas não queria desistir de tê-los.
Filtro: Atmanh H0600 – com mídias cerâmicas no lugar do perlon e carvão ativado – (futuramente vou colocar um canister Aleas AE-1281 para dar maior qualidade)
Termostato: 250W
Substrato: 20 kg de dolomita (areia) e 1kg de aragonita (essa estou propenso a colocá-lo dentro de um saco por baixo da dolomita)
Hard scape: pedras diversas de basalto e ardósia para a criação de tocas e reef´s

Irei montar esse tanque agora no próximo final de semana e deixarei climatizando, porem já estou pensando um pouco mais a frente e onde fica a minha maior preocupação: a Fauna!!!

Li diversos tópicos tanto aqui no fórum, quanto no fórum que participo também aqui no Brasil (www.aquaonline.com.br o qual indico aos amigos a visita) e sim, entendo que será um tanque pequeno para os ciclideos, ainda mais pela agressividade dos mesmos, mas em muitos tópicos, há informações de que colocando somente machos, ou colocando uma colônia grande (vários peixes, 15, ou até 20) não haveria muitas brigas/desafios, ou até mesmo um mono-espécie, seria possível manter esse tanque.

Pois bem, a minha maior intenção nesse tanque é colocar peixes coloridos (azul com branco, azul com preto, amarelo, albinos, vermelhos, laranjas, zebrados) mas, não quero que esse tanque seja um octogono de ufc, mas um tanque bonito de ser observado.

Estive lendo sobre as espécies e vi que os mbunas são peixes mais sociáveis em comunidades maiores, mas quais seria possível de manter nesse tanque para diversificar a coloração?
Tive a pensar também nos Aulonocaras, mas quais posso colocar?

Lembrando que pretendo adquirir esses futuros exemplares/habitantes com no Maximo 3 ou 4 cm (e caso não consiga definir ou identificar se macho ou fêmea logo de inicio, irei alterando posteriormente)

A ajuda que peço aos amigos seria na definição da fauna, pois por conhecer pouco dos ciclideos não sei quais posso tentar manter nesse meu tanque.

Desde já agradeço a atenção dos amigos e paciência na leitura deste tópico.

Abraços à todos!

Marcelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marcelo

 

Não te quero desmotivar mas com essas medidas só te aconselho um monoespecie de Saulosis, se decidires não seguir o conselho tudo bem na mesma, é apenas um conselho.

 

Quanto ao que dizes sobre serem mais sociáveis em comunidades maiores é errado o que acontece é que por serem muitos em vezes de andar sempre a brigarem entre 2 diversificam a agressividade e brigam entre todos e não dá para serem brigas até um morrer.

 

Aulonocaras não te aconselho pois são peixes que se pensares crescem até pelo menos 13cm e imagina a porrada que não leva nesse aquario pois são mais pacificas que os mbunas.

 

Peixes que considero menos territoriais pelo menos comigo, são além dos saulosis, os pseudotropheus msuli e podes tentar ter demasonis, que se tiveres muitos esconderijos, entenda-se pedras, dão-se bem.

 

Não aconselho caeruleus nesse aquario

Seria mais fácil se dissesses quais as espécies que tens á escolha na tua zona.

 

Boa sorte

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos, obrigado pelas opiniões, contudo, o que me sugerem de fauna para esse tanque? tanganyika? posso ter tropheus nele? quantos?

 

no caso dos peixes do malawi, ou tanganyika, gostaria de ter bastante cores (azul, laranja, amarelo, branco, listrados) sera que consigo?

 

abraço a todos e obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos

 

Estive pensando e surgiu-me uma duvida… gostaria da ajuda dos amigos

 

Será que poderia manter no meu aquario:

 

2 (M/F) – Lodotropheus Sprengerae “superior red”

2 (M/F) – Pseudotropheus Acei “yellow taill”

2 (M/F) – Ptyochromis Salmon Hippo point

2 (M/F) – Pseudotropheus Williamsi

2 (M/F) – Labidochromis caeruleus “yellow”

 

Ou um mono especie de qualquer um desses acima?

 

ou o que poderia fazer?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois eu também não sou entendido em tanganika mas se queres com as cores que dizes sugiro que ou mudas de aquario ou mudes de querer ciclídeos africanos.

Tanganikas não são tão coloridos como os malawis e malawis não dão ai.

 

Olha eu comecei com um 120*45*45 e rapidamente mudei para 150*60*60 e neste momento tenho um de 250*60*60 e se pudesse aumentava mas não tenho espaço.

 

São peixes que crescem bastante e por serem territoriais precisam de espaço, ou então não mostram as suas belas cores porque andam sempre com medo.

 

boa sorte

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Novidades????

 

Está em curso um novo concurso mensal sobre Ciclideos Africanos, gostaria de ver a tua participação com uma foto. De salientar, que é concurso patrocinado e os prémios são de interesse.

Deixo-te aqui o Cartaz do Concurso basta clicares nele e direciona-te directo para link do concurso!

Boa aquariofilia!

cartaz%20setembro%20alto_zpsi8a3wfbs.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais