ÁREA CLASSIFICADOS


Recommended Posts

Boas,

Reparo que o fórum tem cada vez menos publicações nas vendas, trocas e leilões.

Suponho que exista algum interesse em limpar alguma quantidade de anúncios pouco claros e duvidosos.

Sei que o fórum não vive só para os classificados. Este hobby é bem mais que fazer negócio.

No entanto penso que as trocas/vendas de material/vivos podem ser importantes também para dinamizar o fórum.

 

Por isso venho fazer algumas sugestões:

- considero o sistema de pontos necessário, mas também deveria existir pontuação positiva (além do feedback).

- parto do princípio que não existe sempre alguém (voluntário 24H) para passar os classificados a pente fino, mas os anúncios podiam ser aprovados antes de serem publicados, pelo menos até o user atingir determinado nível de pontuação positiva (mesmo que o classificado fique em espera 1 ou 2 dias)

- a implementação (eu sei, bonito de falar mas trabalhoso de fazer) de campos obrigatórios. Afinal isto é só um hobby e é fácil esquecer de um detalhe ou outro. Por exemplo: se eu não colocar o preço de um item nem sequer conseguir submeter uma venda.

- bloquear as edições não permitidas. Por exemplo se não posso alterar o preço de um item, para o fazer teria de pedir ao moderador.

 

Penso sinceramente que a área dos classificados pode melhorar em simplicidade e funcionalidade.

Agradeço a todos os que dedicam tempo voluntariamente ao fórum e à aquariofilia.

 

Fica as minhas sugestões,

atentamente

tiago

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago, bom dia a partir de Moscovo!

 

Boas,

Reparo que o fórum tem cada vez menos publicações nas vendas, trocas e leilões.

Suponho que exista algum interesse em limpar alguma quantidade de anúncios pouco claros e duvidosos.

Sei que o fórum não vive só para os classificados. Este hobby é bem mais que fazer negócio.

No entanto penso que as trocas/vendas de material/vivos podem ser importantes também para dinamizar o fórum.

O número de publicações não tem diminuído, bem pelo contrário. O que aconteceu, é que uma aplicação que temos instalada no fórum e que devia apagar as mensagens com mais de 15 dias não está a funcionar como devia, e com isto acumularam-se bastante mensagens. Na semana passada eu estive a apagar manualmente as mensagens em causa, e foram várias páginas apagadas :)

 

No entanto, estamos sempre atentos e interessados no feedback dos membros, por isso é com muito gosto que vejo a tua mensagem e que te respondo às diferentes sugestões que fazes.

 

O fórum não é só os classificados, como dizes e bem, mas infelizmente os membros cada vez mais se interessam só em vender aqui, e ajudar os membros nas dúvidas, é que é mais complicado... por isso, vamos ver de que forma podemos dinamizar ambas as partes, beneficiando a comunidade com toda e qualquer dinamização.

 

Vamos então aos pontos que referes...

Por isso venho fazer algumas sugestões:

- considero o sistema de pontos necessário, mas também deveria existir pontuação positiva (além do feedback).

Presumo que o que estejas a sugerir é que, sempre que alguém coloca um tópico de acordo com as regras, que devia receber pontos positivos? Bom, isto implicaria uma gestão personalizada e ter alguém dedicado em exclusivo a esta área.... ora, tal é infelizmente impossível, devido ao movimento que os classificados têm...

 

Os pontos de alerta dizem respeito apenas e só a incumprimentos de regras. Não significam de forma alguma que o membro é mau vendedor... isso está reflectido no feedback e apenas aí. Os pontos de alerta são aplicados não só por tópicos nos classificados, mas sim em todo o fórum, logo a associação não deve ser efectuada desta forma.

 

Há pois que ter em consideração as seguintes formas de dar feedback aos membros:

 

  • Nos Classificados - tópicos de feedback na área de classificados, aberto a todos os membros participantes nos classificados
  • No resto do fórum - pontos de reputação por mensagem atribuídos por todos os membros
  • Em todo o fórum - pontos de alerta atribuídos pela equipa de moderação

- parto do princípio que não existe sempre alguém (voluntário 24H) para passar os classificados a pente fino, mas os anúncios podiam ser aprovados antes de serem publicados, pelo menos até o user atingir determinado nível de pontuação positiva (mesmo que o classificado fique em espera 1 ou 2 dias)

Falas novamente na pontuação positiva, pontos de alerta, mas a mesma não está relacionada com os classificados... vou por isso comentar o resto da tua ideia.

 

Sempre optámos por manter os classificados abertos e só actuar à posteriori. A validação dos anúncios, 1 a 1, implicaria que alguém na equipa de moderação teria que aprovar diariamente mais de 30 tópicos... isto sem falar nas ofertas, procura, leilões...

 

Claramente que esta medida ia complicar, e muito, os classificados. Não vejo aqui melhoria face ao processo actual, em que desde que os membros cumpram as regras dos classificados, tudo decorre de forma instantânea e sem intervenção da equipa.

 

O que fazemos actualmente, enquanto o membro é recém-chegado (número de mensagens) ou tem pouco tempo online de fórum, somos mais brandos na aplicação das regras e informamos os membros das falhas que cometeram. A partir do momento em que já colocaram várias mensagens ou já têm algum tempo de fórum, passamos a aplicar normalmente os pontos de alerta.

- a implementação (eu sei, bonito de falar mas trabalhoso de fazer) de campos obrigatórios. Afinal isto é só um hobby e é fácil esquecer de um detalhe ou outro. Por exemplo: se eu não colocar o preço de um item nem sequer conseguir submeter uma venda.

O texto do tópico é um campo de texto livre... não é possível definir e validar o conteúdo do mesmo... para isso, só criando um formulário, que é algo que não é possível com esta versão do fórum... infelizmente...

- bloquear as edições não permitidas. Por exemplo se não posso alterar o preço de um item, para o fazer teria de pedir ao moderador.

Também aqui isto implicaria que seria necessário um membro da equipa estar constantemente em cima do acontecimento, a controlar tudo e a bloquear tópicos... a edição ou é possível, ou não é. Não existe meio termo. É um setting na configuração da área, que ou está on ou off...

 

Sempre que fosse preciso alterar alguma coisa, lá teria novamente o moderador que "entrar ao serviço"... mais dispêndio de tempo com os classificados, quando o que se pretende é precisamente o contrário.

 

Ao fim de vários anos de fórum e classificados, esta foi a forma de funcionamento que pareceu mais justa, face ao funcionamento do fórum. Mas apenas é justo, se os membros lerem e seguirem as regras - penso que o incumprimento desta parte, é que torna tudo mais difícil.

Penso sinceramente que a área dos classificados pode melhorar em simplicidade e funcionalidade.

Agradeço a todos os que dedicam tempo voluntariamente ao fórum e à aquariofilia.

 

Fica as minhas sugestões,

atentamente

tiago

 

Eu é que agradeço o teu tópico e sugestões.

 

No entanto, toda e qualquer alteração que seja implementada, não pode significar a dedicação de mais tempo da reduzida equipa de moderação do fórum... simplesmente não é viável e não temos ninguém dedicado ao fórum. O que é feito pela equipa, é feito no pouco tempo livre que temos.

 

Mas atenção que não estou a dizer que o teu tópico é em vão :)

 

Há várias áreas que tinha identificado e que concordo poderem ser melhoradas. E temos estado a trabalhar nisso em conjunto, na equipa de moderação do fórum.

 

Passo a lista as áreas a que me refiro:

  • Regras do fórum - são muitas, estão confusas, foram criadas ao longo de 10 anos e à medida que os problemas surgiam.... podem ser melhoradas.
  • Classificados - estamos a testar neste momento, e já há mais de 1 mês, uma nova solução para os classificados. Apenas precisamos de definir de que forma os membros mais activos e apoiantes do fórum podem ter melhores condições de acesso e usofruto do que os membros que só cá vêm para fazer negócio (sabemos todos que os há e por onde andam, e aqui é só mesmo para a negociata....)
  • Pontos de reputação - existe um ranking dos membros que mais setas verdes (like) têm, e também mais setas encarnadas (unlike), mas não está visível a todos os membros... mas é possível ver quais os membros que mais "likes" recebem pelas ajudas que dão no fórum.
  • Avaliação positiva, e idêntica para todos, de forma automática, pela participação no fórum - pretendemos implementar uma funcionalidade de pontos que mede a participação activa dos membros no fórum, fora dos classificados e do off-topic.

Estas são algumas das ideias, e que não dependem da intervenção constante e permanente da equipa de moderação, em que estamos a trabalhar.

 

Algumas resolvem os problemas que referes em cima, mas certamente que surgirão outros... é sempre assim, não há uma solução perfeita :)

 

Mas por favor continuem a dar sugestões e novas ideias, mas tentemos evitar ideias que implicam um grande dispêndio de tempo por parte da equipa de moderação, pois tal é simplesmente impossível... a aquariofilia é um hobby também para a equipa de moderação, e o fórum é uma paixão que representa mais tempo e mais responsabilidade ainda - todos temos os nossos limites.

 

Obrigado e um abraço,

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

obrigado pela paciência de responderes detalhadamente às minhas sugestões.

Acho que faz sentido as justificações que dás e sei que existem limitações na 'mecânica' do fórum e sobretudo no tempo disponível para o voluntariado.

Concordo 100% com as áreas que já tinhas detectado que podiam ser melhoradas, acaba por ser uma síntese (com mais know How) daquilo que me tenho apercebido.

obrigado e um abraço (de Portugal já com temperaturas de verão!)

tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.