Baixar o pH


Nero2014

Recommended Posts

Boas

 

gostava que me ajudassem.

Não estou a conseguir baixar o pH , que esta a 7.6 .

Tenho estado aqui a ver no forum que usar turfa no filtro ajuda

Tenho um filtro Eheim 250

disseram-me para comprar biológica universal Substrat Pro

A duvida é qual usar ?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, primeiro convém saber quais os parâmetros da agua que colocas dentro do aquário e depois saber quais os valores que tens dentro do aquário. Muitas vezes o problema está na dureza da agua (gH e kH) que não te permite baixar o pH. Ou então tem a ver com pedras ou areão calcário que não te permite ter os valores que desejas. E sim, podes colocar turfa no filtro mas vai tornar a agua mais amarela em vez de cristalina. O Substrat pro da Eheim não te altera o pH mas serve bem como matéria filtrante biológica. São coisas diferentes e que podem coexistir dentro de um filtro.

Podes também usar troncos próprios para aquários que acidificam e amolecem a agua.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou podes fazer "bolas" de turfa, adicionar folhas secas (pesquisa), utilizar acondicionadores "Black Water" ( Sera, Tetra), agua destilada, agua recolhida de chuva (eu sei, parece ridiculo mas... não é :smile2: ).

 

Pesquisa, informa-te. Não há magia mas há formas de, de forma natural (+/-), tenderemos para os valores desejados.

 

Bos sorte.

 

Força.

 

Abç!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estive a efectuar teste à água da torneira e o PH é de 7.6, igual ao da água do aquário.

Tive a fazer os testes da marca API

 

Ammonia - 0,25ppm,

NO3 - 10ppm

NO2 - 2,0ppm

HR - 8,0

 

Tenho substrato:

AquaBasis plus

Manado

Tenho um tronco de videira (fervido)

Pedra de xisto (fervidas)

Musgo Java

Riccia Fluitans

Eleocharis Parvula
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então neste caso como o substrato (manado) não ajuda a baixar ou optas por ir adicionando turfa ou outra matéria que te baixe o pH ou metes agua engarrafada ou esqueces isso e optas por fauna que se dê bem com estes parâmetros.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

como a agua da torneira tem um pH alto vou então optar por agua engarrafada

A minha pergunta é como devo fazer as TPA ???

Tenho um aquário de 60 L

 

 

cumps

Editado por Nero2014
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CUIDADO com variações bruscas de PH, é uma das razões para mortes em massa. Se queres alterar o PH do teu aquário, deves efectuar essa alteração muito lentamente. Podes ir fazendo Tpa de 20 % duas 2 x por semana

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Ontem tive a fazer a 2 Tpa com agua engarrafada e o Ph ficou em 7.0
Mas hoje de amanha ja estava no normal 7.6 (igual ao da agua da torneira )
é normal isso acontecer por ser apenas a segunda Tpa
o k posso fazer ?

DSC01176.JPG

 

 

cumps?

Editado por Nero2014
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada que não fosse previsível. Quando as condições dentro de agua não ajudam a baixar as durezas o facto de ires colocando agua mais ácida não vai ser suficiente para obteres os valores que pretendes de forma duradoura. E o que faz com que não consigas o que pretendes é usares um substrato - manado - que sendo neutro não vai amolecer nem acidificar a agua como outros substratos próprios para aquários fazem. Mas isso em si não é um problema se a fauna que quiseres ter gostar desses valores. Ou então deves colocar aí mais madeira e folhas secas tipo as de carvalho ou as de amendoeira da india que baixam as durezas e por arrasto o pH. Mas como já te foi dito acima todas as alterações que faças convém ser gradual por causa dos peixes.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada que não fosse previsível. Quando as condições dentro de agua não ajudam a baixar as durezas o facto de ires colocando agua mais ácida não vai ser suficiente para obteres os valores que pretendes de forma duradoura. E o que faz com que não consigas o que pretendes é usares um substrato - manado - que sendo neutro não vai amolecer nem acidificar a agua como outros substratos próprios para aquários fazem. Mas isso em si não é um problema se a fauna que quiseres ter gostar desses valores. Ou então deves colocar aí mais madeira e folhas secas tipo as de carvalho ou as de amendoeira da india que baixam as durezas e por arrasto o pH. Mas como já te foi dito acima todas as alterações que faças convém ser gradual por causa dos peixes.

 

Leva em consideração tudo o que foi sugerido e referido ao longo do deste teu post nomeadamente o que o mestre António Nunes afirmou nesta experiente e conhecedora afirmação.

 

Não há magia nem ilusionismo na aquariofilia. :smile2:

 

Boa sorte.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.