[ajuda]Pergunta estupida discos num comunitário ?


karikas

Recommended Posts

Devido às caracteristicas das diferentes espécies, na minha opinião não devem ser misturados. Há quem os mantenha misturados e diz não ter problemas, mas, com o tempo os problemas aparecem e depois é mais dificil resolver, portanto, para evitar males maiores não misture.

 

Boa sorte

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema dos guppies e das mollys é que são hospedeiros de doenças que pouco os incomodam mas podem ser um sarilho com os discus. Os néons são perfeitamente compatíveis com os discus.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou por filtro UV e estava a pensar em adquirir discos "recem nascidos" :)

 

Pergunta como reagem os discos aos aquários plantados? estragam as coisas ou nem por isso ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou por filtro UV e estava a pensar em adquirir discos "recem nascidos" :)

 

Pergunta como reagem os discos aos aquários plantados? estragam as coisas ou nem por isso ?

 

 

Ola karikas, espero que não leve a mal a minha observação mas e que tal ler um pouco??? aqui no forum o que não falta é informação sobre biotopos amazónicos, sim porque os discus são amazónicos :rolleyes: por isso talvez gostem de estar em aquários com troncos plantas um ph baixo, gostam de conviver com neons, nariz bebado, peixe borboleta...

 

Pesquise um pouco e informe-se como já disse o que não falta é informação.

 

 

Cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu li a ficha técnica dos discos antes de vir perguntar. Podia ter lido mais , lá nisso tens razão.

 

Mas acho que não fiz nenhuma pergunta "muito descabida".

Se estas a falar da minha pergunta do plantado eu explico o porque.

 

Uma coisa é teres mollys (pequena) a puxarem-te as folhas de uma anubia(grande)
Outra coisa é teres um disco (grande) a puxar-te uma "monte-carlo" (pequena)

 

Foi neste sentido que fiz a pergunta.

 

Quanto ao ph baixo eu mantenho o meu aquário a oxilar entre os 6.2 e os 6.8 ( a oscilação deve-se ao co2).

 

Não levo nada a mal a tua observação sei que por vezes é irritante responder a questões que podiam ser rapidamente resolvida se as pessoas (eu incluído) lessem um pouco mais :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu ponto de vista juntar animais de pH alcalino com animais de pH acído não é ... sábio. :smile2:

 

Discos, Neons, Cardinais, Otos e a maioria das Corys, OK. Biotopo Amazonico, Black water.

 

Os viviparos que referiste estão no seu melhor em aguas alcalinas,

 

Isto de forma simplista mas é um bom princípio.

 

Não existem duvidas ou perguntas descabidas.

 

Por vezes existem respostas pouco adquadas. :smile2:

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nelson isso era uma resposta a favor do "sim podes" ou do não "não podes" ?

 

Apesar de serem mais tolerantes como adisses-te não deve querer dizer que os possamos ter (saudáveis) fora do seu ph ótimo. acho eu ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:smile2:

 

Pessoalmente eu afiro os bons parametros de H2O às potencialidades de repropução e não de sobrevivencia,

 

Viviparos como os que tens muito dificilmente se reproduzem em águas ácidas. E não estão no seu melhor.

 

Etc... Não quero ser maçador. :smile2:

 

Otos em pH 8?... Brutal. Sobrevive, São uns dos meus preferidos. Depois de adaptados são "rijos", mas... calma. :smile2:

 

Enfim, a Aquariofilia não é uma Ciência exacta. Mas vale a experiência e o Bom Senso.

 

Não pretendo argumentar, apenas ajudar.

 

Tu saberás.

 

Abç!

Editado por AACC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não estou a dizer o contrario, uma coisa é viverem outra coisa é sobreviverem ...

 

atenção que alguns valores retirei de sites que talvez não sejam confiáveis...

 

Quanto ao ph que mantenho ( 6.8 a 6.2 ) os meus guppys e mollys sempre se reproduziram , atenção que os testes de ph que uso não devem ser muito fiáveis (são de tiras).

 

Queria muito por dois discos mas se não os vou mantes em condiçoes otimas mais vale não os ter :)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão é essa mesmo! Qual é o Ph óptimo? o Ph que lês nas fichas? o que me interessa a mim que o ph selvagem seja 8 se o peixe nasceu e foi criado em ph7 ou 6 etc.

A maneira mais certa de fazer as coisas é saber o ph que o criador/vendedor tem e partir daí. Se bem que é pouco praticável.
Eu não gosto de generalizar mas ph entre 6.5 e 7 dá para a maior parte dos que queres, óbvio que para certas especies reproduzirem não dá mas aí também vem à carga a dureza cetos estimulos etc!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há vários pontos misturados nesta discussão.

 

Se a questão for apenas o PH, então tens uma solução "salomónica": Com Ph 7, desde que estável (o que é o mais importante) metes quase tudo lá para dentro, tirando ciclídios africanos. O problema é que não podes meter tudo lá para dentro. Mas por outros motivos.

 

A questão do biotipo também é importante. Proveniências distintas, como já disse, têm consequências negativas desde logo ao nível da propagação de doenças. Um guppy é muito mais resistente dos que os discus ou os cardinais a algumas doenças, o que o torna no hospedeiro ideal para os contagiar. Outro aspeto é o comportamento. Os barbos tigre, por exemplo, adoram mordiscar barbatanas de peixes maiores.

 

Mas serem todos sul-americanos ou asiáticos também não é garantia de que as coisas corram bem. Os ottos, que alguém citou aí, são sul-americanos mas na minha opinião são incompatíveis com os discus, porque têm a nefasta tendência de se agarrarem a eles para lhes sugar o muco. Os L são compatíveis, mas há que ter muito cuidado com a espécie, sobretudo se pretendes ter um plantado. Um plecostomus facilmente se transforma num "monstro" que arranca plantas e enerva todos os outros peixes quando lhe dá para fazer um "raide" subaquático. Os escalares são muito mais agressivos do que os discus na alimentação e podem stressá-los.

 

Resumindo, o melhor que tens a fazer é seguir o conselho que alguém já te deu: leres tudo o que conseguires sobre a matéria de forma a tentares reduzir ao mínimo os erros que todos cometemos.

 

Eu, por exemplo, tenho um comunitário sul-americano com discus, corys, nariz de bêbado, néons e cardinais. É uma ideia, como há outras.

Editado por PST

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vou desistir da ideia ...

bigsmile

 

Se gostavas de manter Discus e manter os viviparos que tens, monta outro aqua. Se leres mais um pouco sobre Discus e quais as melhores condições para os manter (além do PH, que na minha opinião deve é ser estável), acho que irás perceber que misturar os peixes não era uma boa ideia.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,

 

Quando disse para leres mais sobre os discus foi sem qualquer intenção de querer dar uma resposta pouco adequada como foi dito em cima, apenas foi uma tentativa de dizer para leres e tirares as tuas conclusões... eu dei a minha opinião mas como cabeça sua sentença, quando alguém tem uma opinião formada contraria à minha não costumo debater o assunto... mas vou ler mais um pouco e ''debater-me'' a mim próprio pois muitas das vezes também estou errado, mas depois ao pesquisar noutro sitio a minha opinião já esta correta, se é que me faço entender. Com isto quero dizer o que já foi dito e muito bem ( mais uma vez é a minha opinião ) pelo PST e pelo baar mas agora tu é que sabes o que fazer.

 

Só mais um aparte que penso ser importante

 

 

 

Queria muito por dois discos mas se não os vou mantes em condiçoes otimas mais vale não os ter :)

 

 

Penso que dois discus apenas não é o indicado pois são peixes de cardume e para minimizar as ''disputas territoriais '' caso sejam os dois do mesmo sexo deves ter no mínimo 4 é a minha opinião.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tomei a minha decisão. Se não tenho condições de os manter saudáveis então prefiro deixa-los na loja onde podem ser comprados por alguém que tenha mais condições para os manter

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

Quando disse para leres mais sobre os discus foi sem qualquer intenção de querer dar uma resposta pouco adequada como foi dito em cima, (..)

 

Bom dia. :smile2:

 

A minha referência a respostas pouco adquadas nada teve que ver com qualquer post no presente tópico.

 

Foi apenas uma referência ao título deste tópico, pois considero não existirem "perguntas estúpidas".

 

Enfim, mais um mal entendido.

 

A tua resposta foi adquada e subscrevo.

 

Respeito todas as opiniões, ainda que não concorde e também não aprecio argumentações estéreis. :smile2:

 

Paz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.