GH e KH


Recommended Posts

Boa tarde , tive ontem a fazer testes à qualidade da água do meu aquário e reparei que tenho dois valores que não estão dentro da normalidade. Preciso de um esclarecimento à cerca da escala a que se mede tanto a GH como a RH .

 

GH <3ºd >4ºd

 

RH 0ºd

 

Segundo a escala que aparece no teste , tanto um como outro valor está muito mau.

 

Por último gostava de saber se tenho a dureza a mais ou a menos e gostava de saber o que devo fazer para subir ou baixar estes valores.

 

 

Obrigado a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a falar de 3/4ºgH e 0ºkH certo? Significa que tens agua mole e provavelmente ácida. Que valores tens de pH?

Dependendo da fauna que tens dentro de água são bons, assim-assim ou maus parâmetros.

Para alterar esses valores primeiro precisamos de saber o setup completo do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu pretendo é começar a dedicar o aquário a discus. De momento tenho 2 escalares , 1 discu , 5 nariz de bebado , 4 corydoras , 2 ottos e um peixe faca.A temperatura é de 29ºc e o ph é de 6,5 . Tenho que comprar uns teste mais eficazes , estes são pouco precisos. Já agora que testes me aconselha? O aquário é de cerca de 300L.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os parâmetros de agua que apresentas são bons para a fauna que pretendes. O que deves fazer é manter sem flutuações os valores pois os discos não reagem bem a diferenças abruptas de pH, gH ou kH. Deves ter uma filtração biológica competente que elimine amónia e nitritos e deves manter os nitratos baixos através de plantas que os consumam ou fazendo tpa com frequência. Os testes de tiras não são precisos, deves optar por testes de líquidos, em qualquer boa loja de aquariofilia tens várias marcas à escolha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelo esclarecimento mas ainda tenho uma duvida ... Segundo os teste o valor não é aceitável e eu já introduzi 2 discus e ambos acabaram por morrer passadas umas semanas. Faço 2 tpas de 20% da água semanalmente , alimentação é granulado e vejo todos os peixes a comer , não meto comida a mais e tirando esses valores tudo parece estar bem . O que mais pode explicar este problema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Que tipo de filtro tens?

Devias arranjar mais testes para além do PH / GH / KH e de preferência sem serem de tiras pois esses não são muito fiáveis.

 

De discus não percebo nada, mas pelos valores que apresentas do GH e do KH a tua água deve vir do mesmo sitio da minha que moro em casal de cambra, sai da torneira com o KH a 0 e o GH a 3 ou 4, problema é que o PH sai quase a 8.

Pela minha experiência o que me acontece é que a água dos aquários está com um PH de 6,5 e tem se mantido dentro desses valores sem grandes oscilações.

Provavelmente quando fazes 2 TPA's de 20% por semana o que dá 40% por semana de água nova o PH vai oscilar muito pois o KH está a 0 e a água da torneira está com um PH de 8, e talvez por isso os Discus não resistam.

 

Testa a água que usas para as TPA's antes de a meteres no aquário, se o PH for como o meu acrescenta de forma progressiva a água no aquário, pouco de cada vez de forma aos peixes não sintam muito a oscilação do PH, normalmente até faço isso de um dia para o outro.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim , também sou de Odivelas é provável termos o mesmo problema. Eu admito as minha tpas são um pouco agressivas, tenho que mudar isso. Tenho dois filtros externos um de 600l/h e outro de 1000 l/h isso não é problema. Que outros testes aconselhas? Outra questão, onde arranjas aquela peça que se usa no soro para poder deixar a fazer a tpa de um dia para o outro?

 

Obrigado pelas resposta , grande abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos testes o membro Nutter já disse o que falta.

Nas TPA's não uso esse aparelho que falas, embora não deixe de ser interessante a ideia, eu uso o velho método do verter a água do garrafão, como tenho um aquário menor que o teu não preciso de mudar muitos litros e por isso vou acrescentando água no aquário de forma faseada e aquecendo sempre a água com um termostato que tenho a mais de forma a não haver choques térmicos.

Muito importante é deixares a água das TPA's repousar uns dias ao ar, ou seja se a meteres em garrafões deixa-os abertos de forma a evaporar o cloro da água.

Por experiência própria as TPA's feitas á pressa ou como dizes de forma agressiva nunca dão bons resultados, é preferível deixar o aquário mais um dia ou dois e fazeres a TPA com mais calma.

Em relação a fazeres TPA's 2x por semana acho exagerado a não ser que tenhas algas, tenhas feito medicação ou tenhas excesso de população no aquário.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Próximas aquisições serão então testes mais fiáveis. As tpas passaram a ser feitas de 5 em 5 dias 20% e por gotejamento. Vou tentar arranjar aquela tal peça para fazer a tpa de um dia para o outro. A nível de fauna vou adquirir dois http://www.aquahobby.com/gallery/b_sae.php. O que acham desta ultima opção? Tenho um problemazito com algas daí as tpas mais frequentes. Em relação ao repousar a água , já o fazia antes por isso não vai haver mudanças.

 

Obrigado Daniel , Nutter e António!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.