Que musgo é este?


skullzauMM

Recommended Posts

Não sei se está no sitio correcto, mas será que não há ninguém que consiga dar um bitaite à cerca do nome deste musgo? biggrin.png' alt=':biggn:'>

Gostava mesmo que me ajudassem pois gostava de saber que espécie tenho em mãos e como gostava de o poder "cultivar" conhecer um pouco mais sobre este musgo!

 

Cumps

Editado por skullzauMM
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não percebo grande coisa disso, mas não são nada parecidos.

 

Alias, a foto que mostras nem sequer me parece de um musgo... talvez com um bocadinho mais de informação (como por exemplo onde o arranjaste) o pessoal entendido possa opinar melhor.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem esta planta foi colhida numa zona húmida, em Coimbra, perto da Lousã.

Sei que as terras são muito calcárias. E pelo aspecto dele e o sitio onde o apanhei parecia-me mesmo ser um musgo!

Não sei mais que género de informação possa dar, mas se perguntarem, tento indicar.

Gostava de adaptar esta espécie a um aquário, ou pelo menos ver se conseguia, pois achei bastante giro o "musgo" :baned:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

o problema é que não se percebe lá muito bem a escala da planta...

mesmo assim acho que é a Selaginella denticulata

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

 

Acho que é mesmo o que o tmiravent disse..curiosamemente encontrei esse musgo há uns dias atrás e estou a fazer a experiência a ver se se adapta ao aqua.. :baned:

 

É um musgo bonito e bem mais resistente que outros musgos...desenvolve umas raizes longas à medida que se propaga, o que, a ser possível mantê-lo no aquário daria uma planta de tapete bastante interessante! :yahoo:

 

Mas não encontrei ainda nada online relacionado com aquários pelo que poderá ser improvavel mas não custa tentar..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Dando o meu contributo, penso que já tenha visto essa planta em encostas sombrias e húmidas, pelo que não deve ser aquática. E como o membro Gabriel Abreu diz, parece mesmo ser esse o caso.

 

Mas existem plantas e musgos imersos no rio Mondego que se adaptam bem a aquário, desde que passem por um bom processo de aclimatização (por exemplo a Fontinalis antipyretica).

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais