SOS - Bottom sitter, sem fome e agora com manchas vermelhas (possivelmente sangue)!


Yami

Recommended Posts

Bom dia.

Aqui à coisa duns dias atrás o meu goldfish mais pequeno começou a mostrar alguns problemas.

Já o tenho a ele e aos 2 parceiros grandes à uns 2 anos penso eu, e tem estado tudo a correr bem, mas o pequenote ultimamente ficava quieto no fundo do aquário e raramente se mexia.

Tirei-o do aquário grande e meti-o num pequeno em quarentena. Começei por fazer mudanças na água, não mostrou resultados. Entretanto tentei também dar-lhe de comer ervilhas, ele recusa-se, não quer mesmo. Às vezes há um dia ou outro em que ele come a sua comida normal mas tem comido muito pouco, é raro, e não consigo mesmo que coma a ervilha que era necessário caso ele tenha Swim bladder.

Depois começei a fazer um remédio daqueles que se mete na água e fui esperando. Ia o peixe na 2º semana de tratamento, quando hoje me aparece com pintas vermelhas no corpo, que estão a espalhar-se extremamente depressa. Parecem hemorragias interiores mas não sei. Quando vi que o remédio estava a ser inútil, lembrei-me de ver a data e estava expirado!! Começei a fazer um outro dentro do prazo e estou agora a ver o que acontece.

Vou amanhã entretanto ver o que há mais de remédios na loja e comprar também Sal para aquário.

Eu não faço ideia o que o peixe tem, ele tem dias em que está bem mas depois vai abaixo de novo, e estas manchas agora deram-lhe um ar mesmo horrivel. Ele também parace ter dificuldades a respirar mas não sei se é impressão minha ou não.

Peço ajuda que me digam que tratamentos posso fazer e que doenças ele terá. Já agora se souberem que espécie é esta dele dava-me jeito saber. É que nunca descobri na Net nem me sabem dizer.

Envio aqui a foto mais recente do estado dele. Sim, ele parece "morto" mas ele tem estado a lutar muito para sobreviver, e eu quero mesmo salvá-lo.

 

 

EDIT: Agora apareceu totalmente curvado!! Isto da noite para o dia! Está imóvel e a fazer uma curva com o corpo!

 

Obrigada!

 

 

IMG_4123.jpg

Editado por Yami
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O diagnóstico de doenças nem sempre é fácil.

 

Mais complicado ainda sem observação directa do peixe.

 

No entanto pelo que pude observar na foto diria que é uma doença bacteriana.

 

Existem outros produtos de outras marcas mas refiro os que uso pessoalmente: SERA Baktopur, Baktopur direct, Bakto tabs e Omnipur.

 

Se possível baixa o Ph, de forma suave claro, pois as bactérias dão-se melhor em águas alcalinas sendo que águas ácidas são desfavoráveis às mesmas. Um Ph 7.0 (neutro) já ajuda e se possível, baixar um pouco mais (6.8 a 6.5) será tolerado pelo peixe em causa.

 

É apenas uma sugestão. Boa sorte.

 

Cumps.

Editado por AACC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais