Início no mundo da Aquariofilia


Frederic

Recommended Posts

Boas pessoal

 

Depois de muito tempo a andar aqui a cuscar e do desejo de montar um Aqua ter aumentado, decidi lançar-me neste mundo.

O empurrão necessário aconteceu ao oferecerem-me um Aqua que não estava em uso com os materiais necessários.

 

Vou tentar descrever o setup de cabeça visto que não estou em casa:

 

- Aquário 100x38x30 (110litros)

- Filtro fluval 205 com cerâmicas, lã de vidro e esponjas (estas já tão bastante usadas e sujas, já encomendei novas e tou a espera que cheguem para trocar logo)

- Termostato Jager

- Areia para filtro de piscina

- 2 troncos

- Várias rochas

 

Flora

 

- 1 Echinodora

- 1 Fecto

- 1 Anubia

- Musgo Willow

 

Fauna ainda não existe mas planeio ter os seguintes peixes (por ordem de entrada no aquário):

 

- Corydoras (aprox. 5)

- Camarões Red Cherry

- Neons

- guppys (1 macho e 2 fêmeas)

- 2 escalares

 

 

Montei o Aqua no sábado (29/03) e neste momento está a fazer o ciclo. Ja lhe meti uma colônia de bactérias para acelerar o processo.

Tive a ajuda do meu primo da montagem e ele tem me dado alguns conselhos assim como na loja onde costumo ir (GAD), mas como as ajudas nunca são de mais, espero poder contar com o pessoal mais experiente aqui do fórum.

 

Por enquanto ainda não tenho fotos mas assim que conseguir ponho algumas.

 

Estou aberto a críticas/sugestões

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Editado por Frederic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Imagem colocada

 

Imagem colocada

 

Imagem colocada

 

Ok estas são as fotos que tenho de momento. É possível que haja algumas pequenas diferenças desde que tirei as fotos.

Esqueci-me de referir que tenho uma calha com uma lâmpada fluorescente mas não sei dar mais especificações.

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Chegaram os primeiros habitantes do aquário! 2 corydoras panda

Andam todos felizes e contente a percorrer o aquário todo de cima a baixo

 

Imagem colocada

 

Imagem colocada

 

Imagem colocada

 

Entretanto começaram a aparecer uns pontinhos brancos nos troncos que pelo que me disseram são fungos.

Retirei tudo (ou pelo menos o que consegui ver) com uma pinça. Agora tenho reparado é que está uma espécie de algodão agarrado a base do tronco, como podem ver nas seguintes fotos

 

Imagem colocada

 

Imagem colocada

 

O que é isto? Devo preocupar-me?

Os próximos habitantes serão camarões red cherry. Será que eles limpam isto?

 

Obrigado desde já pela ajuda

 

Cumprimentos

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o aquário está simples mas bonito.

 

Uma dúvida, fizeste a montagem no dia 29/3, não será muito cedo para meteres peixes, digo isto porque o ciclo do azoto pode não estar concluido.

Fizeste algum teste para ver se os valores estavam bons, é que as corydoras panda são bastante sensiveis.

 

Em relação ás algas os Red cherrys são muito bons a limpar, mas não sei o que são esses pontos brancos, pode ser que alguém mais entendido te saiba dizer.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim fiz a montagem no dia 29/03

Como usei colônias de bactérias, e pelo que me disseram, já podia introduzir uma ou duas corys também para actuarem como equipa de limpeza e testar a qualidade da água.

Quanto a valores só sei dizer que o pH está a 7, de resto não tenho mais nenhum teste. Algum que seja recomendado comprar e fazer?

 

Ah e este é o aspecto actual do Aqua

 

upyzyqyg.jpg

 

Cumps

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Editado por Frederic
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto do aqua, está simples, com espaço para os peixes nadarem.

 

Quanto aos testes, neste momento eram importantes os que já aconselharam:

 

Particularmente importante em novas montagens: teste Amónia, Nitritos e Nitratos.

 

Gosto da tua montagem. :smile2:

 

Boa sorte.

 

Cumps.

 

 

Quanto à fauna do teu aqua, vi que pretendes colocar camarões, mas com o resto da fauna que tens em mente penso que irão ser comidos rapidamente.

 

Boa sorte e cuidado com o ciclo de azoto, no inicio pode parecer estar tudo bem e acontecer uma catastrofe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo...

 

a dedicação a este projeto só pode acabar num bom resultado! Quanto ao aqua, o lado direito está um bocado "despido", estás a pensar colocar lá alguma coisa?

 

Abraço e boa sorte

Filipe

Obrigado :)

 

Optei por um layout em ilha com objectivo de ter espaços mais abertos onde os peixes possam andar mais a vontade e proporcione também uma melhor visualização a quem observa.

 

 

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Gosto do aqua, está simples, com espaço para os peixes nadarem.

 

Quanto aos testes, neste momento eram importantes os que já aconselharam:

 

 

 

Quanto à fauna do teu aqua, vi que pretendes colocar camarões, mas com o resto da fauna que tens em mente penso que irão ser comidos rapidamente.

 

Boa sorte e cuidado com o ciclo de azoto, no inicio pode parecer estar tudo bem e acontecer uma catastrofe.

Obrigado, foi mesmo o objectivo deste layout

 

Quanto a fauna já tenho 2 corydoras panda, 14 red cherry (ontem morreu 1) e hj entraram 2 corydoras sterbai. Tenho noção que na minha ideia original, os escalares seriam o grande perigo dos camarões, por isso tou a pensar adaptar a fauna. Já me disseram que se puser escalares juvenis e os red's tiverem onde se esconder não há problema, mas mesmo assim não sei. Agora os próximos habitantes serão uns guppys ou tetra cardinais, depois o resto logo se vê :)

Os testes como não tenho, disseram-me na loja onde vou pa levar água do aquário que eles me fazem os testes necessários :)

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como eu sei que a malta gosta é de fotos, aqui vão umas fresquinhas :)

 

Imagem colocada

 

Imagem colocada

 

Os reds tão com cores mesmo bonitas :)

 

Imagem colocada

 

Estes caracóis vieram com os reds e são cerca de 8, a maioria pequeninos. Sabem dizer-me se são nocivos ou se não há motivo de preocupação?

 

Imagem colocada

 

Acabadinhos de chegar :)

 

Imagem colocada

 

E um plano geral do Aqua

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A caracolada parece-me serem phisias. São bons comedores de algas e não chateiam as plantas. Deixo também a sugestão de arranjares um tufo de musgo de java para os red.

Boas

 

Ontem comprei uma bola de musgo mesmo para esse efeito :)

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ontem ponho-me a olhar para o aquário (como habitualmente faço) e reparo que tenho uma "camaroa grávida" eheh

 

Imagem colocada

 

Algum entendido em red's pode me dar algum conselho? Devo ter algum cuidado especial com os camarões que nascerem?

 

Ficam aqui mais umas fotos

 

Imagem colocada

 

Imagem colocada

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem

 

Vamos as novidades. Fiz os testes que o pessoal recomendou e estão todos positivos:

 

Amônia - 0

Nitritos - 0

Nitratos -0,05

pH - 7

 

Quanto a novidades propriamente ditas, entraram no aquário 5 cardinais e juntei ainda uma valisnéria para ocupar aquele espaço que alguns disseram estar um pouco despido. Portanto agora a flora consiste em:

 

1 valisneria

1 feto

1 Echinodora

2 anubias

Musgo willow

Bola de musgo

 

Quanto à fauna temos:

 

2 corydoras panda

2 corydoras sterbai

5 cardinais

Camarões red cherry (penso que sejam 14 mas só consigo ver cerca de 4/5)

 

Agora é ir acompanhando a evolução e pensar nos próximos habitantes que em princípio serão lamp eyes, um ramirezzi german blue ou mais cardinais.

 

Ah e já me esquecia, aqui vão umas fotos frescas :)

 

etedy8ys.jpgytypepag.jpg7a2ynare.jpgymytyma6.jpge9ary9u9.jpg

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Editado por Frederic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

a coisa está a evoluir e a ganhar forma. No entanto, e sem querer ser "chato", volto a repetir a minha sugestão de arranjares um pedaço de musgo de java para os teus reds. Podes colocar no lado direito do aquário (mais afastado do filtro). Com o musgo como refúgio, vais ver os red a multiplicarem-se tipo coelhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim tenho que comprar musgo. Ontem arranjei uns tubinhos de cerâmica que servem como esconderijo para os red's. A minha ideia é forra-los com musgo para parecer uma coisa mais natural.

 

Agora tou mesmo com vontade de arranjar um ramirezi german blue. O peixe é lindo mas pelo que me informei são peixes "mariquinhas" e sensíveis. Será que neste meu setup consigo me safar bem com um?

 

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também ando com vontade de ter uns ramirezi. Há uns à venda no OLX por € 5. Ainda sei pouco sobre eles, mas sei que preferem águas ácidas, e os meus aquários estão com água alcalina e cheios de viviparos. Tenho um aquário desactivado com cerca de 300 litros, que desconfio que mais dia menos dia vou voltar a activar e arranjar uns ramirezi. Só tenho é de inventar espaço :juggle:

 

Tenho sugerido em alguns tópicos a aquisição de UV's. Para peixes mais sensíveis uma engenhoca destas poupa muitas chatices. Nos dois aquas que tenho actualmente em funcionamento, tenho estes equipamentos ligados, e não há doença que por lá apareça. Faz uma pesquisa sobre as vantagens destes equipamentos, e se te decidires, tens no OLX à venda com valores na casa dos € 50.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também ando com vontade de ter uns ramirezi. Há uns à venda no OLX por € 5. Ainda sei pouco sobre eles, mas sei que preferem águas ácidas, e os meus aquários estão com água alcalina e cheios de viviparos. Tenho um aquário desactivado com cerca de 300 litros, que desconfio que mais dia menos dia vou voltar a activar e arranjar uns ramirezi. Só tenho é de inventar espaço :juggle:

 

Tenho sugerido em alguns tópicos a aquisição de UV's. Para peixes mais sensíveis uma engenhoca destas poupa muitas chatices. Nos dois aquas que tenho actualmente em funcionamento, tenho estes equipamentos ligados, e não há doença que por lá apareça. Faz uma pesquisa sobre as vantagens destes equipamentos, e se te decidires, tens no OLX à venda com valores na casa dos € 50.

Boas Maurício

 

Obrigado pelas dicas, vou estudar mais o assunto.

 

Entretanto tenho mais 3 habitantes no meu Aqua. Guppys (1 macho, 2 fêmeas), mas a verdade é que o ramirezi não me sai da cabeça :P

 

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje tive as primeiras baixas :( dois dos três guppys apareceram mortos :(:(

Desconfio que tenha sido pq ontem o meu pai pôs-se a dar-lhes comer sem eu lhe pedir e exagerou. Entretanto já aspirei o areao todo para apanhar os restos e fiz os testes todos a água e ta tudo dentro da normalidade... Sei que são coisas que acontecem neste hobby mas bolas fiquei mesmo triste

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes, assim como as pessoas, não são eternos. Perder um peixe ou outro, não é grave. É grave é se houver mortes em massa, doenças, etc.. Isso é que é aborrecido. Ainda esta semana, descobri um guppie juvenil morto. Tenho o aquário com dupla filtragem, UV, ciclo bem feito, etc... Qual a razão? Porque tinha de ser. Os outros (são algumas dezenas) estão bem e recomendam-se, e só aquele pifou. São coisas que acontecem e às quais não devemos dar importância. Se começarem a bater a bota um atrás do outro, então sim, devemos preocupar-nos, perceber e resolver o que está mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.