Guppy a morrer


hugogomes

Recommended Posts

Boa noite,

 

Tenho um Guppy que tinha a cauda ratada quase uma mês. De repente voltou a ficar sem mais um bocado, mas desta vez as pontas ficaram vermelhas como se fosse sangue. Agora já nem nada. Alguem tem uma dica que possa ajudar?

 

obrigada,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quanto tempo tens o aquário montado? Respeitaste o ciclo do azoto? Parametros da água? Filtragem? Para as pessoas te poderem ajudar, tens de dar mais informação, assim ninguém te consegue prestar auxílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi me dado o aquario a 3 meses, leva 30 litros e mudo agua de 4 em 4 dias porque uma femea guppy teve crias. A maternidade fica com um cheiro muito intenso e a agua amarela viscosa. Tenho uma bomba interna que tem uma esponja que limpo sempre que troco a agua ou quando entope. Como troco a agua muitas vezes, nunca comprei os teste da agua (nem sao muito baratos). Como estou adorar este hobby, estou a pensar no verao investir num aquario maior e nesses testes todos. Todos meses morreu um guppy, uma femea derrepente, um macho que comecou a andar so para um lado tipo com a espinha partida. Agora o este guppy que ja estava a recuperar a cauda ficou sem mais um pouco e com aquela manchas vermelhas (parece queimado). O Beta esta todo encolhido e mau aspecto (parece despenteado). O platy ficou sem a barbatana. Estava a pensar em comprar o Baktopur.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi me dado o aquario a 3 meses, leva 30 litros e mudo agua de 4 em 4 dias porque uma femea guppy teve crias. A maternidade fica com um cheiro muito intenso e a agua amarela viscosa. Tenho uma bomba interna que tem uma esponja que limpo sempre que troco a agua ou quando entope. Como troco a agua muitas vezes, nunca comprei os teste da agua (nem sao muito baratos). Como estou adorar este hobby, estou a pensar no verao investir num aquario maior e nesses testes todos. Todos meses morreu um guppy, uma femea derrepente, um macho que comecou a andar so para um lado tipo com a espinha partida. Agora o este guppy que ja estava a recuperar a cauda ficou sem mais um pouco e com aquela manchas vermelhas (parece queimado). O Beta esta todo encolhido e mau aspecto (parece despenteado). O platy ficou sem a barbatana. Estava a pensar em comprar o Baktopur.

Boas o que falas da barbatana queimada pode ser uma doença bacteriana que se chama opodrecimento das barbatanas podes usar o remedio baktopur direct, acocelho que sejas rapido caso contrario vai morrer.

 

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A maternidade tem de ser limpa, mas o melhor era retirares a maternidade, e pores mugo de java ou outro tipo de plantas que permitam os alevins esconderem-se dos adultos. Tens seguramente excesso de matéria em decomposição dentro do aquário, e é isso que provoca os problemas aos teus peixes. Muito menos comida e nesta fase TPa´s de 2 em dois dias. Não laves a esponja do filtro com água da torneira, mas sim com a água que retiras do aquário, pois ao lavares com água corrente matas as bactérias nitrificantes essenciais à vida dos peixes. Pondera adquirir um bom filtro, caso contrário terás muitas chatices. Muitas pessoas desistem dos aquários por terem tido más experiências ao início, muitas vezes por falta de informação. Neste fórum, tens sempre pessoal disposto a dar-te uma ajuda e muita informação útil que deverás ver.

Um aquário deve ser montado entre 30 a 45 dias sem peixes, só depois se pode introduzir os primeiros, e sempre poucos de cada vez. Deves ter um bom filtro (de preferência dois).

Boa sorte

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigadão Mauricio, sim já andava a pensar nisso do filtro, mas como queria trocar de aquário teria de ser uma que desse para os dois. Aconselhas algum? Dou comida duas vezes ao dia comida, porque tinha neons mas foram petisco para outros... reparei que seria fome, estes gajos num minuto comem tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens várias opções de filtros, interiores, de mochila e exteriores. A escolha depende de vários factores, espaço dentro do aquário, espaço fora do aquário, estética, etc... Os mais eficazes são os filtros externos, e dentro das diversas marcas, Eheim é sem dúvida a melhor (tenho um a trabalhar há 18 anos, custou-me na altura 30 contos, nunca tive de substituir peça nenhuma, nem as borrachas)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao fim de fazer o tratamento com baktopur, morreram o beta, uma guppy femea e guppy bébé.

 

Fiz o tratamento no aquário principal e no aquário que improvisei só com aqueles que pareciam mais doentes.

 

Na vossa opinião acham que terei resolvido o problema da bactéria, ou existem casos que ela sobreviveu?

Acham que devo voltar a juntar todos os peixes sobreviventes? O platy não anda a comer nada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves primeiro colocar um bom sistema de filtragem, depois fazeres testes à agua para ver qual o nível de nitritos e amónia, e só depois voltares a colocar peixes no aquário. Pesquisa o ciclo do azoto aqui no fórum. Vai ajudar-te bastante a perceberes como isto funciona

Link to comment
Partilhar nas redes sociais