Cornucópia verde


Vasco Ferreira

Recommended Posts

Boas Pessoal…
Passado 9 meses e depois de ter ganho mão às plantas que tenho, resolvi fazer uma remontagem.
Esta remontagem prende-se fundamentalmente com a necessidade de colocar as plantas no seu sítio devido tentando fazer algo agradável e com um layout que no futuro seja agradável e sem recorrer praticamente a hardscape.
Neste momento ando à luta com uma maquina fotográfica espero conseguir qualquer coisa este fds e para a semana postar umas fotos.
Fica aqui o rascunho com a posição das plantas.
Quanto à montagem, não correu mal mas foi uma trabalheira, principalmente no que se trata em remover plantas de caule cuja o sistema radicular é enorme!!!!!

SETUP
Data de Montagem : 15/03/2014
Aquário: 108cm©X50cm(P)X40cm(A). vidro 10mm sem travamentos
Móvel: Aquartistic
Iluminação: Aquaeden 3X39W. Para já 1h-117w + 7h-78w
Filtragem: Eheim 2217 (1000l/H) e Eheim 2213 (440l/h)
Aquecimento: hydror 300w acopolado ao Eheim 2213 (440l/h)
Outros Equipamentos: Co2 Pressurizado com reator externo aquamedic 1000. UV aquamedic 9w ligado 2h/dia,acopolado ao Eheim 2213 (440l/h)
Substrato: Substrato fértil, ADA (4l) Power sand. 2,5kg substrato tropica. Inerte - ADA aquasoil 27l
Fertilização: EI
Fauna: 30 C. japónicas, “N” R. Cherries e 12 R. Arlequins. 23 Melanotaenia Preacox, 12Boraras Maculatus, 12 Nariz de bêbado 1 Beta,10 Oto. Afinnis
Flora:
-Hemianthus cuba
-E. Parvula
-Staurogyne sp. repens
-P. Palustris Cuba
-Limnophila hippuridoides
-Hygrophyla pinnatifida
-Staurogyne sp. `porto velho`
-Hydrocotyle verticillata
-Lagenandra meeboldii "pink"
-Blyxa japonica
-Echinodorus "aquartica"
-Rotala wallichii
-Pogostemon erectus
-Sagittaria subulata
-Anubia barteri nana
-Anubia barteri nana var "petit"
-Microsorum pteropus "narrow

Obviamente que atualmente está numa fase que necessita de um pouco de futurologia por parte do observador. As plantas do plano posterior necessitam de crescer e tapar o aquário. A echinodorus necessita se ser tapada e integrada pela S. Repens Porto Velho, a cuba fechar e a H. pinnatifidia não vai ficar assim, está na fase de propagação, apenas tenho 4 pés...por isso ainda vai demorar. O ponto focal também necessita de ser trabalhado, neste momento está despido e necessita que as plantas componham o sitio e deem a profundidade e o detalhe necessário

Daqui a 6 meses falamos!!!!! :)

Quantos às fotos..são de telemóvel..é o que há. qd estiver pronto tenho de convidar a vir cá a casa um dos fotógrafos profissionais cá do fórum.

 

Já agora uma questão para o pessoal opinar. Vou necessitar de aumentar um pouco a iluminação para que a cuba cresça em tempo útil. Que acham... aumento a iluminação (esquema acima) ou deixo estar como agora e diminuo a altura da calha, que agora está a 20cm do plano de água?
gallery_11684_2039_31420.png

gallery_11684_2039_112672.jpg

gallery_11684_2039_109009.jpg

gallery_11684_2039_31918.jpg

gallery_11684_2039_10004.jpg


gallery_11684_2039_62436.jpg



Editado por Ptuga
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parabéns, isso mesmo com pouco tempo está com bom aspecto e promete.

quanto a questão que colocas sobre a luz, pessoalmente sempre tive mais sucesso com o aumento do nº de horas com a potencia máxima mas a calha relativamente mais elevada, em vez de ter a calha mais baixa com a mesma potencia mas durante menos horas.

Devem existir outras experiências com certeza e claro tudo está relacionado com a luz que cada um tem.

Editado por Manuel Resende
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas Vasco,

 

Para quando novidades deste aquário ??

 

Sempre mantens a cuba ?

 

Um abraço

 

Nuno M. e Claire

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem conseguida a disposição das plantas, parabéns!

 

Já agora, utilizas algo no substrato para delimitar a área de cada planta? Porque por exemplo a Sagittaria subulata tende a invadir a área das outras plantas, cheguei a esta conclusão na minha montagem...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Primeiro de tudo peço desculpa ao pessoal que postou aqui e eu não respondi. O tempo tem sido pouco e n tem dado para tudo.
Sard..sim a subulata está confinada e até ver com sucesso... tiras feitas das folhas para os antigos "acetatos"
O aquário vai a evoluir bem com toda a calma do mundo...sem grande pressa e assim com menos trabalho. Mais 3 meses e penso que está concluído. O difícil, como existem muitas plantas e quase nenhum harscape, é tirar uma foto na altura exato em que "está tudo no sítio". Por exemplo a R. wallichi foi podada e ainda n cresceu o suficiente.
Uma foto rápida ainda antes da poda que fiz este fds para moldar algumas plantas. A H.pinafitidea, por exemplo levou uma "coça".
A ver se esta semana posto uma pós- poda.

 

gallery_11684_2300_407134.jpg

 

Abraços

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vasco, as Melanotaenia Preacox estão muito bonitas.

Andei a pensar nisso para se juntarem aos Embers mas estou a ver que o efeito de proporcionalidade se perde um pouco (são grandes!).

 

O tapete está a custar :)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pessoal...

A M. Preacox, são um peixe extremamente bonito e irrequieto mas sim...cresceram um pouco mais do que eu esperava. Provavelmente ideais para um aqua de 300l para que o efeito da proporcionalidade não se perca. Comem tudo o que cabe na boca. São caçadores ativos. Os RC juvenis incautos, que durante o dia se aventuram no tapete de cuba, acabam petisco

 

Pedro...São opções e conceitos ligeiramente distintos, ambos temos a mesma "paixão" mas tu encaras uma montagem como uma corrida de 100m em que tudo tem de estar no ponto ideal para que as coisas evoluam no mínimo tempo possível, para mim é mais uma corrida de 1500m. Prefiro dar um pouco menos mas vai tudo ao sitio na mesma, demora é mais tempo. Para mim a pior coisa é ter de fazer uma manutenção pq a planta está a sair do aquário ou está tudo num matagal. Fazer uma manutenção (q com isto n estou a referir-me a uma TPA, pq isso é fácil e n custa nada) é geralmente o meu momento contemplativo e de relax semanal. O problema é que nem sempre me apetece ter esse momento e assim estou mais folgado.

 

Neste momento a iluminação está apenas nas 78w-5h + 117w-3h para 200l, ou seja tem vindo muito lentamente a aumentar pq o tempo não é muito e tu sabes melhor que ninguém, que para teres crescimento espetaculares em velocidade também tens de carregar um pouco na iluminação.

São 16 ou 17 espécies algumas delas, com crescimento, em luz intensa, de largos cm por semana, o que ao nível de podas seria quase incomportável.

A cuba está muito bonita, saudável, sem algas mas em vez de crescer em 2-3meses demora 5-6 meses.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa evolução, só não aprecio o lado esquerdo, aquele molho frontal para mim é muito exagerado.

 

Enviado do meu SGP312 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está tudo muito saudável. Também sou da opinião que as blyxas tão à frente estragam um bocado a coisa.

 

As melanotaeina são um peixe espectacular. Não acho que destoem assim tanto nesse aquário.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

boas pessoal....

Apenas para deixar um pequeno update.....

Como sempre tiradas com o telemóvel. :girlhitboy: .

 

Abraços

 

gallery_11684_2039_141040.jpg

 

gallery_11684_2039_396292.jpg

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,...realmente a qualidade das fotos deixa um pouco a desejar..mas vale pela atualização! :thumbup3:

 

O tapete já está bem mais composto e vai para aí uma selva! banana rock Gosto bastante!

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uns Lily Pipes castanhos dá sempre um toque especial à montagem. :P

 

Acho que as blyxas ali naquele primeiro não te favorece a transição até à traseira. Podias tentar algo mais baixo.

E o que está a acontecer ali no canto traseiro esquerdo? Não tem nada plantado ou estás ali com alguma deficiência na iluminação e nada pega lá?

 

Gosto da profundidade que estás a querer dar ali na abertura trabalhando as moitas. Continua que está a resultar.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas opiniões...

Miguel estive durante muito tempo a tentar uma nova modalidade de lilies. eheeheh já os limpei. É outra coisa e nem custa muito, foi mesmo preguiça. :)

O que se passa no lado esquerdo é que a rotala wallichi não consegue competir com as demais. É uma planta que necessita muito de luz e compete mal com as outras. Alguma ideia para sua substituição? algo robusto que compita bem com por exemplo a limnhphila hippuridoides.

Quanto ás blixas tenciono recua-las mais para o lado esquerdo, retirar cerca de 2/3 e abrir espaço frontal para uma planta que seja fácil de controlar a altura. Provavelmente a Staurogyne.

 

Gabriel, ao vivo é outra coisa, outro planeta. As fotos são a minha desilusão pessoal. Sei que com o telemóvel não se pode esperar muito, mas mesmo com uma máquina "normal" nunca consigo grande coisa. Fico roído de inveja quando vejo as fotos do pessoal que entende de fotografia.

 

Abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso está fantástico! Acho uma boa ideia essa de retirar dois terços da blyxa eu metia ou staurogyne, ou pogostemon helferi ou alternanthera reineckii mini, mete o que gostares mais, desde que seja mais baixa que a blyxa e que a porto velho não fica mal !

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Boas pessoal...

Pois é, meio afastado das lides do forúm mas o aquário não morreu e penso que "chegou ao fim". Digo chegar ao fim porque apartir deste ponto fica dificil manter a longo prazo tal é a competição e a exigencia e disciplinas nas podas. É possivel e eu tenho conseguido mantido assim faz uns tempos mas já me começa a cansar e já penso no próximo. Haja tempo e paciência para desmontar e começar outro.

Quanto ao resultado final penso e ficou fixe algo praticamente sem hardscape com muita diversidade de texturas...

Espero que gostem.

PS- Como diz o Miguel Reis lily pipes castanho é sempre aquele toque de classe. ;)

 

Abraço a todos

 

gallery_11684_2039_432760.jpg

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas pessoal

Deixo aqui uma fotos que não foram editadas com excepção de uma. Trata-se da minha primeira tentativa de fotografia mais a sério, em consequencia do workshop que houve no sábado passado. Gostava da vossa ajuda ao nivel mais da fotografia...das que acham melhor e que setup deveria alterar.

 

Notas prévias:

  • TInha um peixe a morrer, provavelmente com hidropsia.
  • Tinha acabado de fazer uma TPA e poda, daí algumas plantas estarem meio estranhas.
  • Não tenho tripé por isso foi improvisado
  • não me importei muito com as fotografias estarem perfeitamente centradas, aliás experiementei umas com outro angulo.

Deixem o vosso feedback:

 

1 - 1/125; iso 800; f/10

 

gallery_11684_2039_3920212.jpg

 

2 - 1/50; iso 400; f/10

 

gallery_11684_2039_2434991.jpg

 

 

3 - 1/40, Iso 200; f/8

 

gallery_11684_2039_4452854.jpg

 

 

4 - a unica editada, igual à nr 3) mas mexi qq coisa na luminosidade

 

gallery_11684_2039_430186.jpg

 

5 - 1/80; Iso 400; f/8

 

gallery_11684_2039_4452854.jpg

 

6 - 1/100; Iso 400; f/8

 

gallery_11684_2039_4568809.jpg

 

 

7 - 1/125; Iso 400; f/8

 

gallery_11684_2039_1916965.jpg

 

 

8 - 1/80, Iso 400; f/8

 

gallery_11684_2039_1869098.jpg

 

9 - 1/80, Iso 400; f/8

 

 

gallery_11684_2039_3716192.jpg

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

gosto das fotos, eu editava algo assim (não tenho a certeza destas cores...):

 

1-gallery_test.jpg

Editado com camera RAW

cumprimentos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal.

Rodrigo a câmara que usei é a canon 450d, a lente não tenho a certeza (a câmara foi emprestada) mas penso que seja a de 50mm. É a que vem normalmente de origem nestas máquinas.

Mas sacando o programa da canon é fixe porque dá para fazer aquilo que fizemos com o Miguel no Workshop, com a vantagem que com a 450d já dá para tero preview automático sem teres de tirar a foto mesmo.

 

Tmiravent, que alteração fizeste concretamente. Luminosidade? cores? Ficou fixe, n sei se tlv um pouco claro demais. Fica tão difícil escolher umas das outras.

 

Mais alguém opina?

 

Abraços

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Viva pessoal ...

A foto lá foi a concurso e vamos ver como corre. Um TOP 500 era bem bom :)

Entretanto já estava numa alterações para aliviar um pouco as podas e deixar andar tudo um pouco mais despreocupado durante o verão.

Resultado... metade do aquário desapareceu.

Ficou assim

Foto de telemóvel só para registo.

Ps - A couve devia sair mas custa-me estragar um planta. Desenraiza-la está fora de questão, trazia tudo atrás. Qd desaparecer só à faca e deixar a raiz no sitio.

 

gallery_11684_2039_32035.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, é sempre pena ver-mos os aquários "despidos" depois de estarem tanto tempo em matagal, pelo menos para mim é assim eheheh depois volta a crescer fica tudo bonitinho e já nem nos lembramos como era antes XD A planta está realmente bonita compreendo porque é que não queres tirar :S

A parte que está só com substrato vai ser tapete certo? Que planta pensas usar?

Gostava muito do antigo layout mas este também está fantástico e que com o tempo vai ficar fenomenal, boa sorte com o aquário, vai actualizando :)

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.