Primeiro grande aquário


Recommended Posts

Boas, recentemente lancei-me na aventura de aquários de grandes dimensões, embora sempre tenha tido aquários, todos pequenos, nunca me especializei na matéria, o que faz de mim um rookie.

Como já tinha uma piranha vermelha, num aquário com cerca de 70L, que estava a crescer depressa e saudável decidi arranjar-lhe um novo lar mais adequado às suas necessidades.

 

Aquário: 180 x 50 x 50 = 450L (com todo o layout talvez 400L)

Filtro caseiro, daqueles para água canalizada, como matérias filtrantes lá dentro.

Um pequeno filtro interno que estava no aquário anterior, que decidi colocar neste para ajudar na ciclagem.

Bomba de 1200 L/H

Termostato de 300 W

2 bombas de ar ligadas a um filtro interior (não sei se é útil, mas como já tinha decidi colocar :P)

Iluminação caseira também, com 5 lâmpadas, daquela grande loja sueca que não me lembro do nome!

 

Nunca liguei a marcas, sempre que possível opto pela escolha mais barata!

 

1 planta artificial

Várias rochas da minha terra :)

E como substrato areia de sílica.

 

A temperatura: 25º

PH: 6.9

 

Aqui vai o que interessa:

21l7daq.jpg

 

5x8ikz.jpg

 

2qm3cpf.jpg

 

ilf2fr.jpg

 

izotjo.jpg

 

25g572d.jpg

 

ay4q40.jpg

Editado por Pedro Boaventura
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Bem vindo ao fórum.

Não cheguei a perceber qual o total do caudal de filtragem que tens, mas deveria ser entre os 2000L/h e 4000.

 

Eu tenho um cannister da sunsun, que é das marcas mais baratas que vejo por aí, e não tenho razões de queixa.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Bem vindo ao fórum.

Não cheguei a perceber qual o total do caudal de filtragem que tens, mas deveria ser entre os 2000L/h e 4000.

 

Eu tenho um cannister da sunsun, que é das marcas mais baratas que vejo por aí, e não tenho razões de queixa.

 

Pois, a minha grande questão agora é o sistema de filtragem.

Tenho que arranjar um sistema mais vantajoso e de preferência caseiro. Não posso ter uma sump porque o espaço é muito reduzido, 28 x 38 cm.

Estive a ver um filtro diy aqui no fórum com um tubo de pvc, mas também não dá, visto que a minha bomba não cabe dentro do tubo.

Estava a pensar comprar um pequeno barril de plástico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario em termos de layout para mim está excelente mesmo !! Parabens

Precisas é de arranjar mais 4/5 piranhas ;)

Abraço

 

Obrigado :)

Também concordo, ela está a precisar de companhia, mas é difícil arranjar piranhas vermelhas com as mesmas dimensões.

 

De resto, quando montei o aquário senti um pouco a falta de verde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também acho o tiger oscar um peixe muito bonito e que cresce bastante, o que só por si já me agrada :P

A única coisa que me deixa triste relativamente às piranhas é que não é possível manter outras especies com elas, até tinha pensado vender a minha piranha e montar um aqua comunitário, mas visto que já tenho uma relação afectiva com a minha, decidi ficar com um aqua exclusivo a piranhas.

 

Como o majikarp mencionou, só falta mesmo a companhia para a minha piranha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre um pouco triste ver um peixe sozinho, ainda por cima sendo de cardume.

Não sei se será a mesma espécie de piranha, mas a última vez que vi uma foi em Benfica, na Aquaplante.

Também era a única e estava num aquário bastante mais pequeno.

Deve ser difícil fazeres um cardume. Nem sei se, em relação à legislação, não irás encontrar algum impedimento.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre um pouco triste ver um peixe sozinho, ainda por cima sendo de cardume.

Não sei se será a mesma espécie de piranha, mas a última vez que vi uma foi em Benfica, na Aquaplante.

Também era a única e estava num aquário bastante mais pequeno.

Deve ser difícil fazeres um cardume. Nem sei se, em relação à legislação, não irás encontrar algum impedimento.

 

Boas a piranha grande que está na Aquaplant é da mesma especie que aminha, uma red belly, mas essa é bem maior, a minha ainda é jovem :P

 

No entanto tenho novidades... 2 más e uma boa.

Como nos filmes vou começar pela boa. No inicio desta semana comprei mais uma piranha para fazer companhia à minha.

Primeira má noticia, quando a recebi vi que era uma pacu red e ligeiramente maior que a minha, a outra má noticia é que não durou mais de 1 hora no aqua. Embora a pacu red tenha ido logo para ao pé da minha, visto que devia estar habituada a andar em cardume, a minha começou a persegui-la, passado pouco tempo ja tinha servido de lanche. :(

 

219swfs.jpg

 

E aqui estão mais umas fotos da minha princesa.

 

2ryfxus.jpg

 

oi95yx.jpg

 

2ijkegh.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Engraçada, a forma como as distingues.

Até parece que a pacu não é tua.

Isso demonstra bem a relação de afecto qu foi criada com a red belly.

Boa sorte com a pacu, mas eu também não tenho muita esperança, embora às vezes a natureza nos surpreenda.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim de facto, até eu reconheço essa diferença, embora me preocupe com o bem estar dos dois animais e espero sinceramente que a pacu sobreviva.

 

Hoje arranjei um barril de plástico de 15 L para servir de filtro, acho que assim consigo resolver o meu problema.

Vou fazer um sistema igual àquele que vi aqui no forum, feito com um tubo de pvc.

 

bombonas-tipo-leiteiras-50-l-com-tampa-r

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adorei o teu Layout!

Onde arranjas-te as pedras?

 

Cumps

Na zona de Mafra, pedra da terra, pelos (poucos) testes que fiz não altera a qualidade da água, não altera a cor da água, sempre utilizei este tipo de pedras nos meus aquários, nunca tive problemas. Os cuidados que tenho é com a lavagem e a fervê-las, mais nada.

E melhor que tudo, são de borla! :)

E já agora, obrigado. :)

Editado por Pedro Boaventura
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BEM... :ohmy: a tua princesa é uma fera ahah

Pronto é a natureza dela e so mostra que esta com muita saude biggrin.png' alt=':biggn:'>

Não acredito mesmo que a pacu sobreviva :s é quase impossivel

Só agora é que reparei que somos da mesma zona! ja sabes se precisares de ajuda em alguma coisa e so dizer biggrin.png' alt=':biggn:'>

Abraço

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BEM... :ohmy: a tua princesa é uma fera ahah

Pronto é a natureza dela e so mostra que esta com muita saude biggrin.png' alt=':biggn:'>

Não acredito mesmo que a pacu sobreviva :s é quase impossivel

Só agora é que reparei que somos da mesma zona! ja sabes se precisares de ajuda em alguma coisa e so dizer biggrin.png' alt=':biggn:'>

Abraço

 

Pois é, e obrigado, se precisares de algo também é só apitar.

 

Vou dando noticias sobre o pacu,

 

Manel Gama, acredita que vale bem a pena, para além de poderes escolher o formato e o tamanho que queres ainda o podes fazer gratuitamente. E acho que o dinheiro que irás gastar numa loja compensa o dinheiro que gastarias em gasoil.

Também se precisares de ajuda, posso-te indicar bons locais para a recolha de pedras, e ninguém vai levar a mal que leves algumas. :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei, mas é uma questão de ires a uma zona de campo aí ao pé de ti e veres que tipo de pedras existem.

Chegas a casa, lavas e ferves as pedras, se quiseres ver se alteram os parâmetros da água é uma questão de as testares.

Espero ter ajudado.

 

Mas aí para o norte segundo sei, o que existe na maioria das zonas é xisto, e o xisto não altera a qualidade da água.

Porem as pedras que tenho no meu aquário são bastante comuns em quase todo o pais, por isso não me admira que encontres por aí também.

Editado por Pedro Boaventura
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Última actualização, o pacu já não está entre nós.

Agora questiono-me será que é prudente juntar outras piranhas com a minha, visto que a minha já está à tanto tempo sozinha, talvez até mesmo rejeite peixes da mesma especie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vais testar, experimenta introduzir companheiras com um tamanho superior à tua, para aumentar as hipóteses de se sentir "intimidada" e não atacar (caso pense em fazê-lo). Outra coisa que podes fazer, para amenizar a coisa, é introduzires mais do que uma ao mesmo tempo, preferencialmente que pertençam ao mesmo cardume, que nesse caso não me parece que ela vá atacar. NO ENTANTO, nesta segunda sugestão, podes correr o risco de ser a tua piranha a atacada, e as coisas poderem correr mal contra um cardume já formado.

 

Mas atenção, eu sou uma pessoa de invertebrados, sem experiência em peixes do género, portanto não serei o melhor para te dar sugestões.

Editado por Caciones
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.