Fishroom do Alentejo


Recommended Posts

Boa tarde,venho apresentar-vos o projeto da minha fishroom,vou colocar várias foto,explicando em pormenor tudo o que pretendo fazer por forma a que me possam aconselhar sobre se estou a fazer as coisas da melhor forma,bem como sugestões.passo então as fotos.

 

Foto da entrada da fishroom vista do exterior,com uma porta de chapa que penso não enferrujar e tem um isolamento térmico bastante aceitavel.

[/url]">http://DSC_0523_zpsd3a2e019.jpg

 

Foto da entrada vista do interior, onde se pode ver a caixa eléctrica, a torneira que irá fornecer o circuito que pretendo automático de tpa .sobre a caixa eléctrica irei colocar 2 tomadas para ligar um temporizador por forma a automatizar a iluminação da fishroom.

[/url]">http://DSC_0487_zps7c226de2.jpg

 

Tecto da fishroom de luzalite,que pretendo forrar com placas de roofmate,criando um tecto falso com uma caixa de ar entre a luzalite e as placas,sendo que antes de colocar as placas irei isolar todas as juntas com espuma de polietileno expandido.

[/url]">http://DSC_0493_zps4dba16da.jpg

 

Foto da janela da fishroom em madeira,e de um forno que se irá manter e sob o qual será colocada a bamba de ar que irá alimentar o circuito a volta de toda a casa, para fornecer os filtros, o tubo irá sair a altura do muro do tubo.

[/url]">http://DSC_0489_zpsbbe0b624.jpg

 

Canto da fishroom a esquerda do forno,onde será colocadas as 2 primeiras estantes com aquários que tem as medidas de 70 cm de comprimento por 40 cm de profundidade com 4 prateleiras irei variar os aquários entre um aquário a medida da prateleira ou 2 ocupando a metade da prateleira.

[/url]">http://DSC_0492_zpsc17e097a.jpg

 

Foto da parte exterior do telhado da fishroom

[/url]">http://DSC_0522_zpsa1fed509.jpg

 

Foto da parede exterior onde se encontra a janela que se pode ver da perspectiva interior num foto antes,bem como um tubo por onde sairá a água da fishroom ou seja o esgoto de todas as estantes ou seja um overflow de pvc dentro de cada aquário para não ter de furar o vidro que vai ligar a um tubo que une todos os aquários da estante e que por sua vez vai desaguar num tubo que vai ser colocado a volta de toda a casa junto da parede e que vai desaguar ao tubo que podemos ver.Desde o tubo até ao limite esquerdo da foto pretendo fazer um tanque onde será aproveitada a água resultante das tpa, que pretendo purificar com a utilização de muitas plantas. Podendo manter também algumas especies de água fria.

[/url]">http://DSC_0521_zps0edc18bd.jpg

 

Foto do tubo de pvc por onde vem a água da chuva e de um patio cujo chão fica ao nível do tubo. o tubo tem duas saídas porque a da direita vai para um tanque com cerca de 2000, que se pode ver a direita na foto,(fica totalmente coberto debaixo do vão de escadas) e outra vai para o exterior não sendo aproveitada,a regulação é feita por uma tampa como a que se pode ver a fechar a saida esquerda a outra será colocada dentro do tanque e para regular basta fechar uma das saídas, este é um fator importante porque as primeiras aguas vem sujas e não me interessa aproveitar por isso fecho a saída do tanque e abro a da rua se pretender aproveitar a agua é so trocar.

[/url]">http://DSC_0509_zpsdd6319b2.jpg

 

Foto do interiro dotanque revestido com uma membrana por forma a isolar tudo na perfeição.

[/url]">http://http://s998.photobucket.com/user/Daniel_Madeira/media/Fishroom/DSC_0511_zps7da8dc98.jpg.html'>DSC_0511_zps7da8dc98.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo projeto tens ai, tem em atenção o forno que calculo que vais continuar a utilizar, ou mantens os aquarios afastados ou tens de izolar entre os aquarios e o forna para não os cozer, sobre o telheiro podes tentar ver o preço de "chapas sandwich" são muito bom isolantes não tem amianto e com um acabamento espetacular.

 

Edit: http://www.olx.pt/q/sandwich/c-594

Editado por PDI

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, o forno fica mas sem ser utilizado,não quiz derruba,r porque nunca se sabe o futuro e nem ocupa muito espaço.Quanto ao telhado eu nao tava com vontade de tirar aquele queria apenas isolar com placas de roofmate a criar um tecto falso para não gastar muito dinheiro.porque colocar um telhado se sanwich não deve ficar nada barato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão do forno está resolvida,não vai ser utilizado,agora vou me debruçar na montagem do sistema de filtragem por ar,e encontrar uma bomba boa e barata para fornecer o sistema.

Vou tambem começar a montar o sistema de tubagem para de esgoto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Boa noite,parece que as boas noticias continuam e o projeto esta a avançar a bom ritmo,após uma tarde a betumar as juntas dos mosaicos,fui verificar o estado das estantes e aquários que adquiri para serem os primeiros da minha fishroom. Os aquários da estante mais pequena tem 25 cm de comprimento por 30 de altura e 30 de profundidade e os grande tem 89 cm de comprimento por 45 cm de profundidade e 48 de altura.Agora já começo a aceitar sugestões para a iluminação uma vez que tenciono ter algumas especies de plantas de media/baixa manutenção para ajudar a manter os parâmetros da água,muito provavelmente vou coloca-las dentro de pequenos vasos de barro com substrato,para alem disto se quiserem dar sugestões para a fauna e flora estou disponível para ouvir as vossas sugestões.Mas já chega de conversa vou passar as fotos.

Cumprimentos as todos.

DSC_0020_zps17b531f8.jpg

DSC_0022_zpsf47987bd.jpg

DSC_0024_zps8d18ae8b.jpg

DSC_0028_zpse1d390cf.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bom projecto.

 

Ao ver o esquema, fico com uma questão: não devias de deixar um pequeno espaço entre a estante e a parede, para se eventualmente necessitares de "mexer" nas tubagens? quanto a iluminação, para mim seria colocada na estante de modo a evitar proximidade entre a electricidade e os tubos de agua que vão ficar na parede.

 

Continuação de bom projecto e vou seguir.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Após um dia inteiro de trabalho, deixo o vídeo do resultado já com 3 aquários a ciclar,mas ainda com uma grande desarrumação e com algumas falhas que serão resolvidas quando o capital social aumentar. O grande objectivo deste projeto é a reprodução de algumas espécies de elevada qualidade e saúde invejável,que serão vendidas a particulares e lojistas se assim o conseguir. Deixo-vos com o vídeo.

Editado por António Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Projeto já está em velocidade cruzeiro,agora é só meter mais aquários e estantes.

Para alem disto já estou a projetar os tanques para colocar peixes de água fria no exterior.

Tive tanto trabalho a fazer o vídeo e agora ninguém comenta,nem a malta que segue o tópico desde o inicio,vamos lá pessoal a mandar uns bitaites que o meu projeto para alem da paixão pela aquariofilia também vive dos comentários,criticas e isentivos da malta aqui do fórum.Fico a espera um abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Grande projeto, está muito bom com o tempo vai ficar ainda melhor

 

Boa sorte com o projeto

vai atualizado as novidades

 

cumprimentos


taz a ciclar os aquarios sem nada lá dentro por alguma razão??

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Iniciativas destas é sempre de louvar sobretudo no interior do país.

Não estás a pensar colocar um extractor? Podias aproveitar a chaminé do forno. É que isso depois de estar a trabalhar em pleno vai, por força de tantos litros de agua, ficar com muita humidade e, a não ser que queiras ficar com essas paredes pretas, vais precisar de "respiração" do espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde a todos, aqui vão mais uma fotos já com os aquários todos a ciclar mas ainda sem animais e plantas, na próxima publicação prometo já ter la qualquer coisa.Deixo-vos com as fotos.DSC_0037_zpsb3960d10.jpg

DSC_0036_zps8c8a61bd.jpg

DSC_0035_zpsda94018f.jpg

DSC_0034_zps2feca5bf.jpg

DSC_0033_zpscf83477b.jpg

DSC_0031_zpsf4c3b73a.jpg

Editado por Grolier
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...