Morte esquisita


bruno92

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Hoje de manhã fui ao aquário e deparei-me com um danio zebra agarrado ao sugador do filtro. É o segundo no espaço de uma semana. A pior parte é que eu olho para ele e de repente ele sai do sugador a nadar de lado com uma barbatana ferida com sangue nas guelras e com uma mancha esbranquiçada na cabeça.

Pensei que fosse algum pico de amónia mas fiz todos os testes e está tudo dentro dos limites.

 

Deixo umas fotos para verem, o que será que aconteceu???

 

dxuu.jpg

Eu sei que esta foto está muito desfocada mas mesmo assim vêm a mancha branca não vêm? o que é?

 

Vejam a quantidade de sangue!

8wg5.jpg

 

zrxi.jpg

 

wngo.jpg

 

Peço a vossa ajuda pessoal

 

Cumprimentos,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma vez que tens tudo dentro dos parametros... sera que tens um filtro muito potente e durante a noite quando os peixes estao quietos em descanso acabam por indo ser sugados sucessivamente contra o filtro e acabam por fazer hemorragias e feridas?? E uma hipotese..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu tenho um JBL E1501 GL de fábrica faz 1400 L/h mas com as mangueiras e matérias filtrantes faz entre 800 e 900 L/h o que não acho muito para o aquário.. Mas acho uma boa teoria, acho que vou experimentar por daquelas esponjas que se usa nos camarões pode ser que dê resultado.

 

A causa da morte é mesmo a hemorragia, nas fotos não se vê bem mas ele estava mesmo mal. O outro peixe que morreu tem uma característica em comum com este, ambos eram dos mais pequenos no aquário.. O que morreu era um tetra glowlight e tinha um cardume de 6 juntamente com os 6 danios e via muitas investidas dos danios aos pequenotes, o que acho estranho porque os danios não são agressivos mas foram os primeiros habitantes do aqua. Agora que aumentei o cardume dos glowlight para 10 já não vejo ataques aos mais pequenos.

Eu ainda não eliminei a hipótese de ataque, o que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum.. na hipotese de ter sido ataque dos outros acho que mais facilmene vias bocados de barbatanas a menos nesse que te morreram, ou feridas abertas.. a hemorragia pareceme que foi causada mesmo devido a succao.. ficou tipo hematoma..

 

Experimenta fazer uma caixinha envolta em meia de licra de senhora e depois metes o filtro dentro dessa "caixinha" com um espaco entre a rede da meia e obproprio filtro.. assim se mais algum ficar encostado a rede durante a noite ao menos nao vai ficar ferido devido a succao do filtro.. entendes a ideia??!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom outro dia outra morte!

 

Um danio morto desta vez de forma diferente mas com aparência muito parecida à morte anterior..

Estava no fundo do aquário preso ao tronco de barriga para cima, boca aberta, barbatana peitoral roída, tinha sangue nas guelras e já estava todo branco. A história dos pontos brancos está a deixar-me preocupado..

 

Vou fazer essa ideia da meia de senhora numa forma preventiva, obrigada!

 

Estou a dar em doido com este mistério..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ho bruno, deixa la a senhora que a Senhora esta no ceu hahahahahaha..

 

Pois.. a barabatana roida pode ja ter sido pós morte. Quando algum dos meus peixes morre se nao o tirar logo ao fim d um tempo ja so apanho as espinhas e olha la....

Experimenta o truque da meia a criar espaco entre os peixes e o filtro a ver se nao volta a acontecer..

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em vez da meia, podes colocar uma esponja na tomada de água do filtro. Há umas redondas que se adaptam bem e custam cerca de € 5 duas esponjas. Eu tenho isso nos meus filtros para evitar de aspirar camarões e alevins. Retira um pouco de caudal, e tens de as limpar quase todas as semanas, mas já te resolve o problema de aspirar peixes mais debilitados ou mais pequenos.

No entanto deixa-me que te diga que para mim, o teu peixe já estaria moribundo quando foi aspirado, sendo que a aspiração foi mais uma consequência que uma causa.

Há quanto tempo tens o aquário montado?

Editado por mauricio1972
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu achei estranho ele estar colado ao sugador do filtro e de repente sair... Eu ando é à procura da causa mas não vejo causa aparente.

O aqua tem 4 meses desde que tem os peixes mas já tem 6 meses desde que foi montado. Apesar de ainda não se considerar um aquário maturo, não vejo picos em nada, nem ph nem amónia nada mesmo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu deixo aqui o setup é mais fácil

 

120x40x50 - 240L úteis - 200L reais
Sistema co2 - 6 bps
Filtro JBL CRISTALPROFI E1501 GREENLINE 1400 L/h fábrica - 950 L/H reais
Substrato fértil humus 10L + lavaert com mistura de ADA (6 anos de idade) 5L
Substrato Inerte JBL Manado 25L
Aquecedor Eheim Jager 300W
As tpa's faço 1 vez por semana e normalmente tiro entre 30 e 45 litros, no sábado passado tirei cerca de 120 liltros por causa das algas.
Neste momento tenho 10 tetras glowlight, 4 danios zebras e 2 comedores de algas siameses. Estou a pensar em retirar os danios e mais tarde retiro também os comedores de algas para que nos próximos tempos fique com 10 tetras glowligt e 10 tetras limão.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que me parece, o problema deverá ter sido a TPA que fizeste. No máximo dos máximos só deverás fazer TPA de 50%, e mesmo assim, só em casos muito graves. Os bicharocos ressentem-se. O meu aquário tem quase a mesma litragem que o teu (210 reais), e faço TPA semanal de 25 ou 30 litros. Espero que a situação normalize e que não tenhas mais baixas.

Cumptos.

Maurício

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Também estou mais inclinado para essa tpa, como causa.

Bastaria ter havido uma grande variação demasiado brusca da tempertura, para ter provocado esses sintomas das manchas e hemorragias.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então se foi essa a causa significa que os mais fracos não resistiram.. mas quando fiz essa tpa foi passado 2 dias de ter introduzido os 6 tetras e 4 deles ainda não têm 2 cm são muito pequenos mesmo, essa tpa não iria matá-los também? Como são mais novos e mais pequenos..

Até agora não tive mais nenhuma baixa e todos estão a comer bem e estão muito activos penso que as perdas fiquem por aí. É incrível o que um pequeno erro pode fazer :sad2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais