Red Rilli Nano - 17L


Jorge M.

Recommended Posts

Boas.

Venho apresentar o meu mais recente projecto de invertebrados. A ideia já era antiga, mas demorou algum t€mpo até que a concretiza-se. Aprovei material que tinha cá por casa parado, e depois de conseguir convencer a namorada lá montei um nano para Neocaridinas, os Red Rilli foram opção dela. Deixando-me de conversa, aqui vai o setup:

Dimensões: (Aqua Ciano 20) 39x19x24

Iluminação: SeaStar 11 watts

Filtragem: SeaStar HX-003 (280L/H)

Substrato: Areão preto

Flora:

  • Sagittaria subulata
  • Ceratophyllum demersum 'Foxtail'
  • Cladophora aegagrophila
  • Limnophila sessiliflora

Fauna:

  • 8 Red Rilli
  • 2 Caridinas Japónicas
  • 1 Neritina
  • Alguns Guppys

Queria opiniões quanto aos peixes, os Guppys estão aqui só de passagem, estou a pensar colocar Microrasboras Galaxy mas ainda não sei se sempre vão entrar neste projecto, ou se ficam apenas os invertebrados? Sugestões?

Assim que puder meto cá umas fotos, porque é disso que o pessoal gosta :thumbup3:

Cumprimentos

Jorge Fernandes

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Os peixes que referes são sem dúvida lindos no entanto devem ser mantidos em cardume e os machos podem ser territoriais. Além disso, 17 lts é talvez demasiado pequeno para teres peixes..eventualmente uns boraras mas mesmo assim é capaz de ser difiçil...de qualquer forma aguarda por opiniões de mais entendidos! :smile2:

 

Também podes consultar o aqua advisor para teres uma ideia do que podes colocar no aqua..

 

Vai atualizando!

 

Cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O tamanho máximo que atingem é de 2,5cm, menos que algumas Boraras, por isso seguindo a regra de 1cm por 1L penso que ter 5 ou 6 não seja problema.

Já consultei o Aqadvisor, porém não aconselha nenhuma espécie num aquário abaixo dos 37L mas tem que se ter em atenção que o site é um pouco conservador e nem tudo é tão linear. Claro que um aquário mais pequeno é menos estável, mas penso que isso não será um problema, basta ter atenção aos parâmetros.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jorge

Mal posso esperar por ver fotos dos rillis

Ha problema em ter 5 guppies em 17L?? nao, nenhum problema

O problema é que sao peixes que se reproduzem com bastante facilidade e velocidade fazendo com que o aquario fique rapidamente sobrelotado

Acho que nao devias ter peixes, porque os peixes vao comer os camaroes recem nascidos

Apoio este aquario ser so para inverts ;)

Abraço

p.s. mete fotos :tongue:

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Guilherme

 

Os guppys que lá estão não são para ficar, apenas estão lá até terem novo dono. A ideia era por uns Galaxy, mas não deixas de ter razão quanto aos recém nascidos, não é uma questão que me preocupe no meu aquário maior, mas lá está são muitos mais litros e esconderijos. Talvez fiquem mesmo só invertebrados e aposte em mais algumas neritinas, mas nem sempre é fácil agradar a todos .

De momento não tenho a minha máquina mas assim que puder meto fotos, mas podes ficar descansado que estão todos bem e se passeiam alegremente pelo aquários.

 

Cumprimentos

Jorge Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Ficam aqui algumas fotos, tiradas com pouco tempo por isso não estão grande coisa mas já dá para perceber a ideia:

 

IMG_1396_zps71fdd140.jpg

 

IMG_1394_zpsadcc8e76.jpg

 

IMG_1407_zps013542d0.jpg

 

IMG_1408_zps4cf99e19.jpg

 

IMG_1412_zpsc3df5c3c.jpg

 

IMG_1413_zps693416b0.jpg

 

IMG_1421_zpsb6ebc58d.jpg

 

IMG_1423_zps7d27d37d.jpg

 

Também teria ajudado se os camarões decidissem aparecer para as fotos, mas depois tiro mais.

 

Cumprimentos

Jorge Fernandes

Editado por Jorge M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas!

Tens aí um nano muito fixe :)

 

Os guppys não comem os camarões mais pequenos?


Desculpa, acabei de ver que já respondeste.

 

Será que há alguma espécie que não coma os camarões? Talvez neons ou assim?

Projeto principal - ainda sem nome



Em constante aprendizagem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens este peixe que se dá com camarões (panda loach) com cores bastantes atractivas.

Tenho 3 deles e Tou satisfeito :).

 

Abraco e força no projecto

 

Ruben

 

Boas

 

Obrigado Rúben, por acaso é um peixe bastante atractivo (não conhecia). Mas deve ser difícil de €ncontrar...

 

De momento o projecto deixou de ter Red Rilli, agora tem uma colónia de Atyaephyra desmaresti para tentar a reprodução enquanto espero por uns Yellow do Guilherme :drool3:

 

Cumprimentos

Jorge Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...