Termostato sem regulador (ajuda urgente)


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Comprei um termostato de 100w a um rapaz, mas o que não sabia é que ele não tem o regulador de temperatura. O meu aquário é de 20 litros, será que vai aquecer demasiado a agua?

 

Aguardo resposta

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois. Com regulador...

 

:smile2:

 

Talvez não tenha compreendido devidamente o que descreveste.

 

Parece-me que um termostato de 100 W continuamente ligado num aquário de 20 L poderá provocar um sobreaquecimento da água.

 

No entanto talvez não seja essa a situação.

 

Lamento não poder esclarecer devidamente a tua duvida.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por norma os termostátos sem regulação têm uma temperatura pré definida, por volta dos 25ºC, independentemente de ser de 10w ou 100w ou 1000w ele vai desligar ao chegar à temperatura desejada. A diferença é que te consome mais energia, para 20l chegava um de 25/50w. Por outro lado, também leva menos tempo a atingir a temperatura desejada, mas isso só se nota mais quando é num "arranque a frio"...

 

Tive um que avariou a regulação e não passava dos 27ºC, sem problemas. Claro que o troquei pois queria que a temperatura fosse de 25ºC, mas ainda o uso para aquecer a água das TPA's.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Julgo que anda por aqui uma grande confusão, pois o que vulgarmente se chama por aqui e termóstato de X – W , está errado.

Nos nosso aquário o que temos é uma resistência de 50W ou 100W 200W etc. e que tem um termóstato com regulação para os diferentes estágios de temperatura posto isto se é uma resistência sem termóstato não vai parar de aquecer logo está sempre a gastar e dependendo dos litros de agua até pode ferver a agua do aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Julgo que anda por aqui uma grande confusão, pois o que vulgarmente se chama por aqui e termóstato de X – W , está errado.

Nos nosso aquário o que temos é uma resistência de 50W ou 100W 200W etc. e que tem um termóstato com regulação para os diferentes estágios de temperatura posto isto se é uma resistência sem termóstato não vai parar de aquecer logo está sempre a gastar e dependendo dos litros de agua até pode ferver a agua do aquário!

Realmente, existe um pouco essa mistura de nomes...

Mas tem uma explicação simples.

Em casas de aquariofilia ainda não vi venderem resistências sem termostato. Daí, o pessoal falar vulgarmente em termostatos. :naughty:

As resistências de que falas, costumo vê-las à venda, sim, mas em lojas de materias de construção e ferragens.

Dão-me muito jeito quando me falta o gaz, para aquecer a água do banho ou um tacho para a sopa. Têm habitualmente uma forma helicoidal e uma pega plástica.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas este nao está sempre ligado, de vez em quando apaga a luz qe é sinal que chegou à temprratura programada para ele aquecer (nao me vai ferver a agua). logo gasta tanto como os outros de 100w.

 

desde ontem até hoje de manha a agua manteve.se sempre nos 26 graus.

 

Obrigrado pela informaçao :)

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente, gasta o mesmo que outro de 100w que esteja regulado para a mesma temperatura, mais coisa menos coisa...

 

Quanto à resistência/termostato, normalmente simplifica-se, usando termostato, porque iria ser um pouco "chato" estar sempre a escrever:
"Resistência para aquários equipada com termostáto com/sem regulação", cada vez que quiséssemos mencionar o equipamento que faz o aquecimento da água ;)

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Não quero ser chato mas em tempos 17 a 20 anos eu comprava umas resistências que o termóstato era separado da dita resistência ó melhor, era 2 tubos de vidro ligados por um fio o que dava para ficar o controle de temperatura mais distante da resistência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Não quero ser chato mas em tempos 17 a 20 anos eu comprava umas resistências que o termóstato era separado da dita resistência ó melhor, era 2 tubos de vidro ligados por um fio o que dava para ficar o controle de temperatura mais distante da resistência.

E num caso como este, saía mais barato, pois bastaria substituir apenas o termostato.

E ainda pior são as resistências de termostato não regulável, pois pode haver situações em que seja necessário aumentar a temperatura e não se consegue.

Nas situações dos tratamentos, por exemplo.

Nem sempre as tecnologias mais modernas trazem vantagens.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que sendo mais potente vai ter aumentos de temperatura mais bruscos o que pode ser prejudicial para a fauna. Daí ser recomendado termostatos de acordo com as litragens onde se inserem. E depois há também a questão dos tamanhos, não sei se é esse o caso mas normalmente quanto mais potentes maiores são os termostatos e depois não se conseguem colocar na vertical :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu tem aspecto de ja muito usado, e deve estar de facto, se calhar ja nem tem a potencia que inicialmente tinha. Ele esta na horizontal, nao sei se faz diferença entre estar na vertical...

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.