barbatanas pretas


To

Recommended Posts

Olá a todos.

Preciso de ajuda é que procurei na seccão de doenças e não encontro mas o meu peixe vermelho está a ficar com as barbatanas pretas e não sei qual o motivo.

O meu 1º aquario de 50ls foi montado há 3 semanas já troquei a agua 2 vezes 50% da que agua está com ph de 7.5 , 8.0 e cada vez se nota mais as barbatanas a fiquarem negras.

Qual o motivo ?

O que fazer ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o motivo ?

O que fazer ?

 

Penso que não se deve tratar propriamente de uma doença.

Existem de facto doenças que podem ter como sintoma o aparecimento de pontos negros no corpo do peixe. Em fases certas fazes da doença costuma haver perda de escamas nessas zonas, etc.

 

O teu "problema" deve ser outro. Normalmente alguns peixes ganham "pontos pretos" derivado à água onde estão.

Já foi falado aqui no fórum mas penso que não houve conclusões certas sobre o que pode causar isso. Na altura falou-se em excesso de qualquer coisa na água (algum mineral, cálcio, magnésio....) que puderia ajudar no aparecimento desses pontos. Outras das hipóteses seria também as mudanças de água e stress...

Tenho alguns peixes com esses pontos (que foram comprados "limpos"/sem pontos) mas continuam saudáveis. Uns demonstram mais esse problema que outros.

 

No entanto, esses pontos podem aparecer também devido à espécie do peixe. Alguns ganham manchas de outras cores quando atingem um certo tamanho.

 

Acho que devias manter apenas atenção ao seu comportamento. Se o peixe continuar a comer e "vivaço" não tens motivos para preocupação.

 

:shock:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda.

Realmente o comportamento de peixe pareceme bom come bem a nada com muita repidez, o que me fez confusão foi ele em 3 semanas ficar assim com as pontas das barbatanas pretas mas sendo assim já fico mais descansado.

Obrigado Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 anos depois...

Boas...

tambem tenho um peixe dourado (laranja e branco) que ha umas semanas começou a ficar com as pontas das barbatanas pretas. Como não encontrei nenhuma doença com essas caracteristicas e as manchas são simétricas pensei que fosse algum gene que ainda nao tinha começado a trabalhar e que ele estivesse ganho essa cor naturalmente (ha muitos telescopios pretos). O problema é que ele há uma semana começou a passar demasiado tempo a um canto e hoje anda aos trambulhões pelo aquario, ao sabor da corrente. só mexe a boca.

Alguem me sabe dizer o que poderá ser que o está a matar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Por acaso vinha agora mesmo falar deste problema com os meus peixes, uns (orandas laranjas) estão a ganhas manchas pretas, enquanto os outros estão a perde-las.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso não é amonia, pois fiz o teste da Sera e acusou o nivel a 0.0.

O PH esta estavel a 7,5. Estou agora a eqacionar a mudança de luz. Os peixes passaram de um aquario de quarentena de 20L que possui 1,5W de luz com sistema led (7000K) para um aquario definitivo de 100Lt com dois focos GU5.3 de 6W (4000K).

 

Da passagem de um para o outro, só mudou mesmo a quantidade de agua e o tipo de luz, o resto é tudo igual. (quimica da agua, temperatura, plantas).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, hoje venho anunciar que a Oranda morreu! :( (a que estava a ganhar as manchas).

Por via das duvidas vou passar a outra para o aquario hospital. Não va ela ter o mesmo fim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, hoje venho anunciar que a Oranda morreu! :( (a que estava a ganhar as manchas).

Por via das duvidas vou passar a outra para o aquario hospital. Não va ela ter o mesmo fim.

 

lamento a tua perda :(

 

agora tens que descobrir a causa da morte dela ou pelo menos tentar ;)

 

para ver se não perdes mais nenhum este hobbie é mesmo assim ;)

Editado por Gonçalo Melo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, em todo o caso a outra já foi para o hospital, não vá ela contaminar o resto do aquário!

Vou lhe dar o tratamento de Costapur a ver no que vai dar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excesso de amónia pode provocar queimaduras pretas.

Pouca luz pode provocar o escurecimento do peixe.

Os peixes podem mudar de cor mas normalmente os peixes dourados perdem o preto para ficarem laranja.

 

Não conheço nenhuma doença que deixe a orla das barbatanas pretas e quando um peixe tem a barbatana caudal por exemplo laranja normalmente acaba com uma orla branca.

 

Com uma fotografia talvez fosse mais fácil descobrir o que é, o resto dos parâmetros da agua e as características do aquário também dava jeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais