Grande quantidade de algas


bruno92

Recommended Posts

Boas pessoal :smile2:

 

Eu fiz asneira no aquário durante a primeira semana de vida dele.. Neste momento o aquário tem 4 meses. Exagerei na quantidade semanal de fertilizantes e os fosfatos ficaram a 5.0 mg/L :shock4: conseguem imaginar a quantidade e diversidade de algas não conseguem?

Para ajudar à festa tenho os nitratos zerados..

 

Eu tenho um filtro uv de 9w e estou a pensar usa-lo durante uma semana, e pensei em fazer uma tpa de 50% o que acham?

 

Deixo aqui o setup:

 

120x40x50 - 240L úteis - 200L reais
Sistema co2 - 6 bps
Filtro JBL CRISTALPROFI E1501 GREENLINE 1400 L/h fábrica - 950 L/H reais
Substrato fértil humus 10L + lavaert com mistura de ADA (6 anos de idade) 5L
Substrato Inerte JBL Manado 25L
Aquecedor Eheim Jager 300W
Fertilização: Seachem Flourish Iron, Seachem Flourish, Seachem Flourish Trace, Seachem Flourish Excell, doses diárias.
pH: 6.8
gH: 6
kH: 3
No2: 0
No3: 0
Nh3/Nh4: 0
Po4: 5.0
CU: 0
FE: 0
Tenho que melhorar a fertilização do ferro e dos nitratos.
Tenho 6 danios zebra e 5 tetras glowlight para já.
Cumprimentos,
Bruno

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema nao e teres fosfstos a 5 mas sim nitratos a 0 ferro 0 e se calhar potassii tb baixo. Mas sim...fosfato esta um pouco alto

Tpas ajudam e fertelizacao correta

O uv penso que so ajuda se tiveres agua verde...de resto nao vejo muita utilidade

Nao dizes que iluminacao tens nem o fotiperiodo....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

antes de mais obrigada pela resposta.
Água verde não tenho, penso que um kit de osmose inversa era útil apesar de ser dispendioso.. Mas acho que não justifica fazer esse investimento para este problema. Eu sugeri o filtro uv para lhe dar o uso pela primeira vez em 4 anos x)

 

Antes de começar a fertilizar correctamente queria acabar com os fosfatos (até porque deixei de fertilizar). No fim de semana vou fazer uma tpa de 50 a 60% para ver no que dá

 

Esqueci-me de dizer a iluminação.. É 4x 55W PLL durante 6 horas diárias e liga/desliga ao mesmo tempo que o co2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luz tens com fartura... assim como co2

 

Na minha opinião já começaste bem. Parar com a fertelização e varias tpas e talvez até diminuires o fotoperiodo. Que tipo de plantas tens?
Se elas aguentarem a melhor coisa mesmo é diminuir um pouco e secalhr arranjares uma equipa de limpeza.

Que tipo de algas tens?

 

Um preciosismo é que o co2 deve ligar e desligar um pouco antes da luz .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu diminuí de 8 para 6 horas mas não notei grande recuo nas algas. Talvez diminua para 4 horas penso que as plantas aguentem bem já que são de fácil e média manutenção. Tenho eleocharis acicularis, anubias nana, ludwigia glandulosa, staurogyne repens, stautrogyne porto velho e riccia.

Quanto às algas tenho de tudo um pouco (se quiserem comprar estejam a vontade :lol: ).. Tenho BBA's, greenspot, greendust, filamentosas e cabelo. A predominante é a filamentosa que está espalhada por todo o lado.

 

Como equipa de limpeza, pensei em otos, e como quero experimentar camarões pensei em red cherry's mas não sei se estes comem estas algas. Senão arranjo uns caridinas japónicas :)

 

Acham que justifica o filtro uv?

 

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parar de fertilizar com tantos Watts é um erro.

 

tens que fertilizar, e reduzir a iluminação 2x55pl chega perferitamente


tens muito co2, muita luz e as plantas comem o que? se nao tens nutrientes quem vai aparecer é algas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho uma actualização que me está a solucionar o problema :)

 

Fiz uma tpa de 70% e amanhã vou rever a quantidade de fertilizante a adicionar por dia e para a semana recomeço a fertilização.

Na tpa removi a maior parte das algas, mas mesmo assim ficaram as bba's que são as que tenho em maior quantidade agora, todas as outras desapareceram e foram comidas por 2 comedores de algas siameses. São um pouco esquisitos mas lá vão comendo..
Vou também corrigir a hora de iluminação e co2 para o co2 ligar e desligar um pouco antes da luz.

 

Nutter o que disseste deixou-me a pensar bastante.. 2x55 chegará? Eu sei que as plantas não são muito exigentes mas 2x55 a 6 horas por dia não parece pouco? eu estou com 200L e ficava com 110W.. Mas fazemos assim, vou experimentar para a semana meter só duas pll durante uma semana e depois posto aqui o resultado da reacção das plantas. Futuramente vou investir numa calha led que gasta-me 37W e dá tanta luz como as 4x55 pll

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

2x55 pll se chega? chega e sobra :P

 

eu tenho um aquario 200l com 2x39w 6 horas por dia e chega.

 

 

4x55pl é muita luz e é preciso ter co2 e nutrientes bem controlados se não é sopa de algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais