My Small PON


Manuel Resende

Recommended Posts

Pois é, existe o consenso de que o fórum anda em baixa e para tentar dar aqui o meu pequeno contributo e não ser mais um dos que criticam mas também pouco auxiliam a melhorar, segue a apresentação do "My Small Pon (My Small Piece of Nature)" ...é cada vez mais difícil atribuir nomes as montagens, penso que como já existe um guia de nomes para pessoas, vou passar a usar esse guia e por isso não se admirem se virem uma próxima montagem minha a ser intitulada de "Aécio", "Bráulio" ou mesmo "Tibúrcio" :character0050:

 

Dados:

Montagem - 09/02/2014
Tank : 60cm*30cm*35cm
Light : 24w*4 T5HO (apenas duas ligadas)
Co2 - pressurizado
Filter: Eheim 2213
Heater 80w
Flora
Eleocharis Parvula
Hemianthus micranthemoides
Hydrocotyle sp."Japan" (tripartita)

Vesicularia dubyana

Cabomba caroliniana

Fauna:
20 Boraras Urophthalmoides
10 Neocaridina heteropoda var. Rili
10 Paracheirodon innesi
Substrato: Jbl Aquabasis e areão Preto
Fertilização: EI DIY com sais.
1 Tronco spider wood que foi cortado em várias partes.
Segue foto com cerca de 22/02/2014 (tinha cerca de 15 dias)
O "Vale" chegou a ser em areia como normalmente se vê, mas pensando na relação manutenção/aspecto visual, a areia "foi a vida".
13691104715_def14b1ce2_z.jpg
Mais fotos em breve.
Editado por Manuel Resende
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto muito do contraste :)

  • Votar + 1

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manuel, muito interessante. Acho que vai ficar um aquário bastante bom.

Só acho que a Echinodorus bleheri te torna isso muito desproporcional... folhas demasiado grandes.

  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manuel, muito interessante. Acho que vai ficar um aquário bastante bom.

Só acho que a Echinodorus bleheri te torna isso muito desproporcional... folhas demasiado grandes.

é verdade, mas ainda não sei por qual a substituir, e não queria ver a caroliniana dos dois lados...

Está muito bom, e com um aspecto muito natural. Fico a espera da evolução!

Obrigado Jorge, vou tentar manter o tópico atualizado e fazer algo que nunca faço que é tirar uma foto sem a tralha (tubos filtro, etc )lá dentro...quando me lembro já foi :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

voto no 'Tibúrcio', cada vez gosto mais de nomes em Português.

 

Sobre a montagem, acho bem conseguido o 'hardscape' (pedras e troncos). Sinceramente, gosto!

Gosto muito desses boraras, (são uns dos candidatos para a minha montagem!)

Sobre as plantas:

A Echinodorus bleheri é uma planta espectacular. Já tive e tinha muitas fores lançadas para fora do tanque.

Infelizmente gosta de crescer muito e rápido, sempre que a dividia tinha de a tirar e vinha metade do aquário atrás (com 1,20cm!).

​Se a deixas muito tempo as raízes vão ocupar o fundo todo. Se gostas mesmo das echinodorus tenta uma bem mais pequena.

A cabomba também dá muita vida, mas também fica muito comprida.

Mas essa é fácil de podar. Se te fartares de andar sempre com a tesoura podes ir substituindo ao longo do tempo.

Gosto do musgo nas pedras, mas tenho pena que se deixem de ver com o tempo.

Obrigado por partilhares,

cumprimentos

tiago

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensa num termostato externo, tambem tenho um Jager mas ficava muito á vista, com o termostato externo, é menos uma coisa no aquário :)
Depois diz se ha boa distribuição pelo aquário com o tubo de saída que tens, andei a pensar comprar este ou usar uma flauta e achei a flauta mais uniforme na distribuição.

  • Votar + 1

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Manuel !!

Ainda bem que te convenceram a abrir um topico, o forum anda mesmo a precisar.

Parabens,o aquario está muito bom

Gosto imenso dos desniveis na areia, são difrentes mas resutaram muito bem

Acho que a planta vermeha (parece-me Alternanthera 'Rosanervig'??) que tens esta muito espalhada e nao gosto muito disso acho que ficava melhor em dois pequenos conjuntos ou mesmo num so

De resto, fantastico ;)

  • Votar + 1

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto bastante.

Concordo que num aquario dessa dimensão até o mais pequeno aquecedor parece grande e ficava muito melhor se n~so estivesse lá assim como uns lily pipes ficavam a matar.

 

Uma perguntinha chegou a ter areia e tiraste ou mudaste de ideias antes de meters areia? Eu também ando com ideia de meter acho cria um contraste muito bonito mas em todo o lado que leio todos dizem o mesmo...uma dor de cabeça para a manutenção.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensa num termostato externo, tambem tenho um Jager mas ficava muito á vista, com o termostato externo, é menos uma coisa no aquário :)

Depois diz se ha boa distribuição pelo aquário com o tubo de saída que tens, andei a pensar comprar este ou usar uma flauta e achei a flauta mais uniforme na distribuição.

ainda há dias discuti esse assunto do termoestato externo com um lojista também por achar inestético, o problema é que tirando uns da hydor que haviam, não há grande alternativa.

Dessas da hydor já houve opiniões muito controversas e não arrisquei.

Temos os filtros externos com termostato incorporado vão para preços muito superiores.

 

Relativamente a distribuição com o 2213, posso dizer-te que é muito boa assim, também tenho a flauta mas não a uso pois provoca na minha opinião agitação em excesso nesta medida de aquário.

Posso tentar gravar um pequeno video mais logo para teres ideia da agitação que tem neste momento.

Obrigado

Abraço

Muito bom! Gostei, vou seguir os desenvolvimentos!

Obrigado ThunderDrum

Boas Manuel !!

Ainda bem que te convenceram a abrir um topico, o forum anda mesmo a precisar.

Parabens,o aquario está muito bom

Gosto imenso dos desniveis na areia, são difrentes mas resutaram muito bem

Acho que a planta vermeha (parece-me Alternanthera 'Rosanervig'??) que tens esta muito espalhada e nao gosto muito disso acho que ficava melhor em dois pequenos conjuntos ou mesmo num so

De resto, fantastico ;)

Obrigado Magikarp.

Gostei da ideia da alternanthera, irei testar assim que tiver que fazer as alterações na echinodorus.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem vi muitas opinioes sobre os termostatos, e o meu nem é da Hydor, sendo estes os melhores, e mais caros,

O meu é mais barato, apanho choque da estática provocada pois são 300W para 60Lt hehe, só mesmo por isto que apanho choque pois a temperatura é sempre estável :)

 

A agitação excessiva acontece se a massa vegetal for pouca, vais ver que quando as plantas crescerem, vão criar resistencia ao fluxo e isto evidencia-se com fraco crescimento em umas e algas nelas, foi o que me aconteceu com o meu tubo concentrado,

Com a flauta havia muita agitação mas agora está calmo pois as plantas protegem :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto bastante.

Concordo que num aquario dessa dimensão até o mais pequeno aquecedor parece grande e ficava muito melhor se n~so estivesse lá assim como uns lily pipes ficavam a matar.

 

Uma perguntinha chegou a ter areia e tiraste ou mudaste de ideias antes de meters areia? Eu também ando com ideia de meter acho cria um contraste muito bonito mas em todo o lado que leio todos dizem o mesmo...uma dor de cabeça para a manutenção.

Olá Nelson, cheguei a ter lá a areia e visualmente o contraste era bastante agradável.

Removi a areia no dia seguinte bastando para isso usar um pequeno tubo de ar e foi aspirada sem causar grande transtorno.

 

Acredito que também quando este musgo fechar melhore o aspecto visual, e os camarões adoram.

 

Se quiseres usar a areia, podes sempre tentar reforçar a divisão com mais pedras, no meu caso não tinha o material mais indicado.

Já vi montagens em que usaram mesmo uma divisória bastante exagerada com pedras, unicamente até a flora (a que vi era com parvula) enraizar bem junto a divisão, e então aí retiram as pedras em excesso pois já não há tanta probabilidade de mistura.

Há várias maneiras de contornar o problema, eu simplesmente fui pela mais fácil e também para tentar novos visuais.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensa num termostato externo, tambem tenho um Jager mas ficava muito á vista, com o termostato externo, é menos uma coisa no aquário :)

Depois diz se ha boa distribuição pelo aquário com o tubo de saída que tens, andei a pensar comprar este ou usar uma flauta e achei a flauta mais uniforme na distribuição.

aqui fica como prometido um pequeno vídeo do fluxo:

http://www.youtube.com/watch?v=4ahsqd3ACUA&feature=share&list=UUOAYD3znht75BGGs-6qGbjw

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pequena atualização do dia 29, até aqui tudo a correr bem excepto algumas diatomáceas nas pedras, nada de anormal ou de preocupante.

O musgo como seria de esperar cresce em força nos troncos mais próximos da luz.

 

De resto, entrou co2 pressurizado com um atomizador, e saiu a bleheri.

A heamianthus e cabombas levaram uma poda valente, o musgo foi apenas aparado em alguns sítios.

 

13691106563_ba97248c7e_z.jpg

 

13691111863_e1f8922223_z.jpg

 

13691417764_3804322b41_z.jpg

 

Esta é uma foto com uma grande angular (vejam a diferença na profundidade)

13691423894_c0f53b705a_z.jpg

Editado por Manuel Resende
  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva. Como ja disse mto bom visualmente. Com cor e profundidade. Estou curioso para ver como vai ficar esse tapete em musgo.

Nao pensaste na tripartida para tapete? Cresce bastante rapido

Como estas a controlar co2 ? Tens dropcheker

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva. Como ja disse mto bom visualmente. Com cor e profundidade. Estou curioso para ver como vai ficar esse tapete em musgo.

Nao pensaste na tripartida para tapete? Cresce bastante rapido

Como estas a controlar co2 ? Tens dropcheker

Olá Nutter,

Pensei na tripartita mas só tinha uma ponta que está lá na frente do tronco do lado direito.

Tem crescido bastante, já chegou a outra ponta e se não gostar do aspecto do musgo, essa será uma das eventuais opções entre outras que tenho ponderado, mas para já vamos ver como corre com o musgo e acima de tudo a manutenção que o mesmo vai requerer.

 

Quanto ao Co2 não uso dropchecker, embora seja uma boa orientação(desde que usado com solução 4dk).

Mantenho neste momento o mesmo fotoperíodo, 1 bps constante e garanto uma boa dissolução do co2 na água (o atomizador é excelente).

Não tenho plantas neste momento muito exigentes em termos de co2 e desde que não abuse da luz, o sistema deve estar equilibrado.

Mas a observação constante da fauna/flora dá sempre inputs aos quais devemos estar atentos.

 

Há quem controle também pelo ph, não pela tabela ph/kh mas sim retirando um pouco de agua do aqua e medido o ph, deixa-se umas 24h a agua no recipiente e volta-se a medir o ph (li esta técnica num artigo do George Farmer), se leres alguns artigos do Filipe Oliveira ele também refere que embora use o dropcker não se preocupa muito com ele e que a maior parte das vezes até anda sempre perto do amarelo.

 

Para mim a observação é mais importante e como disse anteriormente desde que o pessoal não abuse da luz e garanta uma boa distribuição do co2, as habituais 2 a 3 bps são suficientes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu usava dropchecker mas aquilo só te diz que a dado momento tiveste entre um valor de Co2, e depende muito do que o teu olho define como verde ou amarelo, no meu caso, nao era muito correto lol

 

Uso uma pen de medição de pH que calibro mensalmente, e uso a tabela de pH/kH já que tenho apenas 2 graus de kH na água, assim tenho uma medição bem mais precisa :)

 

As pens e calibrações não passam os 20 aérios do ebay e valem a pena ;)

A tripartita tem um senão, dá muuuito trabalho!

Tens de tar sempre a puxa-la para baixo e engatar as folhas a brotar para não subirem,

e para as enterrar no substrato é uma dor de cabeça, elas querem é pairar na água,

Mas com cuidado ficam com um tapete bonito ;)

  • Votar + 1

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja vi essas tabelas algurea... Vou estudar essa tatica.

 

Se plantar praticamente folha a folha a tripartida fica rente ao chao. Pelo menos no meu aquario ela costuma andar pelo chao.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não usei anteriormente esta planta mas tenho a ideia que ela aqui também esta rente ao chão. Vejam a foto ela está a crescer da direita para a esquerda e usei apenas uma ponta que ainda não podei.

13691022985_278a51e3c2_z.jpg

 

Já agora, ela começou aqui:

13691020685_8533aa098d_z.jpg

Editado por Manuel Resende
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pequeno update do dia 36:

Com o passar do tempo esta montagem vai parecendo cada vez mais "natural" e tudo cresce bastante bem.

O musgo do "tapete" parece que arrancou em força após a introdução do co2, as cabombas têm sido podadas todas as semanas pois de uma semana para a outra saem da linha de agua, e foi altura de começar a "moldar" a disposição das plantas.

Optei por agrupar a alternantera conforme indicação do Magikarp e até gosto do resultado.

 

Por esta altura começo também a verificar que possivelmente terei que efectuar algumas alterações pois há pequenos detalhes que não são do meu total agrado:

-> a hemianthus é talvez pouco indicada para a posição em que se encontra pois requer poda constante ( cresce bastante e se não for podada fica desproporcional)

-> a cabomba está a dar demasiado trabalho com podas demasiado frequentes...possivelmente será substituída.

 

Como não tenho ideia de eventuais suplentes para estas duas espécies, quem quiser deixar o seu contributo agradeço.

 

Agora, a foto geral

13691103803_1a484c926b_z.jpg

 

Espero que gostem.

Editado por Manuel Resende
  • Votar + 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.