Como eliminar este tipo de algas?


andre1991

Recommended Posts

Boas,

 

Como devo eliminar as algas, parece tipo pó e poeira?

 

Apenas as encontro, em grande quantidade, sobre o musgo java e microsword.

 

As características do aquário:

 

Iluminação de .7W/litro,

Não tenho substrato fértil,

Fertilizo 5x por semana com Tropica Grow Specialized,

e tenho injeção de co2 mas DIY.

 

Fotos:

2z81f80.jpg

 

64p65k.jpg

 

 

Agradeço a ajuda,

Obrigado!

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

tambem tenho um pouco dessa alga.

 

as algas andam tudo a volta de LUZ a mais, pouco co2 ou ma circulaçao do mesmo

e má circulaçao de agua e falta de fertelizaçao.

 

tenta equilibrar esses fatores na balança.

 

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vmike, por acaso têm, eu uso o mesmo que ele!

Apesar de a quantidade de macros nao ser abundante.

Dizes que fertilizas 5x por semana? Quantos ml? Co2 caseiro é chato pois nao é constante e dá te pouco rendimento.

Cheirame a carencia de co2. E ou excesso de fertilização. Tens testes de PO4? Seria útil.

 

Cumps

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aconselhava a fazeres a fertilização semanalmente, adicionando mais 2 bombadas ao aconselhado pela marca. Se possivel compra testes para percebermos melhor o que esta a falhar, testes essenciais são os de nitratos nitritos e po4!

 

Cumps

 

Enviado do Samsung Galaxy Tab3

 

 

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Queria atualizar o estado das coisas, cada vez mais tem vindo a aumentar as algas. Nas fotos estão algumas folhas que resultam das podas que fiz, noto que há plantas com buracos pequenos. Aumentei a dose de fertilização para 1x por dia (à 1 mês).

 

Muito possivelmente a olho não vou concluir nada, só com testes mas não queria tar a gastar tanto dinheiro em testes só para 1 ou 2 utilizações.

 

vq31jo.jpg

 

208d98g.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André os testes não se usam 1 ou 2 vezes acredita! :x

 

Aumentares a fertilização à toa foi um erro! E muito provavelmente é esse o problema do aparecimento das algas!

Como já te disse e volto a repetir faz fertilização semanal e não diária! Esse fertilizante funciona tão bem .... eu uso... mas semanalmente!!!

Tens mesmo de investir em testes pois isso já é BBA junto com Filamentosa e daqui a nada é uma escalada para o inferno...

Flourish excel ajuda como combatente das algas e suplemento de CO2.

Por outro lado tens os fosfatos que também estão em falta de certeza! KH2PO4 é o melhor para adicionares fosfatos...

É difícil combater esse tipo de algas e tentar ter parâmetros todos bonitos sem investir um bocado em testes...

Porque sem eles tudo é muito abstrato

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem fazer os testes à agua, era arriscado começar a fertilizar(diariamente) com o fertilizante da tropica + K(20ppm) + PO4(1 a 3ppm)?

 

Obrigado pelas dicas João!


André os testes não se usam 1 ou 2 vezes acredita! :x

 

Aumentares a fertilização à toa foi um erro! E muito provavelmente é esse o problema do aparecimento das algas!

Como já te disse e volto a repetir faz fertilização semanal e não diária! Esse fertilizante funciona tão bem .... eu uso... mas semanalmente!!!

Tens mesmo de investir em testes pois isso já é BBA junto com Filamentosa e daqui a nada é uma escalada para o inferno...

Flourish excel ajuda como combatente das algas e suplemento de CO2.

Por outro lado tens os fosfatos que também estão em falta de certeza! KH2PO4 é o melhor para adicionares fosfatos...

É difícil combater esse tipo de algas e tentar ter parâmetros todos bonitos sem investir um bocado em testes...

Porque sem eles tudo é muito abstrato

Sem fazer os testes à agua, era arriscado começar a fertilizar(diariamente) com:

 

o fertilizante da tropica

K (20ppm)

PO4 (1 a 3ppm)

 

Consideras viável?

 

Eu acho que o CO2 DIY tbm é uma barreira bem grande, mas não da para investir tanto dinheiro em um sistema profissional, na minha opinião.

 

Desde já, obrigado pelas dicas João!

Editado por andre1991
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Diz.me quantos litros tem o aquário.

É viavel, por exemplo eu fiz isso ainda sem ter comprado os testes e resultou. Foi um tiro no escuro epah mas deu xD

Assim que pude fiz os testes (graças ao grande Fortunato) e estavq tudo ok.

 

Mas dizme quantos litritos tem e já vemos

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não está lá a litragem xD

 

54 Litros... podes tentar adicionar 1ppm (PO4) e 10ppm (K). Mas como te disse é um tiro no escuro!

Tenta e vamos ver o resultado. mal não faz EM PRINCIPIO. :)

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Boa noite. :smile2:

 

Desculpem a intromissão.

 

Mas, sucintamente: Otocinclus e/ou Neritinas. #food

 

Cumps.

:confused4: ... para este tipo de algas eu votava mais em SAE e camarões Amano... acho que é mais o prato destes dois #food

 

André, andei à procura do post completo do aquário mas não encontrei...

Antes de mais faz ai um resumo do estado da "Nação" (pelo menos o que falta saber):

Fauna total, flora, filtro, qual a percentagem nas tpas, tempo de iluminação?

Cumps

Editado por Limafish

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

:confused4: ... para este tipo de algas eu votava mais em SAE e camarões Amano... acho que é mais o prato destes dois #food

 

André, andei à procura do post completo do aquário mas não encontrei...

Antes de mais faz ai um resumo do estado da "Nação" (pelo menos o que falta saber):

Fauna total, flora, filtro, qual a percentagem nas tpas?

Cumps

OK. :smile2:

 

Por experiência própria sou fan dos Otos e das Neritinas. Manutenção 0 (zero) nos que diz respeito a algas,

 

Mas não questiono outras opções. :smile2:

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK. :smile2:

 

Por experiência própria sou fan dos Otos e das Neritinas. Manutenção 0 (zero) nos que diz respeito a algas,

 

Mas não questiono outras opções. :smile2:

 

Cumps.

 

Sim esses também são craques em algas :thumbup3: , mas para as filamentosas verdes e BBA (admitindo que já existem) o que "circula" por ai é que os SAE e camarões Amano é que lhes pegam...

 

Cumps

  • Votar + 1

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As características do aquário:

Iluminação -> 36w -> 0.7W/L (8 horas por dia),

Não tenho substrato fértil,

Fertilizo 7x por semana com Tropica Grow Specialized,

e tenho co2 DIY.

Filtro -> eheim 250

TPA-> semanal de12Litros

A nivel e plantas:

Egeria densa

Sagittaria subulata

Hygrophila polysperma 'Rosanervig'

Musgo java

Micranthemum 'Monte Carlo'

Cryptocoryne beckettii ''petchii''

Alternanthera reineckii 'Mini'

Peixes:

9 treta cardinal

1 "pleco"

3 guppys

1 Colisa

1 SAE (introduzi ontem)

2 melanotaenia rainbow

 

Fica a foto:

2ry4yeg.jpg

 

 

Obrigado.

Editado por andre1991
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes ajudam, ajudam a comelas, mas não combatem o problema ... ou seja vai estar sempre a aparecer e eles comem, e aparece mais e eles comem e sempre assim... ou seja nunca nos livramos delas totalmente!

Acho que o problema é mesmo falta de CO2 e fosfatos... por isso começava a tentar fertilizar muito bem com isso... CO2 pressurizado era a melhor opção, mas visto que não dá para ti eu tentava meter 2 garrafas a bombar sei la... :x

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O João Tiago tem razão em dizer que apenas os peixes não vão resolver o problema...

Em relação ao Co2, e enquanto não passares a pressurizado, ou trocas mais vezes de garrafa e controlas mais atentamente o fluxo ou também podes experimentar este Co2 DiY quimico (atenção às precauções e indicações de segurança na utilização deste tipo de sistema) que à partida tem como uma das vantagens uma produção mais constante de Co2 do que com o fermento.

Eu ando com ideias de experimentar: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=40274&page=1

 

Em relação à fertilização acho que tens plantas que consumem tanto N, P e K portanto dá uma olhadela na área de fertilização e podes experimentar passar a DiY. (é só arranjar os químicos e tudo indica que fica mais em conta a longo prazo)

 

Entretanto mantém essas Tpas mas podes passar a 25 lt (até para manter a amónia em baixo) e se fosse eu reduzia para 6 horas de iluminação até acertar a história da fertilização (segundo li, quanto mais tempo de luz maior o metabolismo das plantas e logo mais depressa esgotam as fontes de nutrientes presentes [ao que parece nem todas consomem o mesmo de tudo] o desequilibro de nutrientes presentes também pode ser uma causa de surgimento de algas especificas...)

 

Não sei se ajuda, são só ideias a ponderar...

Cumps

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O João Tiago tem razão em dizer que apenas os peixes não vão resolver o problema...

Em relação ao Co2, e enquanto não passares a pressurizado, ou trocas mais vezes de garrafa e controlas mais atentamente o fluxo ou também podes experimentar este Co2 DiY quimico (atenção às precauções e indicações de segurança na utilização deste tipo de sistema) que à partida tem como uma das vantagens uma produção mais constante de Co2 do que com o fermento.

Eu ando com ideias de experimentar: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=40274&page=1

 

Em relação à fertilização acho que tens plantas que consumem tanto N, P e K portanto dá uma olhadela na área de fertilização e podes experimentar passar a DiY. (é só arranjar os químicos e tudo indica que fica mais em conta a longo prazo)

 

Entretanto mantém essas Tpas mas podes passar a 25 lt (até para manter a amónia em baixo) e se fosse eu reduzia para 6 horas de iluminação até acertar a história da fertilização (segundo li, quanto mais tempo de luz maior o metabolismo das plantas e logo mais depressa esgotam as fontes de nutrientes presentes [ao que parece nem todas consomem o mesmo de tudo] o desequilibro de nutrientes presentes também pode ser uma causa de surgimento de algas especificas...)

 

Não sei se ajuda, são só ideias a ponderar...

Cumps

 

Já encomendei: KH2PO4 e KCl.

Agora é aguardar.

 

Eu tenho quase a certeza que K está em falta, nota-se os pequenos buracos nas folhas mais velhas, que pelo li é um sintoma de carência de K.

Relativamente ao PO4, a composição do Fertilizante da tropica(macro+micro) tem pouco e como referem deve estar em falta. Começa-se a notar GSA por todo o aquário vidros, tronco(zona exposta diretamente à calha) e sobre algumas folhas, as que desenvolvem os tais "cabelos". Li em 3 ou 4 sítios que carência de PO4 + muita luz e pouco CO2 serem os causadores de BBA.

 

O CO2 é realmente o elo mais fraco e o qual não da para mexer, a curto prazo não é viável investir em um sistema profissional, na minha opinião.

 

Relativamente às concentrações do fertilizante DIY e ao esquema novo de fertilização, estava a pensar como se falou em cima:

 

Domingo: TPA - 12 Litros (ou mais?) + Fertilização Tropica (3 bombadas)

2ª : X

3ª : Fertilização DIY -> 1ppm (PO4) e 10ppm (K)

4ª : Fertilização Tropica (3 bombadas)

5ª : X

6ª : Fertilização DIY -> 1ppm (PO4) e 10ppm (K)

Sábado : Fertilização DIY -> 1ppm (PO4) e 10ppm (K)

 

Sugestões? Parece me o ideal sinceramente acho que colocar fertilização semanal um bocado "exagerado"/puxado.

 

Vou aguardar, obrigado pelas sugestões de todos! :sorry:

 

EDIT:

 

Fica uma foto que pode vir a ser util a alguns!

qrmzk9.jpg

Editado por andre1991
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim podes fazer isso! :)

Eu adiciono todos os dias 1ppm de PO4 :)

 

Tenta!

Também me parece que estou com um pouco de carência de K vou também optar por esse método! :)

Editado por João Tiago

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Após 1 semana quase duas a fazer a correcção na fertilização verifica-se o seguinte:

 

Diariamente: 1 bombada do fert da tropica (macro+micro) e 10ppm de K e 2 de PO4.

Domingo: TPA 20Litros (54Litros total do agua no aquário)

 

Sinceramente começo a achar que o grande problema é mesmo o CO2 ser DIY. :tapfoot:

As algas reduziram em grande, mas agora vejo as folhas "amarrotadas" não sei muito bem como descrever parece tipo rugas :doofywave:

Ficam as fotos. A planta onde mais se nota é a hygrophila polysperma rosanervig. que esta longe de estar a crescer normalmente.

 

23jso6v.jpg

2ur1efs.jpg

 

Obrigado.

 

Cumprimentos,

André

Editado por andre1991
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois ... sem CO2 tudo piora... estas a fornecer fertilização as plantas , mas falta a papinha para as raízes (substrato fértil) e CO2 bom... é difícil manter o equilíbrio assim :x o CO2 caseiro é de pancadas e o fluxo varia mtmtmtmt

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos poupar para o sistema de co2 decente.

 

É a vida, à dias vi um por 30 euros (usado), devia ter comprado garrafa 2kg com solenóide e tudo.

Infelizmente deixei passar.

 

Encontra-se muitos tópicos sobre o facto da hygrophila polysperma rosanervig fazer o tal efeito que refiro( em inglês chamam de wrinkly leaves ). Mas também se vê muitos diagnósticos diferentes. :medieval_mace:

 

Cumprimentos,

André

Editado por andre1991
Link to comment
Partilhar nas redes sociais