Nano 30 lts


Gabriel Abreu

Recommended Posts

Viva!

 

Antes de mais apenas mencionar que este é um regresso a um hobbie que sempre gostei tendo na minha adolescência dois aquas do tipo newbie, com lemes de porcelana, plantas artificiais e uma molhada de peixes sem qualquer critério de escolha...infelizmente na altura o acesso à informação não era como hoje e da parte das lojas do ramo o objetivo era só um, vender.

 

Os anos passaram e tive sempre aquele desejo de voltar a ter um aquário mas desta vez, bem pensado e informado! :smile2:

Vi mtos vídeos online, alguns foruns e vi algo que me atraiu..aquascapes com inertes e plantas, camarões...ficou o bichinho! :naughty:

 

No final do ano passado propus-me então a esta aventura e optei por adquiri um nano aquário. Entretanto encomendei tudo o que precisava e finalmente esta semana tinha tudo para a montagem! (é o que dá encomendar algumas coisas do ebay a preços interessantes..)

 

Só mais uma coisa...continuo um newbie! :wink:

 

 

Vamos ao que interessa!

 

Equipamento

- Aqua Cocoon 3 - 30x30x35

- Iluminação Led (tipo beamswork)

- Filtro Mochila

- Termostato 50w

- Substrato fértil - Plant Growth

- Substrato inerteAqua Gravel S

- Hardscape - Xisto (encomendei SEIRYU STONE mas acabei por usar Xisto que tinha por cá) / Jungle wood S

 

Flora

- TAXIPHYLLUM BARBIERI

- LUDWIGIA SP.

- ANUBIA BARTERI VAR.NANA

- MICRANTHEMUM "MONTE CARLO"

 

 

 

 

p0gl.jpg

 

 

Preparação da disposição do hardscape

pefp.jpg

 

 

dnx9.jpg

 

 

lmgr.jpg

 

 

o1gl.jpg

 

 

9tz0.jpg

 

 

Espero que gostem!

 

Cumprimentos

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas esta bastante engraçado o aquario embora eu pessoalmente não goste fo inerte embora quando esse montecarlo se espalhar irá tapar o substrato. Essa iluminaçao que tens não dá para dizers os lumens e watts que tem? Nao tens co2? Cumps e força nisso

 

Enviado do meu GT-I8190 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simples mas bem bonito. Embora na minha opinião a anubia está a mais.

Mas o mais importante e gostares e ires aprendendo cada vez mais.

Bem vindo desfruta deste maravilhoso hobbie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Obrigado desde já pelos comentários.

 

 

Boas esta bastante engraçado o aquario embora eu pessoalmente não goste fo inerte embora quando esse montecarlo se espalhar irá tapar o substrato. Essa iluminaçao que tens não dá para dizers os lumens e watts que tem? Nao tens co2? Cumps e força nisso

 

Sim, concordo contigo em relação ao areão...se fosse agora teria optado por outra coisa. Já para não falar na dificuldade que tive em colocar as plantas! :rolleyes: A iluminação é de 200 lumens, 36 leds de 0.6w.

Co2 não está nos planos pois o objetivo é low-tech.

 

Simples mas bem bonito. Embora na minha opinião a anubia está a mais.
Mas o mais importante e gostares e ires aprendendo cada vez mais.
Bem vindo desfruta deste maravilhoso hobbie.

 

Obrigado! Em relação à anubia é uma questão de gosto...talvez tenhas razão mas por enquanto fica. :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa luz vai ser na minha oponiao insuficiente para as plantas que tens. Deverias ter em leds 50lumens/l . Só te aconselho em duas coisas, junta uns trocos e compra um kit usado tmc co2 500gr que compras por 40€ e uma luz melhor. As solstar pro duo que tens na aquaeden são 5 estrelas ;)

 

Enviado do meu GT-I8190 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Essa luz vai ser na minha oponiao insuficiente para as plantas que tens. Deverias ter em leds 50lumens/l . Só te aconselho em duas coisas, junta uns trocos e compra um kit usado tmc co2 500gr que compras por 40€ e uma luz melhor. As solstar pro duo que tens na aquaeden são 5 estrelas ;)

 

Talvez tenhas razão quanto à luz..foi a minha 2ª escolha após não ter recebido a 1ª e não foi tão pensada.. De qq forma, as plantas que tenho, com exceção da monte carlo, não são mto exigentes em termos de luz. Vamos ver como corre :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre optar por um diy. Vai ao ebay e ve 1 metro de fita led smd 5630 ja com power suply e adaptas ao aqua ;)

 

Enviado do meu GT-I8190 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva!

 

Fica mais uma atualização.

Coloquei fundo preto, introduzida equipa de limpeza e até ver as plantas estão a dar-se bem (entretanto já podei os pés da frente da Ludwigia).

 

 


2qlf.jpg

Cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Melhorou bastante.

 

De qualquer forma aconselhava a injectares CO2, o caseiro é suficiente para esse áqua, ou pelo menos o Excell ou outro glutaraldeído, senão desconfio que a montecarlo não vingará.

 

Estás a fertilizar?

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

 

Boas,

 

Melhorou bastante.

 

De qualquer forma aconselhava a injectares CO2, o caseiro é suficiente para esse áqua, ou pelo menos o Excell ou outro glutaraldeído, senão desconfio que a montecarlo não vingará.

 

Estás a fertilizar?

 

Cumps,

 

Obrigado! Passou pouco tempo desde a montagem mas já se notam algumas diferenças. :smile2:

 

Não estou a fertilizar nem a utilizar CO2...sinceramente não estava muito inclinado para usar CO2 tendo em conta o tamanho do aqua, com alguns camarões e plantas de baixa manutenção (tirando a monte carlo que acredito que ajudaria bastante!) - ainda assim, devagar mas esta está a desenvolver-se. Não excluo a hipótese de adicionar Excell ou mesmo adquirir aquela botija "Plant Growth System 60" para experimentar.

 

 

Gosto bastante do aquário. Sei que o comentário não acrescenta nada de novo mas penso que seja sempre bom receber feedbacks :smile2: .

 

Obrigado pela tua opinião! É sempre bom receber feedback de algo, ainda mais positivo! biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Em relação à fauna à partida vou acrescentar um grupo de 5/6 Boraras Brigittae.

 

Cumpts!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gabriel

Gosto de 90% do aquario, esse substrato :confused4: nao tanto

nao so porque não é muito bonito, como porque nao sei se com esse substrato inerte a monte carlo vai ser capaz de proliferar!!

Espero estar enganado

Mas de resto gosto bastante

Cumprimentos ;)

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Magikarp!

 

O substrato foi comprado online e julgava que a granulometria fosse mais pequena, ainda assim tem vantagens. É um pouco pesado o que ajuda a fixar as plantas até que o enraizamento ocorra, bem como devido à granulometria permite um enraizamento mais fácil. Mas no fundo é uma questão de gosto.

 

A Monte Carlo foi divida na altura em várias porções - umas maiores e outras mais pequenas - e apesar do crescimento mais vagaroso (do que se estivesse a injetar co2), já se começa a espalhar para os lados! :smile2: A acrescentar que existe uma camada de substrato fértil por debaixo do inerte e apesar de as raízes ainda não lá chegarem, será um bom apoio no futuro. Também equaciono fazer fertilização liquida.

 

Obrigado pela tua opinião! biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

 

Fica mais uma atualização!

 

Retirei todas as pequenas rochas em redor da principal e acrescentei Heteranthera Zosterifolia do lado drt e Myriophyllum Mattogrossense no fundo do lado esq. . Também coloquei uma poda de anubia no topo da rocha mas não fiquei completamente convencido..

Agora é permitir algum crescimento antes de mexer novamente (desgraçada da monte carlo não tem sossego! lol).

 

Tenho usado Flourish Excel diáriamente.

 

gallery_72367_4130_3538057.jpg

 

Cumpts

Editado por Gabriel Abreu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aconselhava a meteres a HZ lá para trás que isso cresce vertiginosamente.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

 

Boas,

 

Aconselhava a meteres a HZ lá para trás que isso cresce vertiginosamente.

 

Abraço,

 

Obrigado pelo conselho mas o objetivo é (se conseguir através da poda) criar uma área mais compacta com este planta..agora vai crescer um pouco para desenvolver radicularmente mas conto efetuar uma poda drástica logo que esteja bem estabelecida. Até há quem utilize este planta como tapete (apesar do trabalho que deve dar em podas...). Vamos ver como corre. :naughty:

 

 

Está a evoluir bem :thumbup3:
Que novo habitante vertebrado é esse?


Abraço!

 

Obrigado!

É um guppie que ajudou na ciclagem :tongue: mas hoje já devo introduzir as boraras ou cardinais em função do que a loja tiver recebido.. dps atualizo com foto! :smile2:

 

Já agora, opiniões em relação à anúbia no topo da rocha...é uma questão de gosto mas ainda não estou convencido! :confused4:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei muito da maneira como escolheste o hardscape e com a flora certa terias à partida um nano muito bonito, para isso terias que optar por plantas pequenas que dessem dimensão e escala. Com o uso de umas ammania sp. bonsai, hydrocotyle tripartita, Staurogyne repens, por exemplo, a rodear os xistos, uns musgos no meio das pedras e o uso de umas anúbias mas da variante "petite" nas pedras ficavas com um nano que parecia muito maior. Ao optares por plantas de caule que crescem muito perdes a dimensão disso. Da mesma maneira convém teres atenção ao tamanho da fauna que aí vais colocar. O que ficava mesmo bem era uns camarões bonitos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Obrigado Magikarp!

 

António, obrigado pelo comentário! Sim, há sempre espaço para evoluir mas tendo em conta que foi a minha experiência num plantado podia ter corrido pior. :tongue: Além disso o objetivo era ser um low tech e já coloquei algumas plantas que não estavam previstas. Estou a introduzir carbono e começei agora com o fertilizante liquido.

Quanto à fauna, apesar da tua sugestão ser bastante válida, já está mais ou menos escolhida (neos, boraras e alguns camarões).

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas!

 

Sofreu algumas alterações ao nivel das plantas...umas sairam, outras entraram e outras cá continuam :tongue:

A monte carlo é a preferida dos meus amano que não descançam enquanto não acabarem com ela..

 

Em relação à iluminação penso que as plantas se estão a aguentar bem, de qq forma, não tenho plantas com grandes exigências em termos de luz.

 

Atualizo com fotos logo que isto esteja mais composto.

Editado por Gabriel Abreu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.