Que doença é?


Pedro Teixeira

Recommended Posts

Boa noite, preciso de ajuda...

Tenho alguma doença a matar os meus peixes 1 a 1. Há cerca de 3 dias desapareceu 1 guppy, ontem tive um guppy que morreu e pareceu-me ictio, hoje encontrei a guppy desaparecida e estava já em decomposição. Comecei a verificar os outros peixes e estavam tds bem com excepção duma Corydora Punctatus, está com a boca tds desfeita.

Ontem como pensei que tinha ictio, subi a temperatura dos habituais 26 para 28 progressivamente. A dúvida é, em tds os casos de ictio que conheço aparecem vários peixes e não 1 por 1. Certo?

O aquário tem 180l e foi montado há 1 mês, tenho 2 troncos, algumas pedras de xisto e várias plantas.

A fauna é, 2 Corydoras Aeneus "Puerto Maldonado", 3 Aeneus, 2 Ancistrus, 3 Guppys (os que restam) 2 machos, 3 espadas, 1 plati e tenho 16 alevins da plati com 1 semana.

Será mesmo ictio e só ataca 1 peixe de cada vez?

O que posso fazer, uma vez que tenho Corydoras e não posso por sal. Ainda por cima amanha não tenho loja de animais para comprar o que quer que seja.

Há algum medicamento que possa comprar numa farmácia?

 

Deixo umas fotos da Corydora que separei num recipiente de plástico.

 

lsbd.jpg

9oiy.jpg

http://imageshack.com/a/img547/3772/vbqu.jpg}

https://imageshack.com/i/f7vbquj

vbqu.jpg

Pedro Teixeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Isso não é ictio com toda a certeza.

Passa num shopping e compra "Backtopur", a doença que tens não é fácil de ser eliminada a ponto de salvar os animais já infectados, mas pelo menos erradicas a mesma do aquário.

Relativamente à descrição que fazes, talves devesses meditar um pouco sobre assuntos relacionados com:

 

- Compatibilidades e preferências de cada espécie;

- Ciclo de azoto e quantidade de carga orgânica.

 

 

Tens um aquário com um mês de ciclagem aparentemente pelo que vejo já ciclado, mas no entanto colocaste em demasia e cedo de mais (falta saber se não foi de igual forma tudo de uma vez), demasiada fauna.

Cumprimentos

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obg Julius.

As corydoras coloquei ha cerca de 2 semanas, na ultima semana fui colocando mais peixes, mas fb fiz asneiras porque quase tds os dias colocava qualquer coisa...

O que terá acontecido?

Já comprei peixes em 3 lojas, será que posso ter trazido a doença de alguma?

Quando coloco peixes faço a climatização, mas não meto a água!

Pedro Teixeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Fizeste bem separar a cory.

Ictio trata-se bem com a subida de temperatura apenas. É normal que começe a afectar os peixes um a um porque basicamente é um parasita que se vai reproduzindo e espalhando pelos demais peixes. O parasita morre se aumentares a temperatura para 30º durante no minimo 28 dias.

Ao fim de uns dias supostamente ja notas melhoras nos peixes mas nao baixeslogo a temperatura porque o parasita deposita-se no areao e se a descida de temperatura for precoce o ictio nao morre, pelo contrario: reproduz-se e volta a atacar os animais.. as vezes em maior quantidade ainda.

O ictio é chato porque trata-se lentamente e apenas com tempo :rolleyes: mas a partida nao será nada de grave. Nao te stresses muito com isso.

 

Se te afligir muito veres os animais assim podes aliviar/ajudar um bocadito mais usando um medicamento próprio para o ictio (ou azul de metileno.. que acho que encontras nas farmacias. Podes deitar um bocadinho de sal.. em quantidade pouca.. bem menos do que aquela recomendada as litragem que tens.. um punhadinho mal cheio chega e basta.. sem que isso te afecte as corys.

 

Eu ja o fiz no meu, tenho um 200lts com 5 corys e elas nem se torceram. Mas claro que convem observares muito bem depois a reacçao delas se fizeres isso porque cada fauna é uma fauna.. a minha reagiu sem problemas mas nao quer dizer que a tua vá ter o mesmo resultado.

Caso nao corra bem retiras logo as corys ao minimo sinal de algo errado e fazes uma tpa grande o suficiente para voltar a estabilizar os valores da agua para as corys ta?!

 

Quanto a cory com a boca a desfazer não tenho a certeza do que poderá ser mas tens a hipotese de ser ou ataque acidental de algum ancistrus durante a noite, ou da doença que provoca o apodrecimento das barbatanas.. mas ai ja nao te vou servir de exemplo nem conselho porque não tenho muita experienca com essa doença nos peixes.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Silvia, pela informação que o Pedro descreve, não se trata de ictio.

 

Antes de mais obg Julius.
As corydoras coloquei ha cerca de 2 semanas, na ultima semana fui colocando mais peixes, mas fb fiz asneiras porque quase tds os dias colocava qualquer coisa...
O que terá acontecido?
Já comprei peixes em 3 lojas, será que posso ter trazido a doença de alguma?
Quando coloco peixes faço a climatização, mas não meto a água!

 

Boas Pedro,

 

Efectivamente podes ter comprado algum animal já infectado. Um dos maiores desafios da aquariofilia, é encontrar um fornecedor que entenda de aquariofilia e seja honesto (é quase um milagre) e ao mesmo tempo, tu próprio conseguires perceber se os animais estão saudaveis.

O que está, está, e o importante agora é conseguires salvar o comunitário.

Passa numa loja e compra o que te falei, isso não é ictio, se fosse icitio os animais não ficavam com essas manchas nem morriam de um dia para o outro.

Não sei se a medicação não te vai matar os alevins mas é algo que terás que arriscar.

Vai dando noticias sobre a situação e depois falamos sobre algumas alterações que gostava de te indicar face à disposição que tens de fauna.

ABraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, as más notícias não acabam...

A corydora não passou da noite de ontem, e agora quando fui fazer uma inspecção aos aquário deparei-me com mais um guppy morto.

rn6x.jpg

vxxq.jpg

Estou a perder um peixe de 12 em 12 horas.

Será que pode estar relacionado com o facto de ter metido o casal de tricogaster amarelos?

Que foi mais ou menos na mesma altura.

Obg pela ajuda ao 2.

Pedro Teixeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já fiz uma TPA de 25l, já estava programada mas deve ajudar. Juntei Sera Aquatan à água nova e no final juntei Sera Nitrivec.

Aproveitei e aspirei o substrato, foi a primeira vez que fiz.

E até amanhã não posso fazer nada porque não ha lojas abertas aqui.

Pedro Teixeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após várias pesquisas acho que descobri, pelo menos enquadra-se nos sintomas e peixes atacados. Ainda por cima esta doença acelera as mortes se a temperatura for mais elevada, ou seja como aumentei a temperatura a pensar que era ictio ainda fiz pior!

 

Columnaris na boca (bactérias)

 

http://freshaquarium.about.com/cs/disease/p/columnaris.htm

Pedro Teixeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pedro. Lamento as perdas. Mas isto na aquarofilia, ate ganhar-mos algum "calo" é assim mesmo.. as vezes temos crises que nos fazem perder uns peixitos :(

 

Julius :) ola :)

de facto expliquei-me um bocado mal. Tens razao. A ideia acerca do ictio era meramente informar o pedro da pergunta que ele fez e explicarlhe o porque de quando surge ser normal poder atacar 1 peixe de cada ves gradualment, e dar-lhe uma luzes de como se amanhar a tratar ictio no caso de surgir no aquario dele. :)

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sílvia :wink::blush:

 

 

A tua explicação foi correcta em relação ao icitio, o Pedro não se explicou bem no primeiro post e de facto tb me levou a pensar em ictio só depois quando vi a fotgrafia é que me apercebi que não o era :wink2:

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, como foi a primeira doença que tive e vi o primeiro Guppy com uma espécie de algodão pensei logo em ictio, e se calhar até era melhor! :(

Com esta brincadeira perdi 3 Guppys e 3 Corydoras.

Já iniciei tratamento com o Baktopur e liguei outra bomba com oxigenação.

Entretanto acho que descobri o foco da doença, quando entrei na loja (a única da cidade) para comprar o Baktopur foi investigar os aquarios e descobri um Pleco completamente desfeito... E estava no aquario donde saíram os meus Ancistrus e os Trichogaster.

Conclusão, quando me apetecia pedir um reembolso pelos prejuízos causados, ainda tive que lhe dar mais negocio a comprar medicamentos.

Só fico com uma dúvida, será melhor nao alimentar os peixes nos próximos 3 dias?

 

Obg

Pedro Teixeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vejo pq não alimentar.

No medicamento referem isso? Se sim, não alimentes, caso não tenha qualquer informação referente a essa questão, então podes alimentar sem problema.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de qualquer forma... 3 dias sem alimento é um bocado arriscado.

Corres o risco de enfraquecer ainda mais os restantes peixes por falta de alimento nao?!

1 dia ainda va qua nao va.. as vezes é recomendado.. mas 3 acho um bocadinho excessivo. Alem de que concordo com o julius;

Caso haja indicação de tal no tratamento tudo bem.. senao nao vejo razao para dares tal "dieta" aos bichos :happy:

 

boa sorte por ai.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais