Dúvidas nova montagem


Recommended Posts

Boas.

 

Vou ter um novo aquário com 45 x 35 x 35 cm, destinado a invertebrados.

 

Quanto ao filtro estou a pensar num de mochila, ou num externo dos mais pequenos. O termóstato estou a pensar num de 50W ou até de 100W se o comprimento permitir que fique na vertical.

 

As plantas que vai ter são low tech, mas mesmo assim estou com dúvidas na iluminação. Sei que a relação 1 W/L é para as lâmpadas T8 e que a partir daí, como a eficiência é maior, pode ser menos que 1 W/L, mas não sei mesmo o que escolher. Não sei se hei-de optar por aquelas calhas de braço, tipo clip-on, ou por uma standard. Não sei que tipo de lâmpada hei-de escolher, T8, T5, PLL, LED, nem a potência aconselhada para cada tipo de lâmpada. Enfim, na questão da iluminação estou mesmo à nora...

 

Vou comprar este aqua à Scalare, e eles também podem vender estes equipamentos. Não sei é se os que eles vendem são das marcas que estamos habituados ou de outras mais desconhecidas. Já alguém comprou equipamentos à Scalare em conjunto com o aquário?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualmente tens 2 opções

 

Ou t5 ou Led.

 

O bom seria teres as 2 coisas pois as convencionais tem mais largura de luz enquanto que o Led tem mais "nitidez", mas como o aquário é pequeno eu optava so por Led visto as plantas que tens serem pouco exigentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Se fores aos Chinocas tens lá umas lampadas de leds de 3.5w a 6000k que custam à volta de 5€ cada! Tenho uma lampada por cada aquário com 40*30*25 e tenho anubias musgo de java e fetos de java! As plantas crescem muito bem!

 

As lampadas são estas que estão nestes aquários de baixo http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223121&page=2

 

Os camarões não gostam de luz exagerada por isso estas lampadas são muito eficientes! Eu não quero outra coisa e estou a construir uma bateria que vai levar estas lampadas como iluminação!

 

Espero ter ajudado!

 

Cumps!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força nesse projeto, certamente vai ficar giro!

Qualquer dia temos que falar sobre o envio dos reds.

Boa sorte para o novo projeto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Vou ter um novo aquário com 45 x 35 x 35 cm, destinado a invertebrados.

 

Quanto ao filtro estou a pensar num de mochila, ou num externo dos mais pequenos. O termóstato estou a pensar num de 50W ou até de 100W se o comprimento permitir que fique na vertical.

 

As plantas que vai ter são low tech, mas mesmo assim estou com dúvidas na iluminação. Sei que a relação 1 W/L é para as lâmpadas T8 e que a partir daí, como a eficiência é maior, pode ser menos que 1 W/L, mas não sei mesmo o que escolher. Não sei se hei-de optar por aquelas calhas de braço, tipo clip-on, ou por uma standard. Não sei que tipo de lâmpada hei-de escolher, T8, T5, PLL, LED, nem a potência aconselhada para cada tipo de lâmpada. Enfim, na questão da iluminação estou mesmo à nora...

 

 

Se optares por leds dá uma vista neste site

http://www.virtualleds.com

 

Cumps,

F. Gil

ZEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Antes de mais obrigado a todos pela ajuda.

 

mas como o aquário é pequeno eu optava so por Led visto as plantas que tens serem pouco exigentes.

 

Pois eu estava mais inclinado para Led. Agora não sei é qual a potência indicada para esta litragem.

 

Se fores aos Chinocas tens lá umas lampadas de leds de 3.5w a 6000k que custam à volta de 5€ cada!

 

Essa solução passava por uma calha DIY, o que eu não desgosto. Então e notas que as plantas estão a crescer bem? A luz espalha-se pelo aquário todo ou é mais tipo foco?

 

Força nesse projeto, certamente vai ficar giro!

Qualquer dia temos que falar sobre o envio dos reds.

Boa sorte para o novo projeto!

 

Obrigado Ricardo ;)

Sim quando tiver melhor tempo falamos nisso, a colónia já está a produzir.

 

Boas,

Recentemente comprei uma lâmpada de 48 LEDs no ebay por menos de 9 euros. Tem três modos, luz brancas, moonlight e brancas e azuis.

São baratas e porreirinhas. :)

20140221_095658.jpg

Cumps

Francisco Esperança

 

Eh pah parece-me muito bom! Conseguiste comprar com ficha europeia ou usaste um transformador teu?

Que medidas tem o aquário onde estão esses LEDs?

 

Em relação à luz faço as mesmas perguntas que fiz ao Alexandre:

- Notas que as plantas estão a crescer bem?

- A luz espalha-se pelo aquário todo ou é mais tipo foco?

 

Cumps e mais uma vez obrigado a todos pela ajuda ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ficha que vinha era US, já vinha com transformador e apenas faltava o adaptador, uns dias antes de chegar fui aos chineses comprar o adaptador, acabei por comprar um universal que foi 3 euros. Mas tinha ficado mais barato se encontrasse apenas um de US»EU.

O aquário é também um nano (20 litros 35x25)

Em relação ao crescimento das plantas não sei responder, o aquário onde estão os LEDs está de momento a servir de maternidade, e até ao momento apenas tenho musgo de java, e este cresce quase sem luz... xD

A luz espalha-se pelo aquário todo sim.

Cumps :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas já estão a precisar é de poda hehehee! A luz espalha-se bem por todo o aquário... Convém sempre arranjares umas sombras para os shrimps :D

 

Cumps!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.