Aquario 36x18x18


lpedrofernandes

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Venho-vos apresentar o meu recente projeto de um aquario de 36x18x18 (11lt) feito a partir de 2 cubos vodafone.

 

A minha ideia é por la uma betta femea, pois eu ja tenho um betta num aqua de 15 lt e como devem perceber nao posso junta.los, pois é pouco espaço e o betta acabaria por mata.la. Entao vou criar este aquario, pois a vida nao esta facil e tenho que recorrer à reciclagem, para habitar la a femea e tentar, com paciencia, a reproduçao.

 

A minha ideia central é apenas ter mais um peixinho, e a reproduçao vai ser so uma tentativa.

 

Muito bem, este entao vai ser o meu projeto:

 

ba8e7y3u.jpg

 

Como ja sabem a fauna vai ser a femea betta.

Depois queria por um ramo de laranjeira (ja vi o testemunho aqui no site de uma pessoa que tem um à 3 anos e nao tem dado problema nenhum...)

De seguida vou juntar umas rotalas, cabombas, valisneria nana e uma pedra .

 

O filtro vai ser interno, um que veio num kit do continente que faz 180lt/H. O termo estou a pensar num de 10, 20w. A iluminaçao é uma t5- 8w.

 

Uma duvida: posso juntar uma corydora ou outro tipo de limpa fundos?

 

Agradeço que deêm a vossa opiniao e criticas! :)

 

Editado por lpedrofernandes
  • Votar + 1

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Acho que um filtro de 180lts/h é capaz de te ir fazer demasiada corrente num aquario tao pequeno, nem todos os peixes gostam/suportam.

Tens que ver isso melhor, espera por mais opinioes da malta.

As corys no fundo.. acho que sera uma questao de sorte, podes apanhar uma betta pacifica ou uma que nao vai achar piada nenhuma a dividir um espaço tao pequeno com outro peixe e pronto... la ficas sem a cory... secalhar uns caracois sao mais seguros de juntar á betta :happy:

Nao "atafulhes" demasiado com plantas para a betta ter algum espaço livre para nadar.. bettas sao geralmente peixes de superficie..

 

Boa sorte :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei que as betta nao fossem tao agressivas como os machos. Mas eu tenho planorbis e meto la alguns ;)

Pois, talvez meta so umas 3 cabombas e 1 valisneria.

 

Muito obrigado pela opiniao :)

 

Enviado do meu HUAWEI U8815 através de Tapatalk

 

 

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ja colei os cubos e tenho impressao que por fora nao ficou com silicone suficiente. será que posso colocar cola quente por fora onde nao vai ter contacto com a agua?

 

Enviado do meu HUAWEI U8815 através de Tapatalk

 

 

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação á cola acho que sim. desde que nao tenha contacto nenhum com a agua nao haverá problema.. mas acho que te daria mais reforço/segurança se reforçases com silicone mesmo..

Ja agora: ideia: porque nao ponderas arranjar uma tira de madeira ou contra placado e fixas ao fundo, exteriormente, claro. Como o aqua é unido ao meio teres um suporte inteiro como apoio exterior não era má ideia de todo. biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Se gostarias de ver o aqua mais verdinho para alem dessas plantas que disseste (dao-se bem e são bonitas para um aqua pequeno) podes ver se dá para meteres aquelas plantas rasteirinhas..daquelas que formam tipo um tapete sabes??!

 

Eu optava pelos caracois :smile2: mas caso experimentes por uma ou outra cory anã com a betta arranja forma de lhes dar um esconderijo para que se possam refugir/esconder.. as corys gostam de "buracos".

 

Abraço :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah sim, eu estou mesmo a pensar fazer isso com a madeira ;)

 

Okay, vou ver se as arranjo, gosto da ideia :)

 

Pois, talvez fique pelos caracois...

 

Enviado do meu HUAWEI U8815 através de Tapatalk

 

 

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Acho que está aí um bom projecto para o betta! Desejo-te sorte com a reprodução. Sê paciente!

Quanto ao filtro, também sou de opinião que deveria ser mais fraco, uma vez que os bettas gostam de águas calmas. Se calhar o filtro até tem regulador...

O tronco, não tem obrigatoriamente que ser de laranjeira. Podes pôr carvalho,videira, etc, que até será mais aconselhável. Eu vou usar um de laranjeira, porque já estava seco, e gostei da sua forma para o meu aquário, mas até podes encontrar algo mais engraçado.

Se fosse a ti, apostava numas plantas de superfície, com raízes longas, do género de limnobium laevigatum ou (P i s t i a) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal, e poucas para o fundo. Depois, se quiseres, fala comigo por pm, para ver o que se arranja... ;) Os bettas gostam de nadar entre estas raízes.

A iluminação, também me parece um pouco exagerada para esse aquário, e para a espécie em questão, que prefere um ambiente mais escuro. Se calhar com as flutuantes, também resolves isso.

Para as corydoras, tens que ter em atenção a granulometria do areão. Elas preferem areia fina. Para além disso, se calhar não é muito boa ideia, uma vez que é uma espécie de cardume, que se dá melhor em grupos de 5 ou mais elementos. Mesmo que sejam das anãs, torço um bocado o nariz, tendo em conta o tamanho e a litragem do aquário...

Na minha opinião, os betta fêmea, não são tão territoriais como os machos (nem nada que se pareça), e convivem bem com outros habitantes, até da mesma espécie. No entanto, como o aquário é pequeno, e podes sempre ter o azar de o animal ser mais irritadiço, acho que vais pelo bom caminho, ao manteres a fauna reduzida. Pensa numas kuhlis (não sei se gostas...). Também devem ser mantidas em grupos, mas são menos activas do que as corys, pelo menos com a iluminação ligada. Também deves possuir esconderijos, porque elas são sensíveis à luz.

Que tipo de silicone estás a usar? É aconselhável que seja para acrílico, porque cola melhor nessa superfície. A cola quente é capaz de não pegar, e também não isola nada.

A Sílvia deu uma boa ideia para reforçares a união. Mas pensa antes numa calha em plástico, das que se compram nas lojas de bricolage. São baratas, e tens em vários tamanhos e cores. Pretas, brancas, a imitar madeira... Eu já utilizei, e acho que funciona melhor. Tipo isto: 7l1.gif

 

Espero ter ajudado!

 

Abraço

Editado por JHGR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, ele trm regulador, eu ate meto um plastico à frente da saida de agua para nao fazer tanta pressao. Pois, mas o de laranjeira dava.me.mesmo mais jeito por ter os ramos pequenos, os outros iam ocupar mais espaco.

 

Pois, mais plantas para agora nao vai dar, mas vou apostar nisso mais tarde ;)

 

Eu meto so os caracois, é melhor.

 

Será que aqelas economizadoras de 8 w chegam?

 

Pois, realmente o silicone é para vidro, será qu nao vai agarrar e vedar bem?

 

Quanto as calhar, quando puder vou comprar, acho uma excelente ideia ;)

 

Ajudaste muito, obrigadissimo :D

 

Enviado do meu HUAWEI U8815 através de Tapatalk

 

 

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ontem ja colei a caixas mas so a vou testar amanha para ter mais a certeza que esta seco..

 

Entratanto deixo as fotos da montagem, do tronco e a pedra (ainda falta testa.la,mas acho que é xisto) :)

 

uze7uvyh.jpgmebynu4a.jpg6u7yqu5y.jpgesa3yma2.jpg

 

Ja agora tenho que raspar a casca do tronco, ela sai por si ou nao ha problema?

 

Obrigado pelas vossas criticas :D

 

Editado por lpedrofernandes

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiv um problema com o primeiro tronco, partiu.s um ramo e deixou d ter piada... La fui subir à laranjeira arranjar mais uns, e entao estou indeciso em 2 e gostava de ter a vossa opiniao :)

 

Imagem colocada

 

 

 

Imagem colocada

 

Estou mais virdo para este

 

Obrigado pessoal :)

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JHGR, se utilizar as clhas de plastico preciso de por tambem um chao de plastico ou so a calhas nas arestas de baixo chegam?

 

Enviado do meu HUAWEI U8815 através de Tapatalk

 

 

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai ficar aí uma coisa à maneira! ;)

Estou a ver que já tens isso do filtro pensado!

Quando te falei nas plantas, estava a dizer que te ofereço algumas, se quiseres, claro.

Se só vais manter plantas relativamente fáceis, e em pouca quantidade, penso que 8w (economizadoras) chega perfeitamente.

Se calhar o silicone de vidro não vai colar tão bem. Mas se já colaste, é uma questão de testar. Já agora, é silicone próprio para aquário? Se não é, vai-te trazer problemas.

Esse tronco já está bem seco? Tem cuidado com esses liquens. Não vais querer levar microorganismos indesejados para dentro do aquário...x) Esse vai ter que ser tratado.

Quantos às calhas, convinha mesmo serem de plástico. Não vais conseguir colar ferro com acrílico. Para além disso, as de plástico consegues cortar com um x-acto, e as de ferro, não deve ser tão fácil.x) Com cerca de 2 euros, compras 2 metros.

Não é necessário colocar fundo de plástico, a não ser que queiras reforçar ainda mais a união. Mal não faz! Deves é colocar por baixo do aquário, quando o fores montar, esferovite (eu não gosto, porque acho que fica feio), ou uma "toalha" fina de esponja, que se vende nas lojas dos chineses (não sei o nome exacto daquilo...x)), para reduzir as vibrações.

Editado por JHGR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que achas :)

 

Okay, se ofereces agradeço :)

 

O silicone é para aquario.

 

O tronco arranquei.o à bocado. Acha que dev lixa.lo com uma escova de aço?

 

Ja tinha colado as calhas, colei com cola quente, vamos ver se resulta...

 

Eu sei quais sao os panos, eu tenho ;)

 

Obrigado pelas dicas ;)

 

Enviado do meu HUAWEI U8815 através de Tapatalk

 

 

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se arrancaste há bocado, não é boa ideia pores já no aquário, porque está verde. Vai apodrecer, para além de poder libertar substâncias nocivas. Preparar um tronco assim, ainda leva algum tempo... Devias procurar um tronco já seco, que não esteja podre, ferver (para matar tudo o que seja bicho), e limpar muito bem. Nas margens dos rios e riachos, arranjas troncos e galhos bem curados, que quase que não precisam de tratamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualizaçao fresquinha:

 

Montei entao as calhas de ferro

 

Imagem colocada

 

Imagem colocada

 

ainda vou pinta.las de preto e aparar os bocados do silicone a mais.

 

Acham que está a ir bem?

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os troncos levam meses a secar... A não ser que tentes apressar a coisa ao meter no forno, deixar arrefecer, voltar a pôr, várias vezes. Mas não é o ideal.

As calhas até ficaram bem! Devias era ter pintado antes, para não sujar o aquário. Mas com cuidado, vais lá!;)

Pegou bem o silicone?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao eu vou ver se compro ;)

 

Como eu ando em artes eu resolvo bem isso xD

 

Sim, ate agora está tudo bem :) amanha, ou depois de amanha é que vamos saber ao enche.lo ;)

 

Enviado do meu HUAWEI U8815 através de Tapatalk

 

 

Pedro Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pequeno tronco para esse aquário também não fica caro, e é mais seguro. Se fosses cá do norte, até te arranjava um, mas assim não é facil...

Vamos lá ver isso a andar! Vai ficar porreiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim. Se encontrares no meio dos troncos uns galhos partidos, até são capazes de te dar. E depois compões a coisa. Pelo menos, numa loja onde eu costumo ir, já me deram alguns. Para a loja aquilo é lixo, porque já não dá para vender, mas para nós, pode dar jeito...x)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.