!!Trol's Reef !!


nbexiga

Recommended Posts

Bom dia

 

Vou iniciar um novo projecto, a mudança de um aqua de 90 x 40 x 50 para um novo aquario e setup. Ha cerca de 3 anos iniciei-me no mundo dos salgados comprando um aquamarine 900 , um kit todo completo (material de fraca qualidade, poucos conhecimentos de aquariofilia) e neste momento e apos ja ter trocado algum equipamento (sistema de lampadas , escumador, sump etc...) estou com um problema grave de algas, ja fiz de tudo no entanto não querem sair.

 

Tive um deslize (motivos pessoais) ai a cerca de 5 meses , em que durante 6 meses so fazia reposições de agua e dava comida com fartura.

consegui recuperar algumas coisas , alguns corais, peixes ficaram todos vivos e bem de saude , no entanto mesmo mudando vario equipamento desde filtros de osmose ate as trocas consecutivas de agua não consigo tirar ja as algas do aquario. Como podem ver neste topico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=226767

 

Como ja tinha pensado em mudar para um aquario maior mas ainda nao tinha arranjado t€mpo, achei que serial altura para tal!

Vou iniciar um setup, ja estou a espera do aquario feito a medida pelo Ricardo da GAD.

Espero conseguir desta forma o aquario que sempre desejei (€), pois claro que os desejos seriam bem maiores se fosse bem maior o capital;)

Quero conseguir resolver os problemas pelo menos de algas e que venham outros diferentes que os consiga resolver e ter um melhor quadro vivo na sala!

 

Tenho algumas perguntas para ver se inicio da melhor maneira espero que me as consigam esclarecer

 

 

Fica aqui o setup o qual vou actualizando sempre nesta parte a medida que faça alguma alteraçao:

Material:

 

Aquario: 120 x 60 x 52 a +- 374 l com coluna seca e pentes ao longo de toda a largura (120cm)

Sump: 80 x 40 x 40

Osmose: TMC V2 50 Pure 4 Estagios
Iluminação: 8X54watts

UV: Multimax 1250 - 9W (so vai estar ligada quando existirem problemas nos peixes ou agua) UV ligada a uma bomba de 960l/h na sump
Bombas de Circulação: Jebao WP40 + Jebao WP25 + Heim Skim Surface
Reposição Automatica: TMC com duas boias de controle

Termostato: Jager 250w
Escumador: Buble Magus Curve7

Bomba de Retorno: Jebao DC-6000

Areão/Substrato: 9 Kg Caribsea Arag-Alive Live Fiji Pink

Rocha Morta - 25 KG - porosa mas ja morta e seca.

Vivos:
N/A

Corais:
N/A

Perguntas para iniciar ;)

 

- O que acham para ja do setup?

 

- Qual a melhor ideia para colocar como areão / substrato

 

- Quantidade de rocha viva (ja vou tentar nao cometer o erro de por imensa rocha e quase tudo apoiado no areão)

 

- Para acelerar o ciclo posso usar alguma agua do aquario actual? Qual a melhor maneira para fazer a ciclagem? Isto porque vou ter que ter o actual a funcionar enquanto o novo faz a ciclagem e queria acelerar com segurança a mesma.

 

Vou tentando dar updates sempre que possa , e colocar duvidas para ver se obtenho as melhores ideias para conseguir ter sucesso desta vez.

 

 

Cumprimentos

NB

Editado por nbexiga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas acho o escumados fraco para essa litragem... O aquário fazia 60 de profundidade em vez de 50 . A luz 8x54 para esse aquário acho demais... Com 50 6 chega bem... A rocha começava com morta , nao aproveitava nada do sistema antigo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Os 60 são de profundidade... A altura e 50.

 

As lâmpadas foram essas porque as consegui arranjar barato. 140e da odyssea novas . De início também pensei em 6*54

 

O escumador para já vai ter que ficar este, comprei a pouco tempo e não o vou trocar para já... Razões financeiras...;)

 

Do aquário actual queria só aproveitar os corais e peixes...

 

 

 

Sent from my Mobile Terminal using Tapatalk

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PAra alem do preço , do tempo que tenho para planear e ajustar o layout e não trazer possiveis pragas juntamente com o bom da rocha, qual a vantagem de usar so rocha morta?

 

 

Qual o tempo para o aquario ciclar se colocar somente rocha morta? secalhar desta vez ate vou iniciar so com RM, custos e ajuste do layout favorecidos..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa noite. Já chegou o aquário. Falta só colar o resto dos pentes, a sump e tubagens na segunda-feira.
Falta também as laterais e portas de vidro na estrutura que será colocado na segunda.
Coloquei entre a estrutura e o chão corticite de 1mm e mais 3 folhas de 1 mm entre a estrutura e o aquário, para fAzer cama e não assentar directo no ferro.

O aquário apoia como podem ver em toda a volta da estrutura , acham que não e preciso ter ferro também no meio de uma ponta a outra da profundidade da estrutura?
Aguenta o peso da água e tudo lá dentro como está?
Fiquei com receio disso apesar de ter sido dito por quem montou que não havia qualquer problema...
O vidro é de 12 mm....

Agradecia a vossa ajuda pff.

Obrigado
Cumprimentos
Nuno

ygu3yrur.jpg
5use8enu.jpgvata3e8u.jpg
aqe3ader.jpg
u7u8a9e6.jpg
uvabese8.jpg
qu4abame.jpg
ubavarud.jpg
guhysugy.jpg


Sent from my Mobile Terminal using Tapatalk

Editado por nbexiga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

 

Ja tenho o aquario a funcionar (pre funcionamento ;) ), neste momento esta ha dois dias so a correr agua del cano para limpar tubos por dentro e tambem o restante po e coisinhas que estivessem no sistema. Verificar senão existem fugas tambem.

 

IMG 0164

IMG 0165

IMG 0166

IMG 0175

IMG 0167

IMG 0169

IMG 0170

Depois disso e tirar agua e colocar a rocha, areia e osmose.

A rocha esta num recipiente com termoestato a 25º para ir limpando o mais que conseguir, vou fazendo mudas de aguas diarias para tirar o maximo de porcaria que esteja na rocha.

 

IMG 0163

 

Gostaria das vossas sugestões para o layout. Colei fita no chaoe simulei a área do aquario , para depois ser so colar com epoxy ao aqua e as partes entre a rocha que sejam necessarias.

 

Digam-me que layout acham melhor.. nao queria cometer os mesmos erros que no aqua anterior em que coloquei rocha sobre rocha e muitas partes mortas .. algas etc..
Layout 1

IMG 0162

IMG 0161

IMG 0160

IMG 0159

IMG 0158

IMG 0157

IMG 0156

IMG 0154

 

Layout 2

 

IMG 0153

IMG 0152

IMG 0151

IMG 0150

IMG 0149

 

Existem algumas aleraçoes entre cada um, fiz mais uma ou outra alteraçao nao muito significativa

Obrigado

 

Cumprimentos Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde.

Ficam aqui umas fotos do aquário já com os valores a 0. Amônia etc...

Vou colocar equipa de limpeza ...

Tive um surto de ictio no Aqua antigo e morreram todos os peixes, os corais estão bem mas não com as cores nem desenvolvimento que estavam... Vou ter que acelerar e para a semana já coloco um a um os corais..

 

Imagem colocadaImagem colocadaImagem colocadaImagem colocada

 

 

 

Sent from my Mobile Terminal using Tapatalk

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nebexiga visto muito do seu projecto tenho pra miim que passado algum tempo e dedicação será daqueles aquários de se ver e morrer( de inveja

 

Enviado do meu E77 através de Tapatalk

 

 

Adorei a sua ideia de marcar o chão com as dimensões do aqua para esperimentares a disposição das rochas parabéns já comprei a ideia para quando chegar a minha vez desta tarefa

 

Enviado do meu E77 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Alessandro, espero que consiga levar este projecto a bom porto! ao inves do outro que tive que aconteceram algumas desgraças! ;)

 

quanto a marcaçao , pensei desta vez em faze-lo pois da outra vez foi rocha viva e tive problemas depois que as rochas como nao estavam presas por nada tinha sempre stresses quando aspirava o areao ou então quando adicionava vivos, havia sempre umas quedas.. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai sim ter sucesso fé nisto e procure lembrar dis erros do sistema anterior para não cometer os mesmos agora se bem que já esta a fazer isso já agora essa rocha morta adquiriste onde e se puder me dizer preço se não for incómodo desculpa ser tao indiscreto na pergunta

 

Enviado do meu E77 através de Tapatalk

 

 

Estas rochas de agora VC as colou com o que ?

 

Enviado do meu E77 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E ontem já terminei a passagem de todos os corais que restaram do Aqua antigo..

Os peixes infelizmente morreram todos há 2 semanas com um surto de ictio devido a mudança brusca da temperatura na mudança de sítio do Aqua na sala

 

Imagem colocadaImagem colocada

 

 

Tenho uma pergunta quanto ao locline

 

Qual a melhor maneira para entrar no aquário visto aquando a bomba e desligada ele não fazer retorno para a sump..

E que se colocar quase fora da água de em quando la entra ar e faz bolhinhas e respingos.. Mas se colocar muito dentro de água quando a bomba e desligada faz retorno para a sump!

Alguma maneira sem ser com uma valvula anti retorno de ultrapassar isto? Posicionando de outra forma o fim do locline ou assim?

Obrigado

 

Cumprimentos

 

 

 

 

Sent from my Mobile Terminal using Tapatalk

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.