Ajuda aquario com plantas


Andre Branco

Recommended Posts

Bom dia. Montei um aquário maior que o que tinha mas neste momento estou a ter dificuldade com as plantas. os peixinhos estão todos bem sem nenhum a morrer tudo soldável mas as plantas não tem estado a desenvolver pelo contrario estão literalmente a desfazer-se como podem ver nas fotos abaixo alguém me pode dar um ajuda já troquei iluminação, já coloquei fertilizante na agua

IMG_00231_zps9800efd2.jpg

 

IMG_00211_zps06e90800.jpg

 

Agradeço a vossa ajuda para resolver esse problema

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Material

Aquário gad 60 cm * 30 cm * 40 cm

filtro Filtro para Aquário Interior Elite Jet Flo 100
Termostato 27º
Iluminação – nova eco sirius 60cm led
Troncos 2

Parâmetros



Nitratos (NO3) - 25 mg/L
Nitritos (NO2) - 0 mg/L
Fosfatos (PO4) - 1 mg/L
pH - 6,5
Kh - 2

Plantas


não sei p nome das mesmas
Musgo de Java

peixes variso sem saber as espécies mas todos eles comunitários


Fertilização

TPA - 10 Litros uma vez por semana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes dizer o nome desse fertilizante? É que a grande maioria desse tipo de fertilizantes que andam no mercado são apenas micros. E sem macros nem vale a pena colocar micros, as plantas não os vão consumir.

Os macros (nitrato, potássio e fosfatos) são os mais importantes e visto estares com nitrato e fosfatos, provavelmente está a faltar-te o potássio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não conheço o produto mas arrisco-me a dizer com 99% de certezas que não tem potássio. E sem potássio nada feito.

Não sou grande expert nesta área, no entanto já tenho umas luzes.
Sem cumprir o ciclo do NPK (nitratos, fosfatos, potássio) não consome micros, nem os outros macros, pois a ausência de potássio impede o ciclo.

 

Tenta ver os produtos da Seachem na pet4you por exemplo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Esse tipo de plantas não requer fertilização! Quando muito umas pastilhas para colocar no substrato junto às raizes para estimular o arranque. Esse substrato não é grande coisa para as raizes, no entanto essas plantas são plantas que se desenvolvem facilmente em condições nem sempre ideiais.

Intensidade e foto-periodo de luz correctos e é vê-las a crescer que nem umas desalmadas.

A única que está a morrer é essa que também não sei o nome. Talvez tenhas que recorrer a outra espécie em sus substituição.Recomendo Anúbias, fetos Java.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para questionar.

Também tenho um plantado com Cabomba Californiana, musgo de vaja e anubias.

Uso CO2 caseiro, sei que não é obrigatório, mas ajuda ao crescimento saudavel das plantas.

 

Posso injetar oxigénio durante a noite? Já tive algumas mortes e penso que foi por falta de oxigénio, visto que assim que liguei ar ao filtro os peixes ficaram muito mais ativos e satisfeitos...

 

Obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Co2 para musgo, anubias e cabomba???

Bem...a resposta à tua questão está na meu comentário anterior. Repito:

 

"Esse tipo de plantas não requer fertilização! Quando muito umas pastilhas para colocar no substrato junto às raizes para estimular o arranque.

Intensidade e foto-periodo de luz correctos e é vê-las a crescer que nem umas desalmadas."

Editado por DanRocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, eu próprio disse que não é obrigatório, mas reparo que quando adiciono, os rebentos no musgo passam para o dobro :)
Mas é a unica coisa, co2, não meto nenhum fertilizante nem pastilhas, e o meu substrato não é fertil..

Vale a pena meter oxigénio durante a noite DanRocha ? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.