UV?? Sim ou não?


Recommended Posts

Boas?

 

Já a mais de um ano que ando para investir numa lâmpada UV mas como nunca mais tive Discus doentes nunca mais o fiz..

 

Contudo queria lançar o debate:

 

UV é útil/necessária???

Dêem as vossas opiniões!

 

 

Aguardo a vossa participação!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Apesar de o meu dominio ser o aquário marinho.... posso dar aqui uma "mão" :wink:

 

O Filtro UV trata-se de um aparelho que emite raios ultra violeta por meio de uma lâmpada. A água passa por ela, recebe esses raios e, dependendo da intensidade dos raios e da velocidade, pode ficar livre de diversos parasitas, germes e também de algas. Não é um aparelho muito usado em um aquário marinho devido ao custo elevado, mas se bem dimensionado, pode evitar algumas doenças.

 

Com o U.V. as chances de uma contaminação são bem menores, mas nao elimina por completo a possibilidade de problemas, já que, em geral os filtros matam os parasitas, mas nao as bactérias...

 

Assim ultravioleta não é remédio, mas sim medida profilática. O uso de filtro UV para eliminar da água agentes agressivos aos habitantes do aquário é extremamente benéfico. MAS apenas devemos tomar o cuidado de aplicar o filtro correcto às nossas necessidades. Adequar os aparelhos do aquário é, portanto, fundamental para chegarmos aos objectivos pretendidos.

 

Portanto considero a U.V util mas de forma alguma obrigatória...

 

1 abraço, :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Estou totalmente de acordo com o RAEL.

Tenho 35 discus distruidos por 7 aqs. perfazendo 1500 l. Tenho 5 lampadas U.V. 4 de 15 W. e 1de 30 W. E com toda a honestidade so uso estas lampadas em extremo, mesmo quando estou aflito. Pois se houver doenças ou uso os remedios ou as lampada, pois estas anulam o efeito dos remedios. Tambem um peixe que vive num aq. com utilizaçao de U.V. torna-se um ser que vive numa especie de redoma e nao cria anticorpos para a sua defesa. Para mim estas lampadas nao sao muito caras pois sou eu que faço. Ficam por volta de 20 a 25 E. Espero ter sido claro pois queria conhecer outras opinioes. Um abraço Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

De facto o sistema de U.V não se pode utilizar em 2 ocasiões fundamentais: quando for necessário dosar remédio à base de cobre para combater parasitas e quando for necessário dosar antibiótico para combater bactérias. O uso de medicamentos é prejudicado pelo filtro UV porque a radiação do filtro destrói o remédio na água, neutralizando sua aplicação.

 

Contudo, no meu caso de aquário marinho o uso de medicamentos (nomeadamente cobre) está totalmente posto de parte, pois os corais e mesmo a rocha viva é muito sensível a ele.

 

Um abraço :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois UV... Acho que nunca se irá chegar a uma opinião única. :wink:

 

Eu costumo dizer quando me perguntam se a UV é boa ou má o seguinte:

 

A UV tem um grande defeito: Mata organismos bons e maus e, como foi dito, coloca os peixes numa redoma, e o seu sistema imunitário é afectado. Tudo o resto a UV é óptima...

 

Eu tenho lampada UV a trabalhar 2 horas por dia e não tenho notado diferença... a não ser na lagas unicelulares e na limpidez da água, é claro...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... Para mim estas lampadas nao sao muito caras pois sou eu que faço. Ficam por volta de 20 a 25 E. Espero ter sido claro pois queria conhecer outras opinioes. Um abraço Rui

 

Olá Rui.

 

É o Rui que faz a suas lâmpadas? É difícil??

Também já vi vários sites falar como se fazia, mas achei um pouco complicado. Não me podia dar uma ajuda?? Onde compra a tudo de vidro??E os tubos de PVC? Que medidas tem os tubos?

Se me pudesse dar uma ajudinha agradecia. Assim sempre poupava uns trocos!; :wink:

 

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente discordo do uso dos UV e apenas pela simples razão de os peixes perderem resistencia a doenças. Se forem mudados para outro sitio e com outros peixes provavelmente vão ter problemas.

E depois há outra questão. Uma água excessivamente trabalhada não tira piada ao hobby? Eu acho que sim.

Nuno Loureiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Nuno

As lampadas que eu fiz foram copiadas por diversos sites. Sao todas em PVC. Com calma eu posso ajudar. Pois as iniciais sao mais rudimentares mas as ultimas ja sao mais apuradas. Vou recapitular os sites que visitei na altura para o Nuno dar uma vista para pudermos discutir o assunto OK um abraço. Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Nuno

Ca estou outra vez.

Como atras disse ca vai um site que deve visitar e depois dialogar-mos

http://planeta.terra.com.br/lazer/brasildiscus/in.html existe um capitulo que ensina a construir.Serve para se fazer uma ideia. Depois eu posso ajudar para simplificar. Espero as sua opinioes. OK Rui

 

Olá Rui.

Já fui ao site e por acaso o site onde tinha visto a ideia tinha sido no site Espanhol que tem link no site que me deu! ( que confusao):P

 

Já tive a ver mais ao menos como se faz e não me pareceu difícil de todo, O mais difícil será os tubos, "Ts" e redutor. Contudo perto de minha casa há uma loja que vende esse material e tou a pensar lá ir com as fotos e assim será mais fácil. Depois montar parece fácil.

 

A minha dúvida agora é a seguinte. Será que usar uma mangueira transparente será boa ideia? As unidades UV que se compram nas lojas são de vidro, não são? É que tive a pensar e a UV são radiações e todo o tipo de radiações ao atravessarem um certo material sofrem alterações físico-química. Será que a mangueira que não é tão transparente como o vidro não provocará alterações na dita radiação UV diminuído as sua intensidade, ou até mesmo alterar o seu campo de radiação. Que lhe parece?

Nunca usou vidro em vez de mangueira? No outro dia fui ao uma vidraria e vi tubos de vidro, na altura lembrei-me logo da UV.

 

Aguardo resposta!

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Nuno

 

Na verdade eu nunca usei vidro ou mangueira. Procurei isolar bem as extremidades da lampada na parte metalicas. A lampada fica em contacto directo com a agua. A grande ficuldade foi este factor, conseguir com que a agua nao chegasse na parte metalica. O Nuno efectue a procura que eu depois ate tiro uma fotigrafia a uma das minhas lampadas. Tambem gostava de saber em que local pensa colocar a lampada, se fica a vista ou nao. Aguardo noticias.

Aproveito agora para me dirigir ao Branquinho.

Ola.

Antes demais quero felicita-lo por este site que esta a agradar-me imenso pois alem de ser em portugues acho com boa estrutura.

E agora agradecia a confirmaçao se o meu login ja esta em ordem pois gostava de intervir com frequencia neste site. Um abraço Rui

PS: Desculpem a falta de assentos nas palavras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui

 

Acabei de lhe enviar um mail onde lhe fiz algumas perguntas.

Rui, mas se põe as lampadas em contacto directo coma água elas n podem rebentar com a diferença de temperatura? E quando as quer mudar como faz???

Quanto ao local da lâmpada é para ficar escondida dentro do armario.

 

Fotografias era optimo! :P

 

Obridago pela ajuda que me tem dado!

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma boa solução FVM é precisamente com um tudo em vidro/acrílico em espiral. A lampada fica por dentro do espiral e desta forma a água nunca toca na lampada...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Nuno

A lampada chama-se germicida. So que for comprada numa loja de peixes o preço quasi que duplica. Nuno eu tambem nao consegui os chamados redutores. Peço que tenha calma pois vou tirar algumas fotografias e depois de as revelar mando-as por email. A agua nao afecta as lampadas e essencial e isolar a parte metalica que se consegue com borrachas que salvo se chaman ringues ou um nome parecido. Tenha em conta que existe uma fiferença de preço entre a OSMAN e a PHILIPS.Compra-se huma loja de lampadas sendo necessario e que seja uma com certa dimensao. Esta semana tera noticias. OK Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais