discus simple and fun


gtangas

Recommended Posts

boas pessoal

 

Depois de despachar o meu antigo sunsun e de estar umas semanas sem aqua... nao resisti a ideia de arranjar outro!

 

hehehhe Penso que me entendem!

 

Nao quis gastar muito guito... Avancei para um movel usado do Ikea (olx) que apesar de ver uns quantos malucos a por aquas em cima daquilo sem qq reforço pensei que se o mesmo fosse reforçado poderia ser uma boa!

 

E assim foi, movel usado no OLX por 10€, desmanchei-o todo e reforçei com duas novas traves laterais, tampo e pes!

 

quanto ao aqua.... vidromoldura.... preço bacano, sem tampo ou traves

 

filtro ja tinha um externo de 100lt/h, como tb uma garrafa de Co2 de 2k.... troncos redmoor que ficaram comigo... bem faltava a luminaria!

 

Vi a ADA Aquasky e fiquei doido com aquilo!!! arranjei uma chapa de acrilico de 8mm no trabalho (diria mais desviei.. hehe) e umas quantas folhas de papel para por em ordem as ideias...

 

 

Layout: a ideia foi muito na base de low maintenance... algo que seja aspirar, tpa e vidros....

 

bem mas specs:

 

79x39x50 video 8mm

movel ikea reforçado

filtragem sunsun 100lt/h

Co2

fundo apenas com silica

raizes redmoor

 

flora: Microsorium pteropus

 

iluminação:

luminaria diy em acrilico com 5mts de led RGB 5050

a luz que este led oferecem nao é nada de especial... pelo menos em quantidade de luz, mas para as plantas que tenho penso ser suficiente.

comprei Ebay com comando e é uma curte... certas combinações de cores realçam as cores dos discus.. brutal..

 

quanto á fauna...

5 bebados

6 discus juvenis (blue diamond, cobalto, o presente: turquesa vermelho e brilhante, red cover e um tiger checkboard)

 

eram apenas 4 mas recebi oferta de mais pequenos... que vamos ver... talvez os venha a vender quando foram maiores

 

mas venha la as fotos.... peço desculpas pela qualidade mas sao tiradas com o tlm!

 

movel reforçado

20140131_214448_zpshefbygix.jpg

 

 

 

 

tanque e layout

20140131_214424_zps5j63syr0.jpg

 

a estrutura da luminaria

20140123_084548_zpsg9oujhlu.jpg

 

 

as dobras foram feitas com uma mesa de dobrar acrilico que vi no youtube... hehhe... duas chapas de aglomerado... duas dobradiças.. fio resistencia de um secador de cabelo estragado alimentado com 18v 2A... um mimo!

 

20140123_084534_zpsldocdkig.jpg

 

 

os leds colados na lamina de aluminio

 

20140216_183630_zpsc5zdy9wz.jpg

 

 

passado uma semana (como fui enchendo aos poucos tive de arranjar provisoriamente uns acrescentos para entrada e saida do filtro)

 

20140217_192655_zpssby8apls.jpg

 

a calha ficou bacana... mas os leds que vinham com parte adesiva da 3M ao fim de um bocado ja estavam a saltar... chinesises!!!!

tive que comprar um calha em U fininha mais uma lamina de acriclico de 0.8mm e fiz lhe uma "casa"

 

hoje e ja com essa estrutura feita a tira de aluminio assenta como uma luva...

20140218_210333_zps2gl04yr3.jpg

 

20140218_210400_zpsmbphkbvq.jpg

 

os discus com os leds andam mais á vontade no aqua do que uma lampada bastante mais forte e que tinha temporariamente.... bom!

 

20140217_192655_zpssby8apls.jpg

 

20140217_192655_zpssby8apls.jpg

 

estou a fazer 3 tpa por semana, diria que um 1/3, alimentação 3xdia com papa da stendeker... e o bichos estao o maximo!!!!

 

espero que gostem!

 


moon light

20140217_193035_zps5q4qfvwr.jpg

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Projecto low cost para não perderes o vício.

O móvel diy não é nada de novo, mas esse da calha 5*. Eu tenho uma projectada, a única diferença estão nos leds e em vez de uma chapa tenho uma calha de alumínio estilo dissipador de uma ponta á outra.

Fiquei foi curioso com essa de dobrar acrílico, eu costumo aparafusar como fiz na calha que já tenho.

Mandas-me o video ou o link sff?

 

Cmpts

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

a minha chapa é uma tira de aluminio anodizado que para este leds serve na boa, o aquecimento é minimo

 

eu tirei a ideia deste video

http://www.youtube.com/watch?v=wVEf7PfuKxo

 

o fio resistencia arranjar por exemplo num secador

quanto aos volts... a amperagem do transformador vai ditar o calor que o fio te vai gerar... vais virando e virando ate conseguires uma dobra suave.

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Iluminaria altamente!

Devias abrir um tópico no DIY

muito fixe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem sei bem o que dizer. :)

1 - Aquário.. muito simples, muito bonito apenas eu poria uma ou duas rochas para compor essa base de tronco, De resto quando esses fetos crescerem vai ficar um espetáculo.

2. Um cartão a tapar o fundo do aquário para esconder as tubagens. O teu aquário está minimalista quantos menos estiver á mostra maior é o impacto!!!

3 - Essa calha!!!! wow!!!!! brutal. Tens aí "uma oportunidade de negócio" eeheheheh Estamos todos invejosos!!!!

 

 

Os meus parabéns!!!!!!!

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obg

 

Sim a ideia é mesmo algo simple e minimalista... Não tenho aquele tempo para um mega plantado...

 

A calha em sim é brutal e por uma fracção do preço da ADA

 

Eu arranjei a chapa mas cheguei a pedir orçamentos para uma nova e sem não me engano ficava em 30 mas de 1cm de espessura

 

O kit led tb não foi nada por aí além... Se a pessoa quiser mais lumens pode sempre por optar pelos Creed que no ebay existem packs bem bacanos... Aí sim obedece a num dissipador porreiro...

 

E o resultado final é brutal

 

Os encaixes da calha ao aqua era para tb ter sido feitos em acrílico mas os leds chegaram mais cedo do que esperava e resolvi a questão no dia colando dois pedaços de calha em U (alumínio)

 

Tive foi o cuidado de na parte interior desses suportes colar uma tela plástica para de forma a evitar riscos no vidro

 

Iap posso colocar um post no diy

 

As pedras... Tens toda a razão.. Até por que as raízes quando limpo basta levarem um toque e movem se um pouco

 

A única vantagem é que facilmente limpo a sujeira que se acumula nessas zonas...

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Projecto low cost para não perderes o vício.

O móvel diy não é nada de novo, mas esse da calha 5*. Eu tenho uma projectada, a única diferença estão nos leds e em vez de uma chapa tenho uma calha de alumínio estilo dissipador de uma ponta á outra.

Fiquei foi curioso com essa de dobrar acrílico, eu costumo aparafusar como fiz na calha que já tenho.

Mandas-me o video ou o link sff?

 

Cmpts

Quanto à cena dos parafusos... Mesmo que as em peças cortadas usa cola própria

 

Os parafusos vão tirar beleza à peça

 

Acrylfix

 

Aquilo depois de secar só partindo a peça...

 

Ter atenção à viscosidade que se compra... Qt mais líquida melhor

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à cena dos parafusos... Mesmo que as em peças cortadas usa cola própria

 

Os parafusos vão tirar beleza à peça

 

Acrylfix

 

Aquilo depois de secar só partindo a peça...

 

Ter atenção à viscosidade que se compra... Qt mais líquida melhor

 

Eu sei que existe cola, mas não sabia o nome e também não estava para gastar mais €...

Mas já fico a saber!!! :)

Para os pés da calha tens aquelas baguetes de plástico para papéis de várias cores, eu usei transparente e estecticamente fica muito melhor que esse perfil de alumínio...

Editado por snake-bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como são essas banquetes?

 

Gosto da ideia

 

Eu sei que existe cola, mas não sabia o nome e também não estava para gastar mais ...

Mas já fico a saber!!! :)

Para os pés da calha tens aquelas baguetes de plástico para papéis de várias cores, eu usei transparente e estecticamente fica muito melhor que esse perfil de alumínio...

Como são essas banquetes?

 

Onde comprar?

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como são essas banquetes?

 

Gosto da ideia

 

Como são essas banquetes?

 

Onde comprar?

Numa qualquer papelaria acho que têm...

Vê aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=187274 a calha que fiz e está lá imagens dela!!!

 

Cmps

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Montagem muito boa e gostei bastante dessa calha DIY parabens!

 

Discus nesse aquario nao sera pequeno? mesmo sendo juvenis 6 parecem me muitos nao? :confused4:

 

para 6 sim, sera pequeno....

 

eu como disse no post tinha em mente apenas 4... o blue diamond, o red cover, tiger check e queria um sanmerah mas acabou por vir um cobalto cujos pais eram lindissimos...

 

os dois turquesa foram uma surpresa... mas deverei vender dois e ficar mesmo pelos 4 que para este aqua é tranquilo!

 

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já sei que com esta observação poderei criar alguma discussão...

 

Quando o mandei fazer pensava em 2/3 discus... Numa das visitas que fiz a um criador fui surpreso com a dica que... Um aqua com esse tamanho da te para uns 5y/6 discus...

 

Honestamente so o amanhã dirá... Vou deixar crescer e perceber como eles se sentem...

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por enquanto e mais uns anos(não sei a que velocidade crescem os discos) claro que dá e quando estiverem demasiado apertados trocas de aquário... :D

Já vi o video de como dobrar o acrílico, muito fixe tenho de experimentar!!!

Sobre o aquário, já aqui foi dito umas pedras na base para esconder o corte do tronco ou plantas de pequeno porte, centrar mais o tronco e deixar crescer os fetos...

Já vi montagens neste género mas usaram Bolbiis Heudelotii nos troncos e ficava 5*.

 

Cmpts

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.