duvida com os "putos"


silvia_paixao

Recommended Posts

Boas malta.

Tenho alevins de escalar com 1 semana +/-.

Entretanto ciclei um aqua de 15lts para a pequenada poder ter o seu espaço para crescer a vontade pelo menos por agora.

A duvida é.. eles estao constantemente todos aglomerados numa bola todos juntos... é normal? Porque este comportamento nos alevins?

 

Obrigada.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Silvia,

 

É normal pois se tratam de peixes de cardume, juntos defendem-se melhor além de que nessa idade ainda deveriam estar com os pais. Mas colocar num aquário á parte com apenas uma semana é prudente, mas mais dificil de garantir sucesso, por várias razões: se o ciclo de facto está concluido, condições secundárias da água, alimento e desparasitação futura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Sim ja estou a alimentar. Estou a ter o cuidado de fazer as tpa's diarios com agua desclorada apenas com repouso, nada de quimicoa. Usei a agua do proprio comunitario para nao ser uma mudança brusca de qualidade da agua.

 

Tive que tirar aos pais porque nao tenho por agora espaco para montar um aqua para o casal escalar, e no comunitario assim que os miudos saiem dos ovos, se me descuido muito, comecam a desaparecer.. Por isso desta vez assim que os pais comeracam a andar a muda-los muito de sitio e a ver a maior parte perderem-se optei por tirar logo.

 

Estou a alimentar com 4 gotas artemia liquida da jlb e flocos super desfeitos em po ao maximo porque ja me apercebi que a malta gosta daquilo e da 1a vez nem tinha artemia e era o que lhes dava e estava a resultar bastante bem (incrivelmente).

 

Aspiro o fundo todos os dias com uma seringa (haja paciencia, mas tem que ser) e o aqua tem apenas bomba de ar com pedra difusora e termo.

 

Hoje quando fui alimentar de manha a grande maioria ja andavam p ali todos doidos espalhados a nadar pelo aqua..

:)

 

Whish me luck.. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.. fedback da coisa ca por casa..

Os "putos" nao se estavam a aguentar. Termo e bomba de ar com pedra difusora e , 2 tpa's diarias e mesmo assim tive imensas baixas.. passei a fazer as tpa's com agua do aqua principal cuja tpa foi feita ontem.. mesmo assim optei por tirar a bomba de ar e meter um filtro de esponja, o mais fraquinho que tinha ca em casa, era de um aqua de 15lts. Enrrolei o dito em meia de licra e pimba.. agua com ele.. sai por volta das 4h e quando voltei as 8h ainda tinha mais baixas..

Optei por tirar os que restavam ainda vivos para a tal tupperwar boia e pus no aqua comunitario e fazer como fiz da 1a vez quw me estava a safar bem. Vou manter ali os que safei ate ver... se se safarem, ate terem um pouco mais tamanho para se safarem no aqua maior com o filtro.. :(

So consegui manter cerca de 10 alevins... enfim.

Conselhos malta... aqui a "je" aceita conselhos se virem que estou a fazer algo mal.

So optei por mete-los novamente na quarentena porque ali controlo melhor as condicoes da agua dado nao poder ainda te-los num aqua com filtro.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas coisas são mesmo assim, por vezes tentamos fazer tudo bem, mas há algumas coisa que não corre bem. Na minha opinião acho que houve demasiadas trocas e consequente alteração dos parâmetros da água o que pode ter influenciado a morte de algumas crias. Talvez o tipo de alimentação também não tenha ajudado eles preferem artémia recém eclodida, Mas se os pais estão bem em breve terás nova ninhada e aí podes tentar corrigir algumas coisas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus estão num aquário de cerca de 20L e com filtro e iluminação na tampa.

Também tive 4 ou 5 baixas quando o filtro e o aquário começaram a nitritos e nitratos em demasia. Usei a água do comunitário e algumas médias, mas não deve ter sido sufuciente e teve de ciclar algo primeiro.

Foi controlado com TPA diária (que ainda hoje faço) de cerca de 50% de água repousada (ligo a água quente e repousa até ao dia seguinte).

A comida é mesmo uma mistura de flocos bem desfeitos,spirulina, artémia seca e pouco mais. Desde o 1º dia que comem disto e sempre se deram bem.

Tenho 2 posturas no aquário, uma primeira e já maior e uma outra com cerca de 15 dias. Foi a primeira vez que retirei do aquário. Tenho sempre tentado apanhar alguns do comunitário e os restantes,deixo seguir o ciclo da vida.

Nao uso quimicos na maternidade.

Se tiver sido como me aconteceu a mim, deves ter tido um pico de nitritos e/ou amónia. Testa a ver.

 

PS- Não tenho bomba de ár. A água CAI da tampa.

Editado por Filipe1973
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOas.. pico de amonia duvido que tenha sido.. com duas tpas diarias acho que nao dava para criar niveis toxicos.. eram so cerca de 30 alevins no maximo.

Tambem estava a usar agua repousada nas tpa's mas como vi que nap estava a correr muito bem e tinha acabado de fazer a tpa ao comunitario passei a usar de la nas tpa's.. tamben ja larguei a treta da artemia liquida. Sujava imenso a agua, dai fazer duas tpa's por dia e mesmo assim nunca estava limpa o suficiente. Ainda aspirava o fundo todo com uma seringa (ho santa paciencia).

 

Enfim. Agora tenho ali 10 desgraçados que se safaram e ate agora estao todos bastante activos. Raçao: flocos extra-triturados quase em po. Safam-se melhor do que com a artemia liquida aparentemente.

 

A ver vamos como corre de agora em diante.. ta complicado.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Nunca tive sucesso que essa artémia liquida...! Penso mesmo que terá sido essa a razão das mortes no teu aquário. Em tão pouca água a artémia liquida provoca o degradar da agua muito rapidamente.

 

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Embora nunca tenha tirado escalares bebés vou dar umas dicas. Resultou com os bettas.

Artemia líquida nos primeiros 3 dias e depois dei-lhes First Bites ( Hikari) até comecarem a comer flocos normais. O ideal era a alimentação ser feita com artemia recem eclodida mas eu nunca tive paciência para fazer.

TPA diarias de 50% com água do comunitario e 1 ou 2 ampularias para comerem todas as sobras de comida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Os "miudos" estao bem, activos e a comer bem o pozito da racao.

Hoje de manha fui la aspirar os restos de ontem e mudar a agua da quarentena.

Definitivamentea vou passar a mante-los assim as primeiras semanas ate terem tamanho que se preze para irem para um aqua com filtro. Ate a manutencao e aspiracao do fundo é mais facil p mim e tudo.

 

Parece que agora a coisa vai....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.. Finalmente descobri onde é que a minha filha tinha enfiado a maquina fotografica.. enfim

Fotos da minha miudagem cá de casa

 

20140128_190423.jpg

 

A postura.. Desta vez não foi muito grande e ainda se perderam muito quando os mudaram da parede do filtro para o telhado do "castelo".

 

20140220_003008.jpg

 

Os poucos que sobraram desta calamidade toda que tenho partilhado convosco.

Parece que a malta gosta mesmo é do tupperware.. estão ali que nem ginjas.. vá-se la entendes estes peixes de hoje em dia.. :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas..

é so para vos dizer que os meus putos foram-se :sad2:

Nao consegui que se salvasse nem um pa... fogo..

 

Agora a questao..

Uma vez que o filtro, embora com a corrente no minimo possivel e todo enrrolado em meia de senhora, nao resultou por me ter prendido montes de alevins nessa mesma rede e por isso acabaram por morrer..

Entao e se eu fizesse um filtro DIY, daqueles feitos com uma garrafita de plastico e com a bomba de ar..

Acham que resultaria nesses casos.. ou com este tipo de alevis tao sensiveis?

 

É que manter o aqua sem filtro mesmo com tpa´s feitas com bastante regularidade nao funcionou.. pelo contrario.. ate parece que prejudicou :sad2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

silvia,

 

Como te disse no outro dia , a unica hipotese é filtro de esponja.

funciona muito bem.

 

vê aqui um exemplo meu com discus:

http://www.youtube.com/watch?v=H_u5ChTPE2A

Editado por Rui Cardoso

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola rui C.

Olha que giro.. nao imaginava que os alevins andassem a boleia nos pais :)

Bastante interessante... agora ate fiquei com vontade de ter uns discos hahahaha. Talves um dia. :)

 

Bem. Vou arranjar um aqua maiorzito para os alevins pelo menos, o melhor seria que desse para o casal de escalares mesmo, e sendo assim vou tentar "amanhar" uma armaçao á volta do filtro, envolta em meia, de forma a que nao possa sugar os alevins.

Pode ser que assim consiga.

 

A ver vamos como me saio da proxima.

Em breve noticias fresquinhas do aqua novo... ta quase ;)

 

Obrigada rui, uma vez mais, pela ajuda.

Editado por silvia_paixao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais